Carro mais barato do mundo pode chegar à América Latina em breve
do AutoCosmos/México
Sem dúvidas um dos carros que criou mais expectativas a nível mundial nos últimos anos, o Tata Nano, modelo projetado para custar inicialmente apenas 2.500 dólares - cerca de R$ 4.800 -, foi flagrado rodando nas ruas da Cidade do México por uma leitora do portal mexicano AutoCosmos.
O carrinho foi mostrado pela primeira vez no Salão de Nova Délhi em 2008 com a proposta de reviver o conceito de carro do povo. A intenção era tentar promover a troca de muitas motocicletas e scooters, muito comuns na Índia, pelo Nano, que ofereceria mais segurança aos ocupantes, ainda que não tenha de série airbags ou freios ABS. No país asiático, é fácil ver nas ruas pequenas motos carregando até quatro pessoas de uma vez.
O motor da primeira versão era um dois cilindros de 624cm³ e 30 cv montado sobre o eixo traseiro, como no Fusca e no Fiat 500 original.
Em 2009 foi apresentada a versão europeia do Nano, que já atendia às normas antipoluição Euro 5, e incorporava itens de segurança obrigatórios para a Europa. Até mesmo um controle de estabilidade foi desenvolvido para o Nano. O preço entretanto quase dobrou, para o patamar dos 5 mil dólares - ainda menos de R$ 10 mil.
A produção começou na Índia em 2009, com mais de 51 mil pedidos logo nos primeiros cinco dias de pré-venda. Ao fim desse período, 85% dos pedidos eram da própria Índia.
Em 2010, iniciaram-se as primeiras negociações para trazer o Nano para a América Latina através de uma colaboração entre a Tata Motors e a Fiat. Ainda não se sabe quando o carrinho pode desembarcar por aqui, mas isso pode ocorrer num futuro próximo.
Entretanto, o Nano tem enfrentado alguns problemas. Uma série de incêndios em algumas unidades e a incapacidade da fábrica da Tata em atender à demanda pelo modelo fizeram as vendas caírem e abalou a popularidade do carro. E a versão europeia ainda não foi oficialmente lançada no velho continente, o que deixa dúvidas sobre a expansão e abertura dos mercados para o Nano.
O carrinho foi mostrado pela primeira vez no Salão de Nova Délhi em 2008 com a proposta de reviver o conceito de carro do povo. A intenção era tentar promover a troca de muitas motocicletas e scooters, muito comuns na Índia, pelo Nano, que ofereceria mais segurança aos ocupantes, ainda que não tenha de série airbags ou freios ABS. No país asiático, é fácil ver nas ruas pequenas motos carregando até quatro pessoas de uma vez.
O motor da primeira versão era um dois cilindros de 624cm³ e 30 cv montado sobre o eixo traseiro, como no Fusca e no Fiat 500 original.
Em 2009 foi apresentada a versão europeia do Nano, que já atendia às normas antipoluição Euro 5, e incorporava itens de segurança obrigatórios para a Europa. Até mesmo um controle de estabilidade foi desenvolvido para o Nano. O preço entretanto quase dobrou, para o patamar dos 5 mil dólares - ainda menos de R$ 10 mil.
A produção começou na Índia em 2009, com mais de 51 mil pedidos logo nos primeiros cinco dias de pré-venda. Ao fim desse período, 85% dos pedidos eram da própria Índia.
Em 2010, iniciaram-se as primeiras negociações para trazer o Nano para a América Latina através de uma colaboração entre a Tata Motors e a Fiat. Ainda não se sabe quando o carrinho pode desembarcar por aqui, mas isso pode ocorrer num futuro próximo.
Entretanto, o Nano tem enfrentado alguns problemas. Uma série de incêndios em algumas unidades e a incapacidade da fábrica da Tata em atender à demanda pelo modelo fizeram as vendas caírem e abalou a popularidade do carro. E a versão europeia ainda não foi oficialmente lançada no velho continente, o que deixa dúvidas sobre a expansão e abertura dos mercados para o Nano.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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