Entenda melhor o que faz as rodas do carro virarem mais facilmente
por Igor Macário
com AutoCosmos/México
com AutoCosmos/México
É muito comum ao andar pela primeira vez num veículo desconhecido levar um pequeno susto ao girar o volante para as primeiras manobras. Ou é muito leve, ou muito mais pesado do que o esperado. O que faz a direção ser mais leve é a presença de alguma assistência ao esterçamento do volante.
Salvo algumas excessões, a grande maioria dos carros em produção utiliza o sistema de direção por pinhão e cremalheira, que move as rodas de acordo com o movimento do volante. Só que, dependendo dos pneus utilizados - largura e tamanho do aro - e do peso do carro, a força necessária para o motorista esterçar o jogo pode ser muito grande, e para tornar a vida do motorista mais agradável, as fabricantes empregam sistemas de assistência a esse movimento.Na assistência hidráulica, uma bomba a óleo movida pelo motor do carr é acoplada à caixa de direção para auxiliar o motorista a girar o volante em manobras, e reduz consideravelmente o esforço necessário. O sistema bobeia o óleo através de dutos ligados a êmbolos dentro da caixa de direção que empurram a cremalheira para o lado solicitado pelo motorista ao girar o volante.
Os primeiros carros equipados com o sistema eram vistos como perigosos em velocidades mais altas pela direção ficar leve demais e dificultar o controle do carro. Conforme a evolução do sistema, a bomba reduz a sua atividade conforme o aumento da velocidade, e endurece a direção para melhor controle direcional.
Os sistemas eletro-hidráulicos funcionam da mesma maneira, mas a bomba é acionada por um motor elétrico, livrando o motor do carro do esforço para funcionar o sistema e reduzindo o consumo de combustível.
Já nos sistemas totalmente elétricos, um motor elétrico é conectado diretamente à caixa de direção, eliminando a necessidade do reservatório do fluido - altamente inflamável - e de diversas conexões propensas a vazamentos e que demandam manutenção periódica. O sistema também é mais compacto e mais leve. A direção elétrica também pode ser controlada pela central eletrônica do carro, oferecendo diversos níveis de assistência de acordo com a seleção do condutor.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário