26 de jul. de 2011

Como é a garagem da Ferrari para os super ricos



Talvez você não saiba que a Ferrari oferece aos seus clientes podres de ricos várias maneiras de trocar riquezas pelo privilégio de rodar com Ferraris de corrida nas pistas de todo o mundo. Dê só uma olhada na Reparto Corse Clienti, onde os carros particulares de seus clientes recebem o tratamento do cavalinho rampante.


Entre os programas não-competitivos para proprietários de Ferrari, o F1 Clienti  é como um clube super-ultra-exclusivo. Manda-chuvas como Benjamin de Rothschild podem comprar um carro  de F1 de qualquer época desde a década de 70 (os carros novos vão à venda dois anos depois de sua temporada ativa), depois pagam à Ferrari por uma equipe de apoio completa e transporte para oito eventos ao longo do ano, realizados mundo afora em pistas como Nürburgring, Fuji, Paul Ricard e Mugello.
Os preços começam na casa dos milhões e o custo de manutenção é astronômico para os padrões do zé-povão. Em troca, os pilotos/proprietários recebem tratamento VIP de mecânicos e funcionários, tal como um piloto profissional receberia.

O Reparto Corse Clienti não é somente uma garagem para os carros de F1 dos clientes, mas também o sistema nervoso central que controla tudo o que os mantém em dia, desde inúmeras versões de softwares descontinuados a especificações para reconstruir qualquer parte de qualquer carro de F1 usado desde o retorno de Jacky Ickx à equipe em 1970.
O banqueiro Rothchild, por exemplo, mantém dois carros. Um dos 248 usados por Felipe Massa em 2006 e um dos F2003-GA de Rubens Barrichello. O californiano Tony Nobles – um dos primeiros clientes do programa – pilota um F2001 usado por Michael Schumacher em 2002, enquanto o magnata dos parques de diversões Giancarlo Casoli tem um dos 312T usados por Niki Lauda na década de 70.
Nem todos os clientes da F1 Corse Clienti guardam seus carros em Maranello. Conforme ressalta o site Autoblog.it, o carro mais antigo destas fotos é um F310 de 1996 e o mais recente um F2008 de Kimi Raikkonen.
Pouco abaixo há os programas FXX e 599FXX. Sabe-se que os proprietários da FXX pagam cerca de dois milhões de dólares pelo carro, cuja manutenção e serviços relacionados são feitos na Reparo Corse Clienti. Os proprietários também concordam em participar do programa R&D, onde atuam, basicamente, como pilotos de testes, repassando todo o feedback aos engenheiros da Ferrari.
Em 2010 a Ferrari incluiu um grã-turismo em seu programa exclusivo para clientes: a 599FXX. O programa restrito a convidados teria custado algo em torno dos dois milhões de dólares, mas os valores exatos são guardados como segredos de estado.
Com a Ferrari abrindo as portas de sua oficina aos jornalistas, podemos imaginar que a empresa está preparando sua nova fase de programas Corse Clienti – ou seja, o substituto da FXX.
Para ter uma ideia do que a Ferrari está preparando para seus clientes abastados, teremos que esperar o próximo hipercarro da marca, que deve levar ao menos um ano para aparecer.
(Nosso agracedimento ao Autoblog.it pela autorização para republicar as fotos. Clique aqui para ver mais.)
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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