18 de jul. de 2011

Caminhão Volvo roda com gás e diesel

Fotos: Divulgação
Caminhão Volvo roda com gás e diesel

Veículo será fabricado inicialmente em apenas três países europeus, mas ideia da marca é expandir a produção


A Volvo Truck está cada vez mais atenta aos combustíveis alternativos e mostrou isso com o lançamento do novo Volvo FM Metano-Diesel. O novo caminhão é movido por uma mistura de combustíveis com até 75% de bio-gás. O veículo, em princípio, será comercializado somente na Europa.
Se comparada com motores convencionais a gás, a tecnologia da Volvo oferece de 30 a 40% mais eficiência e uma redução no consumo de diesel de até 25%. Isso significa dizer que o caminhão movido a bio-gás da Volvo reduz a emissão de CO2 em 70%, se comparado com o motor a diesel tradicional. "Estamos convencidos que o gás liquefeito é uma das alternativas de combustíveis mais importantes usadas em veículos atuais", afirmou o diretor de Assuntos Ambientais da Volvo Trucks, Lars Martensson.

As primeiras unidades do FM Metano-Diesel serão produzidas na Holanda, Reino Unido e Suécia, países onde existe uma melhor infraestrutura para o fornecimento de gás. A ideia é fabricar 100 caminhões até o final do ano. A produção em série será iniciada em agosto. Se tudo correr como planejado, a Volvo espera que, dentro de dois anos, mais de 400 unidades do veículo já tenham sido vendidas em mais de oito países europeus.

O FM Metano-Diesel será equipado com motor de 13 litros, com 460 cv e 234,5 kgfm de torque. O combustível terá até 75% de gás liquefeito - sendo o restante de diesel -, mas as proporções podem variar dependendo da forma de utilização do caminhão.

Os testes em campo realizados pela Volvo mostraram que a tecnologia metano-diesel oferece a mesma confiabilidade operacional e condições de dirigibilidade similar a uma caminhão convencional, movido a diesel. Quando o tanque de gás ficar vazio, o motorista será avisado através de um alerta luminoso no painel.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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