"Clonado" do Journey, Freemont é a primeira cria da anexação da Chrysler pela Fiat e já roda na Europa
por Carlo Valenti
do Infomotori/Itália
do Infomotori/Itália
Vicenza/Itália - Um dos primeiros frutos do casamento entre a Chrysler e o Grupo Fiat, o Freemont começa a chegar às concessionárias europeias ainda esse mês. O modelo é basicamente um Dodge Journey com algumas modificações para deixá-lo ao gosto europeu, como motores mais eficientes e acabamento melhorado. O carro é produzido na fábrica da Chrysler em Toluca, no México.
O familiar ganhou o motor 2.0 litros MultiJet da Fiat em versões de 140 cv e 170 cv exclusivo para o velho continente. O Freemont com o 3.6 Pentastar americano chega mais tarde. Até agora, o modelo tem obtido sucesso na Itália, país sede da Fiat. Mais de 3 mil pedidos foram contabilizados antes mesmo do lançamento oficial.
A Fiat aproveitou o grandalhão da Dodge para ter na Europa uma opção familiar para sete lugares. A marca não tinha representantes nesse segmento desde que o Croma station e a minivan Multipla saíram do mercado. A união entre os motores MultiJet e os modelos americanos parece suficientemente forte para salvar a Chrysler da falência mesmo nos EUA.
Por dentro
O Freemont está disponível em versões com cinco ou sete lugares. O excelente espaço interno permite diversos arranjos com os assentos, inclusive rebater todos para um enorme vão de carga. Com todos os assentos no lugar o porta-malas reduz bastante, mas com a última fileira rebatida, o espaço já é bem generoso como nenhum Fiat até agora.
Ao Volante
É sem dúvidas um carro grande. Com 4,89 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,72 m de altura, sem falar nos 1.874 kg, o Freemont se impõe no trânsito. Entretanto, no test-drive realizado entre cidade e estrada, o 2.0 Multijet de 170 cv se mostrou bem suficiente para empurrar o carro. O modelo trata bem os ocupantes, e as viagens não são cansativas.
Apesar dos engates do câmbio serem um pouco duros, ao menos o propulsor pede poucas trocas de marcha, graças ao bom torque de 35,6 kgfm disponível entre 1.750 rpm e 2.500 rpm.
Em velocidade de cruzeiro, o nível de ruído é baixo e permite conversas a bordo sem elevar o tom de voz. O painel é simples, com comandos bem localizados e de fácil utilização. Os bancos traseiros trazem assentos infantis integrados e o teto solar ajuda a iluminar o ambiente.
Apesar das dimensões avantajadas, o Freemont surpreende pelo bom acerto dinâmico, que mantém o carro na mão do motorista. O motor também entrega boas respostas aos chamados do acelerador, além de ser contido na hora de abastecer. A Fiat divulga consumo médio de 15,6 km/l de diesel para o modelo com 170 cv. Entretanto, mesmo com boa construção, a qualidade dos materiais do painel ainda deixa um pouco a desejar, com aspecto simples demais para o porte do carro.
O Freemont 2.0 Multijet mais simples vendido na Itália começa nos 24.900 euros - R$ 57 mil -, equipado com tração dianteira, câmbio manual de seis marchas e 140 cv. O nível de acabamento Urban eleva o preço em R$ 4.500. O mesmo 2.0 na versão de 170 cv tem preço inicial equivalente a R$ 62.500. O Freemont com o 3.6 V6 Pentastar de 272 cv também estará disponível na Europa, mas a Fiat ainda não divulgou datas sobre a versão mais cara.
O carro deve chegar ao Brasil no segundo semestre com um 2.4 a gasolina de 170 cv para ocupar o espaço do atual Journey - entre R$ 80 mil e R$ 100 mil. Enquanto isso, a Dodge continuará trazendo o crossover - já renovado nos EUA - ao país, mas o carro será reposicionado para uma faixa superior de preço. O Dodge passará a vir apenas com o seis cilindros e mais luxo, enquanto as versões mais baratas serão do Fiat.
O Freemont 2.0 Multijet mais simples vendido na Itália começa nos 24.900 euros - R$ 57 mil -, equipado com tração dianteira, câmbio manual de seis marchas e 140 cv. O nível de acabamento Urban eleva o preço em R$ 4.500. O mesmo 2.0 na versão de 170 cv tem preço inicial equivalente a R$ 62.500. O Freemont com o 3.6 V6 Pentastar de 272 cv também estará disponível na Europa, mas a Fiat ainda não divulgou datas sobre a versão mais cara.
O carro deve chegar ao Brasil no segundo semestre com um 2.4 a gasolina de 170 cv para ocupar o espaço do atual Journey - entre R$ 80 mil e R$ 100 mil. Enquanto isso, a Dodge continuará trazendo o crossover - já renovado nos EUA - ao país, mas o carro será reposicionado para uma faixa superior de preço. O Dodge passará a vir apenas com o seis cilindros e mais luxo, enquanto as versões mais baratas serão do Fiat.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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