7 de jun. de 2011

Quer conhecer os detalhes do novo GT-R RC?



A nova versão do Godzilla apresentada no Tokyo Auto Saloon é uma exibição quase obcena de especificações técnicas, peças superdimensionadas e preparo para as pistas. Só não ouse confundi-lo com um carrinho de controle remoto!


O novo GT-R de corrida é bem diferente dos carros que disputam o FIA GT1 e o SuperGT no Japão. Nesses campeonatos, regulamentos bastante específicos demandam motores V8 com aspiração natural e tração traseira, características que fogem do conceito original do GT-R (e que, no caso do FIA GT1, podem ser responsáveis pela frustrante falta de destaque do Godzilla diante da concorrência).

O GT-R RC aparentemente foi feito para homologação no Grupo N da FIA, uma classificação para categorias que procuram preservar as características originais dos carros de produção. Por causa disso, ele conserva o V6 biturbo e a tração integral ATTESA-ETS Pro, seu grande diferencial na hora de fazer frente ao Porsche 911 Turbo mesmo tendo uma relação peso-potência desfavorável.

Curiosamente, as especificações do motor VR38DETT divulgadas são as mesmas do GT-R até 2010: 485 cavalos a 6.400 rpm e 60 kgfm a 5.200 rpm. Dizemos “curiosamente” porque a Nissan já publicou números superiores para o GT-R atualizado com o recente facelift. A nova série terá 537 cavalos e 62 kgfm de torque.

Se não traz melhorias no motor, o GT-R RC (de Racing Competition) investe bastante na estrutura, e minimiza o que muitos consideram o único ponto discutível do Godzilla: seu peso. Capô, teto, tampa do porta-malas, aerofólio e spoilers foram trocados por peças de fibra de carbono, enquanto o vidro traseiro passa a ser de acrílico. O interior perdeu todos os supérfulos, mas ganhou reforços de proteção. No final das contas, os 1.740 kg originais foram para 1.520 kg, um impressionante regime de quase 200 kg – só para comparar, a versão limitada GT-R Spec V traz como grande diferencial uma redução de apenas 60 kg, e custa quase o dobro do GT-R normal.

Todo o projeto é encabeçado pela NISMO, a divisão de competição da Nissan. Seu trabalho aqui, além do alívio de peso, foi aumentar ainda mais a rigidez do chassi e ajustá-lo para render o máximo com pneus slick. A nova suspensão NISMO possibilita ajustes rápidos, e os freios Brembo ganham discos maiores na dianteira (de 380 para 410 mm de diâmetro).

Uma das categorias que o RC deve disputar é o Super Taykiu, campeonato de endurance um nível abaixo da popularidade do SuperGT, mas nada impede que ele desembarque em outras temporadas na Europa e nos Estados Unidos. Preço para quem quiser levar esse monstro para casa: 20.790.000 ienes, o equivalente a 420 mil reais.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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