Japonesa segue desenvolvimento de singular propulsor para nova geração de clássico esportivo
A próxima geração dos motores rotativos da Mazda podem vir com um inovador sistema de ignição a laser. Segundo informações da revista inglesa Autocar, a marca japonesa vem desenvolvendo o novo propulsor desde 2007 com foco em reduzir o consumo de combustível e melhorar a entrega de torque em baixas rotações, principais problemas dos motores de ciclo Wankel.
Chamado de 16X Renesis, o propulsor deve chegar a 1.6 litro, em vez do 1.3 do antigo RX-8. Segundo fontes ligadas à marca, para conseguirem as melhorias necessárias para o motor, a câmara de combustão foi drasticamente reduzida - aumentando a taxa de compressão -, o que tornou inviável o uso de velas comuns para ignição da mistura ar/combustível. Por isso, o sistema a laser é o mais indicado. A Mazda vem trabalhando em conjunto com fornecedores japoneses no desenvolvimento de lasers potentes e compactos capazes de gerar o calor equivalente ao de uma vela de ignição em um conjunto mais compacto que caiba no motor de um carro.
A ignição por laser também é mais contolada e mais linear que a por centelha tradicional, o que certamente irá influir no consumo e emissões de poluentes do novo motor rotativo. O problema das emissões do RX-8 chegou a tal ponto que o carro deixou de ser vendido na Europa por não se adequar às normas Euro 6 que entrarão em vigor nos próximos anos.
Chamado de 16X Renesis, o propulsor deve chegar a 1.6 litro, em vez do 1.3 do antigo RX-8. Segundo fontes ligadas à marca, para conseguirem as melhorias necessárias para o motor, a câmara de combustão foi drasticamente reduzida - aumentando a taxa de compressão -, o que tornou inviável o uso de velas comuns para ignição da mistura ar/combustível. Por isso, o sistema a laser é o mais indicado. A Mazda vem trabalhando em conjunto com fornecedores japoneses no desenvolvimento de lasers potentes e compactos capazes de gerar o calor equivalente ao de uma vela de ignição em um conjunto mais compacto que caiba no motor de um carro.
A ignição por laser também é mais contolada e mais linear que a por centelha tradicional, o que certamente irá influir no consumo e emissões de poluentes do novo motor rotativo. O problema das emissões do RX-8 chegou a tal ponto que o carro deixou de ser vendido na Europa por não se adequar às normas Euro 6 que entrarão em vigor nos próximos anos.
Fonte:motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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