Motor 2.2 16V de quatro cilindros entrega 190 cv e 42,6 mkgf de torque. Utilitário esportivo parte de R$ 129,9 mil.
Land Rover Freelander 2 Diesel SD4 (Foto: Marcos Camargo / Divulgação) |
O G1 avaliou o novo ‘coração’ do Freelander 2 por cerca de 350 km de trilhas de terra castigadas pelas chuvas, dunas, estradas com asfalto mal conservado e até pequenos lagos entre as cidades de Natal e São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. Boa oportunidade para avaliar as funções do sistema Terrain Response, que adapta o veículo – tração, motor e câmbio – para diversos tipos de piso (grama, areia, lama, asfalto, cascalho).
O primeiro contato com o ‘britânico’ é positivo. Ao pressionar o botão de ignição, o nível de ruído na cabine é mínimo. O bom trabalho de vedação acústica faz com que aquele barulho característico dos motores a diesel (igual ao dos caminhões) não seja sentido pelos ocupantes.
Com 4,5 m de comprimento (2,66 m de distância entre os eixos), 1,74 m de altura e 2,19 m de largura, cinco pessoas viajam confortavelmente. O porta-malas tem capacidade 755 litros – número satisfatório, quando comparado com a concorrência. Para melhorar o requinte, a lista de equipamentos de série é generosa, especialmente nos itens de segurança. São nove airbags (inclusive de joelhos para o motorista) e freios com ABS (antitravamento), além dos controles de estabilidade, tração, controle de descida e estabilidade de rolagem de carroceria.
Estrada
Rumo ao interior do estado, o Freelander 2 diesel volta a causar boa impressão. Trafegando a 120 km/h em 6ª marcha, o ponteiro do conta-giros marca apenas 1.600 rpm. E quando o acelerador é solicitado para uma ultrapassagem, a transmissão rapidamente faz a redução de uma marcha, o turbo entra em ação e o grandalhão de 1.805 kg ganha velocidade.
Land Rover Freelander 2 Diesel SD4 (Foto: Marcos Camargo / Divulgação) |
Lama, areia e água
Na estrada de terra com muita lama em virtude das chuvas, o espírito off-road do Freelander 2 começou a ser testado. Mas apesar dos obstáculos, o modelo passou sem dificuldade pelo primeiro teste graças à tração integral. Ao atravessar uma lagoa, o utilitário esportivo novamente mostrou desenvoltura, mesmo com a água quase cobrindo o capô. Nenhum dos 16 veículos que participavam da expedição – com exceção dos dois Defender e do Discovery 4 utilizados para o apoio – parou no meio da água.
Land Rover Freelander 2 Diesel SD4 (Foto: Marcos Camargo / Divulgação) |
Land Rover Freelander 2 Diesel SD4 (Foto: Marcos Camargo / Divulgação) |
Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros
Nenhum comentário:
Postar um comentário