25 de jun. de 2011

Juan Manuel Fangio: o centenário de uma lenda

 Foto: AutoCosmos/México
Juan Manuel Fangio: o centenário de uma lenda

O piloto argentino que foi cinco vezes campeão mundial de F1 nasceu em 24 de junho de 1911
por Hernando Calaza, do AutoCosmos/Argentina


No final da temporada de 2002 da F1, Michael Schumacher conseguiu o que para muitos parecia impossível: igualou o recorde de cinco títulos mundiais de Juan Manuel Fangio. O alemão ainda viria a ganhar mais dois títulos e quebrar diversos recordes, mas jamais conseguiu ultrapassar a marca de maior média de GPs vencidos em uma temporada. Essa marca pertence a Fangio, que, na temporada de 1959, venceu 40,68% das corridas disputadas.


Fangio nasceu em 24 de junho de 1911 e começou a trabalhar aos nove anos de idade em uma oficina de ferreiro. No ano seguinte trocou a oficina por uma garagem, local aonde teria o seu primeiro contato com um automóvel, um Panhard, que mudou diversas vezes de lugar com a desculpa de limpar o chão. Em 1927 comprou seu primeiro carro, um Overland de quatro cilindros. Não era propriamente um carro de corridas, mas Fangio já corria com ele.

Nos anos seguintes dedicou-se ao trabalho e ao futebol, até que em 1936 produziu seu carro de estreia em uma corrida oficial. Estreou no circuito de Benito Juarez. No ano seguinte, repetiu a dose com um Buick oito cilindros e ficou em terceiro lugar.

Em 27 de março de 1938 estreou oficialmente como piloto em Nocheba, a bordo de um Ford V8 e terminou em terceiro lugar na segunda série. Em 1939, em sua primeira prova em Balcarce, guiando um Cupê Chevrolet, venceu a corrida. No ano seguinte ganhou o Grande Prêmio Internacional do Norte, conhecido como Buenos Aires - Lima - Buenos Aires, após 9.500 km de concorrência. No mesmo ano foi campeão argentino e criou duas rivalidades históricas: Fangio-Galvez e Ford-Chevrolet.

Em 1950 Fangio debutou no primeiro campeonato de F1 pela equipe Alfa Romeo e lá permaneceu até 1953. Um ano mais tarde começou um relacionamento que entrou para a história do automobilismo: assinou contrato com a Mercedes Benz e a bordo de sua lendária "flecha de prata" venceu dois campeonatos de forma consecutiva. Mas Fangio ainda tinha um sonho a realizar: correr pela lendária Ferrari. E foi a bordo de sua Lancia-Ferrari D50 que ele conquistou inúmeras vitórias e títulos.

Foi guiando uma Maserati 250F que Fangio chegou, em 1957, ao seu quinto título mundial. Sua vitória em Nurburgring, naquele ano, até hoje é considerada uma das mais bonitas da história da F1. No final da temporada de 1958 se aposentou definitivamente e a Mercedes-Benz lhe deu de presente um SL300 roadster azul, que atualmente pode ser visto no Salão de Buenos Aires.

Mais tarde vieram diversas e merecidas homenagens: em 1972, em Balcarce é inaugurado o autódromo Juan Manuel Fangio, em 1973 Fangio é declarado cidadão ilustre de Buenos Aires, em 1980 é eleito o melhor motorista de todos os tempos pela Imprensa Racing International Association (IRPA), em 1986 é criado o Fangio Museum e no ano seguinte é nomeado "Presidente Honorário Vitalício da Mercedes Benz Argentina."

Fangio morreu na manhã de 17 de julho de 1995. Seus restos mortais foram recolhidos por uma guarda de honra após ser velado no Salão Branco da Casa do Governo, no Automóvel Clube Argentino e no Museu de Balcare.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: