26 de jun. de 2011

Etapa de Poços de Caldas esquenta a briga pelos títulos da temporada da Mitsubishi Cup



Quarta etapa agrada os competidores pelo alto nível técnico e mostra que competitividade do campeonato aumenta a cada prova

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

Sol, tempo seco e muita poeira marcaram o primeiro sábado de inverno do ano durante a quarta etapa da Mitsubishi Cup (rali de velocidade cross country), disputada em Poços de Caldas. Prova travada e técnica, com piso duro e liso, pista estreita, muitas sequências de curvas e trechos sinuosos fizeram a festa dos apaixonados por velocidade e pelos autênticos 4x4 da marca.

O traçado da prova possibilitou diferentes tipos de pilotagem e ressaltou a habilidade dos pilotos. "Tecnicamente, esta etapa foi a mais difícil das quatro e deu bastante trabalho para pilotos e navegadores, mas conseguimos agradar, porque elogiaram bastante", ressaltou diretor técnico dos ralis da Mitsubishi, Detlef Altwig.

Com quatro das sete etapas concluídas, a briga pelos títulos da temporada foi um show à parte, nas categorias Pajero TR4R Light, Pajero TR4ER Light, PajeroTR4 ER, L200 RS, L200 Triton RS e L200 Triton RS Handcap. Décimos de segundos foram disputados do início ao fim pelas duplas nas três provas, de cerca de 30 quilômetros, e contagiou o público presente no circuito.

L200 Triton RS


Reinaldo Varella e Edu Bampi repetiram o resultado da etapa anterior e venceram novamente. Agora são três vitórias do veterano piloto. "O trabalho está dando certo. Não podemos perder o foco, queremos chegar na final e levar o título. A prova foi muito diferente, é como se estivéssemos em Mônaco: muita curva, bem travada e foi ótima". "A gente entrou neste ano muito determinado e com mais dedicação, por isso o resultado está vindo na pista, tanto que o Varela fez uma pilotagem espetacular", elogiou Bampi.

Os paulistas Marcos Baumgart e Kleber Cincea ficaram em segundo na categoria. "Fizemos o dever de casa bem feito e faltou um pouquinho, mas sabemos que a vitória está chegando; o objetivo é crescer cada vez mais", afirmou Baumgart. "A nossa evolução está muito boa e a gente vem diminuindo a distância para o primeiro lugar. Batemos na trave de novo", disse o navegador.

Na categoria Triton RS Handcap quem levou a melhor foi a dupla Michel Terpins/Sven Borries. Em segundo lugar, Juliano Diener e Vitor Muench.

L200 RS


O piloto português João Carlos Narciso da Silva Cardoso venceu a etapa na categoria. "Todos querem ganhar e nós também viemos com este espírito e deu certo, foi bom vencer pela segunda vez na temporada". O navegador aprovou o circuito. "A prova teve bastante navegação, do jeito que eu como gosto, e fez a diferença para os primeiros colocados".

Líderes da categoria, o catarinense Peterson Silva de Oliveira e o paranaense Gilson Rocha terminaram em segundo. "Acreditamos no nosso potencial e conseguimos manter a liderança, mas o campeonato está pau a pau", avisou o piloto. "O desempenho foi relativamente bom, tentamos ser constantes e cometer poucos erros porque essa pista exigiu muito", comentou Rocha.


PajeroTR4 ER


Quatro vitórias em quarto etapas foi o saldo positivo comemorado por Carlos Henrique Scheffer Jr e Rafael Malucelli, de Curitiba, na nova categoria movida a etanol. O piloto afirmou que o conjunto piloto/ navegador/ equipamento vem funcionando perfeitamente. "Vencer já é bom, mas numa categoria nova ganhar 11 das 12 provas é excelente, porque nossa dedicação ao rali é total. E o carro me surpreende a cada prova". "Continuamos com o pé no chão. Estamos cada vez mais próximos, mas tem muita coisa para rolar e temos de continuar neste ritmo e nos dedicar aos treinos", ressaltou Malucelli, que está há seis anos na Mitsubishi Cup. Logo atrás, com 6 segundos de diferença, veio a dupla Rodrigo Menberg/João Carlos Kazuo Fugimoto, de São Paulo.

Pajero TR4 ER Light


Apenas 4 décimos de segundos garantiram a primeira vitória da dupla Gláucio Vanderlinde/Idali Bosse, de Santa Catarina. "A prova deu bastante trabalho, fomos constantes e vencemos duas das três voltas", disse o piloto, que começou no ano passado no campeonato. "Tínhamos de chegar na frente e conseguimos ganhar por 4 décimos, que é um piscar de olhos", contou Bosse. Após a disputa acirrada, Alessandro César Tozoni e João Gilberto Ferreira Joca, de Jundiaí, ficaram em segundo. "No meio da segunda prova, já faltava fôlego, pois as referências eram muito próximas. Puxava ar e vinha poeira, mas adorei pilotar aqui", brincou Tozoni. "Só porque fui dar uma olhada na quilometragem, perdi três referências, a prova estava muito rápida mesmo", destacou o navegador.


Pajero TR4 R Light


Os catarinenses Gustavo Souza Gugelmin e Marcos Maia Panstein foram os mais rápidos nas três provas e venceram na categoria. "Hoje foi espetacular, a pista parecia um tobogã com subidas e descidas e, como era bem fechada, não permitiu erros. Vencer foi importante porque estamos em segundo no campeonato e não podemos vacilar", disse o piloto Gugelmin. "Há duas etapas estamos com 100% de aproveitamento e o nosso objetivo é manter sempre as primeiras colocações, por isto estamos treinando", completou o navegador.

Também catarinenses, mas de Blumenau, Carlos Roberto Girolla e Gilberto Cecílio Júnior ficaram em segundo e são os líderes da categoria com 14 pontos na frente. "Foi uma das melhores provas, exigiu bastante da equipe e estamos brigando para manter a liderança há duas etapas", explicou Girolla. "Na última volta, preferimos ser mais conservadores e não arriscar para não comprometer o campeonato, e nos contentamos em chegar em segundo", falou da estratégia o navegador.

Líderes


Com os resultados da etapa mineira, os líderes das categorias são: Reinaldo Varela/Edu Bampi -171 pontos (L200 Triton RS), Fábio Prada Ferreira/Edgar Fabre - 148 pontos (L200 Triton RS Handcap), Peterson S. de Oliveira/Gilson Rocha -162 pontos (L200 RS), Carlos Henrique Scheffer Jr./Rafael Malucelli - 179 pontos (Pajero TR4 ER), Albano dos Santos Parente Jr./João Gilberto F. da Silva - 153 pontos (Pajero TR4 ER Light), Carlos Roberto Girolla/Gilberto Cecilio Jr -147 pontos (Pajero TR4 R Light).

Na 12ª temporada, a Mitsubishi Cup continua atraindo a nata do cross country nacional pela organização, competitividade e circuito exclusivo. Com uma das maiores premiações do automobilismo brasileiro, o campeonato distribui cerca de R$ 570 mil ao final de sete etapas. A cidade de São Carlos, em São Paulo, sediará a quinta etapa em julho.

A Mitsubishi Cup tem patrocínio do Itaú, Gol Linhas Aéreas, Castrol, Pirelli, Magneti Marelli, Transzero, Mira, Mapfre, Daslu Homem e Artfix.
Fonte: alphaautos
Disponível no(a):http://www.alphaautos.com.br/

Nenhum comentário: