22 de jun. de 2011

Dez mulheres que fizeram história ao volante


O mundo dos carros, apesar de bastante masculino, certamente não é uma completa festa da salsicha. De fato, as mulheres contribuíram de forma significativa com o reino automotivo, desde a indústria até a luta por direitos, inevitavelmente passando pelo automobilismo. Ao longo da história, muitas mulheres provaram que podem ser tao rápidas ao volante quanto os homens. Dito isso, nada mais justo que selecionar algumas das mulheres que fizeram história ao volante.

Michèle Mouton


Por que raios nossa primeira menção não seria a ela? Caso você, por alguma razão imperdoável, não saiba, a francesa Michèle Mouton é a mulher que mais venceu ralis da história, uma heroína do Grupo B e talvez a piloto feminina que tenha o histórico mais impressionante de todos os tempos no automobilismo. Ela é a primeira e única mulher a vencer uma etapa do WRC (e foi a segunda colocada na classificação geral no campeonato de 1982) e a primeira a vencer o Pikes Peak International Hillclimb. Ela disse adeus aos ralis quando o insano Grupo B foi banido. Ralis mais lentos? Não para ela.

Suzane Carvalho


Já falamos dela aqui. Ainda jovem, Suzane abandonou uma carreira promissora como atriz para se dedicar à pilotagem. Já em seu primeiro campeonato, o Campeonato Brasileiro de Kart de 1989, ela conseguiu seu primeiro título. Nos anos seguintes passou pela Fórmula 3, onde foi campeã brasileira e sulamericana, e pelo Campeonato Carioca de Turismo, conquistando o terceiro lugar na classificação geral após ser jogada propositalmente pra fora das pistas nas duas últimas etapas. Suzane também participou de categorias inglesas de turismo e da Indy Lights. Voltando para o Brasil, correu em alguns campeonatos de kart e turismo e abriu um Centro de Treinamento de Pilotos.

Jutta Kleinschmidt


Jutta participa dos ralis que partem de algum lugar da Europa (normalmente Paris) a Dakar desde 1988, quando começou a competir na categoria de motocicletas. Ela passou a utilizar um segundo par de rodas ao mudar para os carros em 1994, vencendo sua primeira etapa em 1997 (a primeira mulher a fazê-lo, diga-se). Em 1998 ela chegou ao pódio pela primeira vez, e venceu todo o Rali Dakar em 2001. Foi a primeira mulher a conseguir tal feito.

Shirley Muldowney


A srta. Muldowney é a primeira pessoa, homem ou mulher, a vencer o NHRA Top Fuel Championship três vezes (1977, 1980 e 1982). Foi a primeira mulher a conseguir autorização da NHRA para competir no Top Fuel em 1973. Um acidente sério a tirou das pistas  de 1984 até o final dos anos 80, mas ela voltou e continuou correndo até se aposentar em 2003. Sempre foi uma piloto empolgante, e se estiver em busca de diversão e drama, não deixe de assistir o vídeo acima, sobre a final do Top Fuel de 1982.

Simona De Silvestro


Qualquer um que consiga se classificar para a Indy 500 após sofrer queimaduras de segundo grau nas mãos poucos dias antes já é um herói para mim. Simona corre nas principais categorias da Indycar há apenas um ano e meio, mas já mostra a que veio, chegando entre os dez primeiros colocados várias vezes.

Hellé Nice


No início dos anos 1920, a Srta. Nice deixou sua pequena vila francesa e partiu para Paris. Lá, começou uma carreira como dançarina e modelo. Então, teve a oportunidade de participar de uma corrida em uma feira local realizada por alguns promotores de eventos parisienses, e adorou. Gostou tanto que após se recuperar de uma fratura no joelho, conseguida em um acidente de esqui, ela se tornou piloto em tempo integral. Conheceu Ettore Bugatti, e entrou para seu time de pilotos da fábrica. Sua carreira foi interrompida quando ela se envolveu no mais grave acidente de sua vida, um um circuito de rua montado em São Paulo no ano de 1936, quando seu Alfa Romeo bateu contra um fardo de feno aparentemente jogado por algum dos espectadores, sendo lançado para fora da pista, atingindo o público e matando seis pessoas. Hellé passou um ano parada antes de tornar a correr na França, até o início da Segunda Guerra Mundial. Em sua primeira corrida no pós-guerra, ela foi acusada por Louis Chiron de ser uma espiã da Gestapo. Isso arruinou sua carreira de vez, e ela morreu sozinha em um apartamento imundo em um beco de Paris, completamente quebrada.
Crédito da foto: BugattiBuilder.

Mulheres da Arábia Saudita


Por mais que todas nesta lista devam ter um ou dois recordes impressionantes conseguidos atrás do volante, estas mulheres na Arábia Saudita estão lutando pelo simples direito de dirigir. Sua resistência na semana passada e por todos os anos antes dela inspira a todos nós.

Denise McCluggage


A Srta. McCluggage era figura carimbada em corridas durante as décadas de 1950 e 60. Ela é jornalista, piloto e editora, além de ser fantástica em tudo o que faz. Seu capacete branco com bolinhas pretas era sua marca registrada, e foi vista em alta velocidade rumo ao primeiro lugar nas 12 Horas de Sebring em 1961 na categoria GT, no comando de uma Ferrari 250. Ela venceu em sua categoria no Rali de Monte Carlo em 1964 pilotando um Ford Falcon, e participou na corrida de 1000 km em Nürburgring, entre outras. Depois partiria para ser editora da AutoWeek, e promover o esqui nos EUA.

Danica Patrick


Claro que Danica recebe algumas críticas do público. “Ela não é rápida o bastante, gasta tempo demais reclamando e posando na Sports Illustrated e tempo de menos vencendo…” Mas quando se pensa nas mulheres no automobilismo moderno, seu nome é o primeiro que vem à mente. Ela representa as mulheres competitivas e que não se intimidam pelos caras e, sinceramente, não se comporta nada mal atrás do volante: Novato do Ano em 2005, uma vitória em 2008 no Japão, terceiro lugar na Indy 500 de 2009 e quarto lugar em uma prova da NASCAR em Las Vegas no início do ano.

Sabine Schmitz


Vou enumerar as razões. Sabine foi o centro das atenções por suas habilidades absurdas ao volante de um BMW M5 Ring Taxi em Nürburgring. Apareceu no Top Gear várias vezes, na mais famosa delas descendo o braço em uma Ford Transit Van a diesel e completou uma volta no circuito em pouco mais de 10 minutos. Venceu as 24 Horas no ‘Ring em 1996, se tornando a primeira mulher a fazê-lo. Sabine, tiramos o chapéu para você, porque você é demais.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

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