9 de jun. de 2011
Dez carros elétricos que já fracassaram
Engenheiros de fundo de quintal e grandes fabricantes tentam colocar no mercado um carro elétrico prático há anos. Alguns chegaram bem perto. Outros são só ridículos, e fracassaram espetacularmente. Aqui estão dez dos melhores fracassos em termos de carros elétricos.
Chevrolet S10 EV
Porque fracassou: a S10 EV era baseada no sistema elétrico do GM EV1, lhe dando tração dianteira e a capacidade de percorrer 75 quilômetros (considerando um uso misto entre cidade e rodovia) com uma única carga – o que é basicamente inútil em uma picape. Foi produzida por dois anos, com quase 500 unidades no total. A maioria ficou sob leasing com agências do governo norte-americano, e 60 foram vendidas para clientes normais.
Gurgel Itaipu
Porque fracassou: o Itaipu foi produzida pela Gurgel e lançado em 1974. Você sabe da onde vem o seu nome, mas talvez não saiba que ele foi o primeiro carro elétrico da América Latina. E que se parece com um pedaço de queijo. Infelizmente, suas 10 horas de tempo para recarga e a falta de uma estrutura para abastecê-lo condenaram o futuro do brasileiro elétrico.
EAC Silver Volt
Porque fracassou: o EAC Silver Volt estava claramente à frente de seu tempo. Tinha um motor elétrico que movia as rodas, com um gerador que recarregava as baterias ao rodar. Parece familiar? Além disso, acredite ou não, usava um tipo de recarga revolucionária que o permitia chegar aos 80% de carga em 45 minutos. Baseado em uma perua GM da década de 1970, suas rodas, pneus e suspensão foram redimensionados para suportar o peso do equipamento elétrico e dar o que o projetista chamou de “sensação Rolls Royce”.
Fell Good Cars Renault Dauphine Electric
Porque fracassou: Em 2001, a empresa canadense Feel Good Cars começou a adquirir o máximo de Renault Dauphines que podia e convertê-los para rodar com eletricidade. Desde então, mudaram seu nome para ZENN Motor Company, e se gabam em seu website de ter vendido 15 carros nos 30 primeiros test drives. E eles até que são baratos – em dólares norte-americanos, o Dauphine Electric custaria cerca de 15.000.
Sinclair C5
Porque fracassou: claro que se parece com um scooter do futuro, mas você iria querer ser visto com um desses? E como diria para seus amigos que ele tem o mesmo motor de um aspirador de pó? Por incrível que pareça, estes obstáculos não o impediram de vender 12.000 unidades em seu pouco tempo de vida – o que teoricamente o tira dessa lista. Alguns foram convertidos para rodar com motores a jato, baterias e motores mais potentes ou foguetes. E agora seu criador, Sir Clive Sinclair anunciou que deve lançar um novo veículo na mesma linha em julho deste ano.
Chrysler TEVan
Porque fracassou: fabricado entre 1993 e 1995, o veículo elétrico que marcou a entrada da Chrysler no mercado foi bem inusitado. Produziram apenas 56 unidades, que eram vendidas por US$ 120.000. Como? Sim, o valor está correto. Talvez após aprender a lição, a Chrysler oferecer uma segunda geração em 1997 (batizada de EPIC) apenas por leasing. Mesmo assim, tinham uma velocidade máxima de 110 km/h e acomodavam cinco pessoas, assim como os modelos à gasolina. Tinham até frenagem regenerativa. Mas por favor, US$ 120.000 por uma minivan Chrysler? Deviam estar loucos.
Solargen AMC Concord
Porque fracassou: a história da Solargen é cheia de personagens sombrios e negócios escusos. Fundada em 1979 quando Steven Romer ganhou um apoio de três milhões de dólares do governo dos EUA, a Solargen começou a substituir os motores a gasolina de AMC Concords por motores elétricos. Romer contratou sua esposa como secretária e apenas um único mecânico para a empresa. Em 1991, ele tentou fugir para a África com US$ 25 milhões de seus investidores. Os Concords que ele terminou tinham uma autonomia de 50 quilômetros e não alcançavam velocidade suficiente para andar em rodovias.
Myers Motors NmG
Porque fracassou: o carro elétrico conhecido anteriormente como Corbin Sparrow (cuja foto ilustra o começo do texto) foi vendido à Myers Motors e continua com novo nome. Eles ainda têm uma autonomia entre 30 e 65 quilômetros e uma velocidade máxima de 110 km/h. O carro é oferecido em duas carrocerias, o cupê original e uma versão maior de carga, projetada originalmente como um veículo de entrega para a Domino’s Pizza. Talvez você o reconheça de um dos filmes de Austin Powers.
Dodge Circuit EV
Porque fracassou: O Circuit EV foi apresentado em 2009 nos salões norte-americanos como parte do plano da Dodge para uma grande recuperação financeira. Tinha um motor elétrico que produzia 270 cavalos e podia rodar entre 240 e 320 quilômetros entre as recargas. Era baseado no Lotus Europa e exibia um belo visual. Devia chegar às lojas em 2010. Quem chegou antes disso foi a Fiat, que literalmente desligou o projeto, removendo-o dos planos para a marca.
General Motors EV1
Porque fracassou: o EV1 só fracassou porque a General Motors deixou. É uma história triste, que você já ouviu antes. A GM desenvolveu este pequeno carro elétrico, o ofereceu por leasing apenas em algumas partes da Califórnia e Arizona, o deixou rodar por seis anos, e então em 2002 recolheu todos eles em uma fábrica, e ou os destruiu ou desativou seu conjunto motriz antes de enviar para museus. Porque a GM fez isso? Ela culpa questões legais e problemas para manter um estoque de peças. Os fãs jogam a culpa na indústria do petróleo. Tudo o que sabemos é que é uma vergonha.
Fonte: jalopnik.
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário