Agora vou partir para uma matéria,no melhor estilo Realidades Alternativas de como teria sido se a Opel tivesse se instalado no Brasil,desde a época da Chevrolet,no começo dos anos 60.Como seria?Que tipos de odelos teríamos aqui?Dariam certo?A Chevrolet,iria evoluir?
Década de 60:
Nesse cenário fictício,a Opel se instalaria no país a partir da década de 60,mais precisamente no ano de 1962.Seu primeiro carro seria o Olympia,lançado em 1954 na alemanha.Seria um bom concorrente para Aero-Willys e JK.Mas como era uma marca superior,deveria ser posicionado acima dos modelos citados.Seria uma boa ideia?
O Kadett A seria lançado em 1964,como um compacto para garantir vendas a marca no Brasil.Seria posicionado acima de Fusca e DKW,criando um segmento novo,acima dos outros.A chevrolet não tinha um popular na época,mas não poderia arriscar.Com esse nome sendo usado tão cedo,o Chevrolet Kadett sempre se chamaria chevette.
Para o fim da década,ou o Rekord ou o Commodore poderiam ser fabricados,para ficar acima do Olympia,e depois o substituir.Qualquer que fosse a escolha,seriam lançados em 1968
Década de 70:
Já no começo da década a Opel teria um pouco de dificuldades por que a Chevrolet estava avançando entre os carros de passeio.O Commodore receberia essa reestilização(fictícia) e a versão cupê,que ficaria acima do Opala(isso se ele existisse).
Em 1978 o Ascona( carro laranja) seria fabricado aqui para aposentar o Kadett,já que o Chevette já teria chegado em 1973,e a GM não ia querer que as duas marcas se esbarrassem.O esportivo GT seria nacionalizado em 1976,para brigar com o SP2 da Volkswagen.
Em 1979,praticamente no fim da década, o sedã de luxo Senator seria produzido aqui,para ficar acima do Opala.Apesar disso,o Commodore duraria mais alguns anos,para ficar numa faixa de preço abaixo da novidade.
Década de 80
Logo no começo da década o esportivo Manta seria produzido aqui,com 3 anos de atraso em relação ao irmão europeu.Assim o Commodore cupê,lançado 10 anos antes,iria se aposentar.O sedã ainda duraria mais um pouco.
Em 1981 a van Blitz seria nacionalizada,mostrando um interesse da Opel em segmentos mais simples.Com certeza,com essa van, a Kombi teria que se modernizar.
Face-lift em Senator e Ascona para 1983.O Commodore antigo seria aposentado e o Ascona ficaria abaixo do Chevrolet Monza,algo inédito até então.
No finalzinho da década,no fim de 1989,o Vectra A seria produzido aqui somente na versão hatch.O sedã seria importado pela chevrolet,com mudanças,e anos depois.O GT sairia de linha.
Década de 90
A década de 90 seria a mais difícil para a Opel,por causa da rápida evolução de Chevrolet.Como a GM não queria que as duas se esbarrassem,a solução seria trazer outros modelos.Astra e Kadett,viriam em suas versões sedã,inicialmente importados,mas a partir de 1993 nacionais.
Uma boa solução seria a picape Campo,que viria em 1993.Como a S10 só viria em 1985,essa picape abriria caminho,sendo voltada para o trabalho.
O SUV Monterey viria em 1995,para ficar acima da Blazer nacional.Na mesma época estariam sendo nacionalizados a picape Campo e o Kadett sedã,que ficaria em um segmento abaixo do Vectra.
Para 1995,o Calibra seria produzio aqui,para aposentar o envelhecido Manta,e o Senator ganharia sua segunda geração,nada mais sendo do que um Opel Omega(diferente do chevrolet) com outro nome.
Em 1997 o Senator ganharia a versão SW e a monivan Sintra seria importada,para ser nacionalizada 2 anos depois.
Em 1998 o Senator(omega europeu,com outro nome aqui) ganharia um leve face-lift,e a versão anterior seria produzida aqui,bem depenada, para substituir os velhíssimos Ascona(1983) e Kadett sedã(1991).A van Blitz ganharia nova geração.Em 1999 sairia de linha o Vectra Hatch e o Astra sedã.No fim do ano tambem sairia de linha a picape Campo.
Década de 2000
O novo milênio começaria sem muitas novidades.Seriam lançados a Trekker(versão perua e aventureira do Astra) e o Combo,furgão pequeno.
Em 2001 começaria a ser importado o esportivo Speedster,que seria produzido no país a partir de 2003.Ele seria sucessor natural(embora não direto) do Calibra,que seria extinto no mesmo ano.
Para 2002 o pequenino Agila e o jipe Frontera,sucessor do Monterey.
Em 2003 viria o Vectra C,que ganharia o sobrnome GTS e seria substituto do Senator.Em 2005,seria produzido no Brasil para aposentar o Senator nacional.
Em 2004 viria o Astra coupe,que certamente ganharia outro nome.Seria substituto tambem do Astra sedã,velhíssimo sedã que seria produzido desde 1993.
Já em 2005 viria a Astra Caravan(somente Caravan no Brasil) que aposentaria o Senator SW.O Opel GT viri,somente importado,mas acabaria substituindo o Speedster nacional em 2008.
Em 2007 seria produzido no país,ou importado,o OPC,que é a versão esportiva do Corsa,mas sem o primeiro nome.Três anos depois,seria a vez do sedã ser produzido aqui,com o logotipo chevrolet.O Cobalt nunca seria lançado.
Para 2008,o Astra OPC.A velha van Blitz seria descontinuada.
Para 2009 o Insignia,substituto do Vectra GTS ,o esportivo GT e a perua Caravan tambem sairiam de linha.
Década de 2010
Em 2010 viriam a nova geração do Agila e o Combo tour Tramp.Astra OPC e nova zafira estariam programados para esse ano.Espero que gostem.
Fonte: projecoesdecarros
Disponível no(a):http://projecoesdecarros.blogspot.com
Um comentário:
Confesso q dei muita risada com sua fértil imaginação hahahaha
Postar um comentário