2 de abr. de 2011
São Paulo deve adotar pedágio automático por quilômetro rodado
Uma reportagem da Folha de São Paulo de hoje diz que o governo paulista planeja implementar uma cobrança de pedágio automática baseada nos quilômetros rodados, faixa horária e dimensões do veículo. As justificativas seriam reduzir tanto os custos de operação quanto os gastos dos usuários – além do fim dos gargalos causados pelas cabines de cobrança manuais.
Uma resolução foi assinada hoje pelo secretário estadual de Logística e Transportes, e a definição do sistema deve ocorrer junto com as concessionárias num prazo de 90 dias. O mecanismo provavelmente será operado por chips nos automóveis, e pode mapear o caminho dos carros ou controlar a entrada e saída dos veículos nas vias.
Na mesma matéria, especialistas dizem que esta mudança é natural e positiva para os usuários. Um estudo recente da USP também afirma que há vantagens econômicas e ambientais. Quem sofre com as filas nos pedágios pagando valores cada vez mais altos e desnecessários agradece – contanto que as promessas do governo sejam cumpridas, e que as vantagens não fiquem apenas do lado de quem cobra, como acontece com os sistemas de cobrança atuais
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário