25 de abr. de 2011

Qual Comprar? Compacto de teto elevado


Estou procurando um produto alternativo para o Fox. Já tive um Fox 1.0 e hoje tenho um SpaceFox 2009 com preço de revenda despencando. Recentemente tive um problema elétrico na perua que me custou R$ 1.400. Segundo o próprio consultor da concessionária e, pesquisando na internet, descobri que esse não é um problema isolado na linha Fox. Não sei no caso da atual linha. O fato é que me desapontei um pouco, e comecei a pensar numa alternativa na faixa de R$ 30 mil a R$ 36 mil.
O problema é que ficamos “mal-acostumados” com a altura do Fox, especialmente no banco de trás. Quando olhamos um carro, vemos seu design do ponto de vista do passageiro de trás: não gostamos de carros com o teto “caindo em cima” dos passageiros do banco traseiro. Parece legítimo que os passageiros de trás num hatch pequeno tenham ao menos o espaço vertical!
No momento, o SpaceFox é grande para nós (casal e filho), e podemos ficar com um hatch tranquilamente. Bom, já tivemos um Fiesta 2004 1.0 (modelo que ainda está por aí) e até hoje temos certa saudade. Pensei de novo nele mesmo sabendo do New Fiesta hatch. Na verdade, o New Fiesta não nos chamou a atenção porque pelo que vi acontece o mesmo problema: a altura para os passageiros de trás me parece ser bem baixa. Nesse caso, ainda preferimos o modelo atual do Fiesta, que pelo preço atual poderíamos até continuar com o motor 1.6 sem passar do limite de R$ 36 mil.
O novo Uno também nos agradou de longe (nunca entramos em um) porque o design dele deixa o teto reto até o final, talvez até mais do que o Fox. Para nós a motorização não importa (1.0, 1.4 ou 1.6), desde que seja econômico e flex. Você teria alguma sugestão que não fosse muito “exótica”, mas que coubesse nesses critérios?Orlando Moreira
Caro Orlando, não temos notícia de algum problema elétrico crônico na linha Fox, seja no modelo antigo ou no atual. De qualquer forma, considero o Fox uma boa compra entre os compactos, principalmente na versão 1.6 – acho o 1.0 muito fraco para o porte do carro. O problema é o preço. Pesquisando nas concessionárias de São Paulo, o Fox 1.6 com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas sai, em média, por R$ 41 mil. Portanto, acima do que você quer gastar.
Já o Fiesta 1.6 está com ótimo preço: dá para encontrar a versão 1.6 com os mesmos itens do Fox acima por cerca de R$ 35 mil. E não precisa se preocupar com a chegada do New Fiesta, pois ele virá numa faixa de preço bem superior, sem substituir o modelo atual – como já acontece na versão sedã. A questão é que o Fiesta não está no mesmo patamar do Fox, ainda que eu não ache que o VW valha essa diferença toda que a marca alemã cobra.
De todo modo, eu ficaria com o Uno 1.4. Por cerca de R$ 35 mil, dá para levar o modelo Attractive (ou até o Way, dependendo da negociação) com os mesmos itens do Fiesta e do Fox. É um carro mais moderno que o Fiesta e com bom espaço no banco de trás, especialmente no vão para a cabeça. E como você não se importa com desempenho, o 1.4 dá conta do recado em relação aos 1.6 dos rivais. E é melhor que as versões 1.0 do Fox e do Fiesta.
Se Fox 1.6, Uno 1.4 e Fiesta 1.6 custassem o mesmo preço, o VW seria minha escolha. Mas como o Fiat leva boa vantagem no custo, creio que é a melhor opção para o seu caso.

Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://colunas.autoesporte.globo.com

Nenhum comentário: