Os modelos de uma só unidade vêm ao mundo com propósito único também: ser um carro incrível. Geralmente, tudo o que existe de mais avançado em estilo, tecnologia e desempenho é aplicado sem preocupações com custo final. Sempre haverá um milionário apaixonado por automóveis ou um departamento de design doidão para bancá-los ou mesmo construí-los. Listamos aqui oito deles – além da Ferrari P4/5 Competizione, da qual falamos bastante nos últimos dias. Sentiu falta de algum? Fique a vontade para apresentar seu favorito nos comentários.
Rolls Royce Phantom I Jonckheere Coupe
Poucos carros conseguem ser suntuosos e distintos ao mesmo tempo como o Phantom I Jonckheere Coupe de 1935. Com forte influência da Art Dèco, em alta na época com suas influências aerodinâmicas e estilo modernista, o desenho do Jonckheere Coupe tornou-se atemporal e inusitado, caso das portas circulares com janelas em meia-lua. Também há o distinto equilíbrio entre preto e cromo, sem os exageros dispensados por um cavalheiro.
BMW M8
Quando a BMW Motorsport aperfeiçoou o mediano 850i, transformando-o em CSi, reservou o nome M8 para uma versão ainda mais radical que estava em desenvolvimento. A M8 faria uso intensivo de fibra de carbono – até então visto somente na Ferrari F40 – e extrairia ainda mais potência do V12, chegando a 558 cv. Teria reforços estruturais e um desempenho que poderia mudar a história dos anos 90. Mas a Fábrica Bávara de Motores achou que não haveria demanda e cancelou o projeto, restando apenas a unidade protótipo. Ao menos a base do motor foi aproveitado por Gordon Murray no McLaren F1.
Dodge A-100 Deora
Você certamente já viu isso em forma de Hot Wheels, mas nunca poderia imaginar que ela foi uma picape de verdade. Em 1964, os irmãos Alexander pediram ao designer Harry Bradley para projetar um carro baseado na picape Dodge A-100. Os irmãos levaram o projeto à Chrysler, que gostou do que viu e forneceu uma A-100 aos construtores. O projeto foi concluído em dois anos e em 2009 o carro foi leiloado pela famosa RM Auctions por 354.500 dólares.
Peugeot 907
O 907 foi um protótipo funcional feito pela Peugeot para celebrar a mudança de seu centro de design para a comuna francesa de Vélizy. Ao apresentar o 907 no Salão de Paris de 2003, a Peugeot não estava mostrando ao público um futuro gran turismo da marca, mas sim suas novas tecnologias e diretrizes estéticas. A admissão exposta pelo capô é pornografia pura e alimenta os 12 cilindros em V que geram 500 cv e levam o filho único a 290 km/h.
Cadillac Sixteen
O Sixteen foi um imponente e elegante cupê conceitual desenvolvido para mostrar os novos rumos da Cadillac no século 21, rompendo de vez com a velha linha composta por antiquadas banheiras compradas somente por senhores aposentados. Foi o prenúncio visível dos poderosos SUVs, sedãs e peruas de alto luxo e desempenho atuais. Seu nome é uma referência ao imenso motor de 16 cilindros que juntos somam 13,6 litros e desenvolvem 1000 cv de potência. Uma pena não ter sido produzido em série. Poderia ser a resposta americana ao Veyron.
Mercedes SSK Count Trossi
O último projeto do engenheiro Ferdinand Porsche na Mercedes foi o SSK, uma versão esportiva do Mercedes S para ser usada nas ruas e nas pistas. O conde Carlos Felice Trossi comprou uma das raras unidades do SSK substituiu a carroceria original, projetada para ter eficiência aerodinâmica, por uma personalizada que acrescentava mais elegância ao perfil aerodinâmico. O carro atualmente faz parte da coleção do estilista Ralph Lauren.
Buick Streamliner
Na década de 30, antes da construção em monobloco, era comum (entre os ricaços, obviamente) personalizar um carro trocando sua carroceria por um modelo mais aerodinâmico. Isso rendeu alguns dos carros mais incríveis já feitos, caso deste fantástico Buick Special de Norman Timbs. Tem carroceria de alumínio de 5,33 metros de comprimento e pesa somente 997 kg. Longo, largo, baixo e leve. Toda a parte traseira é a cobertura do motor oito-em-linha – como em um esporte-protótipo. Um automóvel da época em que as curvas eram desejadas pelos olhos dos homens.
Maybach Exelero
O Maybach Excelero combina a elegância e qualidade de uma limusine com a potência e agilidade de um grand tourer. Ainda que pese 2660 kg e seja tão longo quanto uma van, ele seria capaz de atingir 350 km/h sem perder a estabilidade e conforto. Como se não bastasse, esbanja o visual mais Darth Vader dos últimos tempos. A única unidade fabricada foi vendida por cinco milhões de euros (11.440.000 reais).
Fonte: www.jalopnik.com.br
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário