14 de abr. de 2011

Mais detalhes sobre o novo M5




Mais detalhes sobre o novo M5
Sedã é apresentado como conceito, mas não deverão existir grandes diferenças para a versão de produção

por Rodrigo Machado
Parte da boa fama da BMW no mundo fica por conta dos esportivos que a marca produz. E o que fabricante bávara faz com mais eficiência é transformar um carro com apelo urbano e até familiar em uma máquina de velocidade. E agora chegou a hora da nova geração da Série 5 receber o seu representante com sangue Motorsport. O sedã chega em um primeiro momento como conceito, apresentado para o público no Salão de Shanghai, entre 21 e 28 de abril, mas não deverão existir grandes diferenças para a versão de produção. Essa mesma tática já foi usada no novo Série 6 e na M5 anterior.


Essa será a quarta geração da lendária M5 e chega com ainda mais atributos de um superesportivo. O responsável por isso é o motor de força impressionante. A BMW ainda não divulgou oficialmente os números de potência, torque ou desempenho, mas já avisou que o propulsor será um V8 biturbo – semelhante ao que já equipa a M3 e os X5M e X6M. Especulações dão conta que ele consiga render algo próximo de 600 cv. Para se ter uma ideia, a Ferrari 458 Italia tem um V8 mas com "apenas" 560 cv de potência. Mesmo assim, a marca bávara teve a questão ambiental como foco no desenvolvimento da M5. Já que, pensando no consumo e na emissão de poluentes, o sedã perdeu dois cilindros na troca de geração – o de 2005 era equipado com um V10 – e ganhou o sistema start/stop. A BMW garante o consumo de combustível caiu em 25% – como se alguém que comprasse um carro de 600 cv estivesse realmente preocupado com isso.



A missão de transferir tanta força para as rodas traseiras – como manda a cartilha da BMW – é de uma transmissão automatizada de duas embreagens e sete velocidades. De acordo com a fabricante, ela foi especialmente desenvolvida para casar com o novo V8. A marca ainda alega que esse câmbio consegue realizar trocas com extrema velocidade e com alta eficiência.

A suspensão é outro aspecto que ganhou atenção especial da Motorsport. A nova M5 foi flagrada diversas vezes por fotógrafos europeus no famoso circuito de Nürburgring. Foi lá que a preparadora desenvolveu um novo diferencial para o eixo traseiro – e motriz – para o "supersedã". O sistema mantém as rodas sempre com aderência ao solo, maximizando a tração tanto em superfícies escorregadias, como em pisos secos. O M Differential ainda consegue regular individualmente a força despejada nas rodas traseiras para que ambas recebam o maior torque possível. O conjunto inteiro da suspensão também foi rebaixado.

O visual da M5 pouco difere do Série 5 sedã tradicional. Mesmo assim, todas as mudanças são feitas para melhorar ainda mais o desempenho e a aerodinâmica. Na dianteira, as três entradas de ar foram todas aumentadas para ajudar no resfriamento do motor e a diminuir a resistência ao ar. Se adicionam ao conjunto o capô cheio de ressaltos, os faróis de duplo xenônio e já tradicional grade bipartida.



Visto de perfil, quem chama a atenção são as belas rodas pretas de cinco raios e 20 polegadas, também produzidas pela Motorsport. Os pneus que calçam o veículo têm medida de 265/35. Visto desse ângulo, a usual grade com a logo do carro no painel dianteiro, é outro item que se destaca. A traseira ganhou um novo para-choque com um difusor de ar, instalado com a função de deixar o carro ainda mais "grudado no chão". São quatro canos de escape e ainda existe um pequeno aerofólio na tampa do porta-malas.

O M5 definitivo deve chegar às revendas da BMW no segundo semestre de 2011. A concorrência será pesada com outros sedãs preparados. Rivais como Mercedes-Benz E63 AMG e Audi S6 foram renovados há pouco tempo e o Jaguar XF R ainda vai ganhar pequeno face-lift no Salão de Nova Iorque, ainda em abril. De qualquer maneira, a BMW mostra que conforme o tempo passa, mais aprende a fazer automóveis virarem feras devoradores de asfalto.




 Fonte:motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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