14 de abr. de 2011

MAIS ALGUNS OPELS INTERESSANTES By Marco Antônio Oliveira

 

Para tentar de minha parte esgotar tudo que queria falar sobre a Opel, depois dos dois posts da semana passada, seguem aqui fotos comentadas de alguns Opel daquela que, em minha opinião, foi a época de ouro da empresa: o período de 1965 a 1986.

Primeiro, um modelo de grande sucesso e influência: o Ascona. Lançado em 1970 (acima), o carro foi adotado imediatamente pelos entusiastas alemães, por seu comportamento esportivo e a tração traseira. Foi base para outro Opel amado pelos brasileiros pelos mesmos motivos: o Kadett C, aqui Chevrolet Chevette. O Kadett C era praticamente uma versão reduzida em tamanho do Ascona. Muito tempo depois, em 1981, o Ascona se tornaria um moderno carro de tração dianteira, mas se tornaria muito menos esportivo em comportamento. Este Ascona de tração dianteiro veio ao Brasil com o nome de Chevrolet Monza.

Como não poderia deixar de ser falando de Opel, vão aqui alguns “Opalas” alemães: primeiro, uma perua Rekord, portanto quatro cilindros, de quatro portas. Aqui a perua Caravan era somente duas-portas; lá duas e quatro portas. Mundo confuso...


Um Commodore cupê, abaixo, “O seis cilindros esportivo da Opel”, acompanhado de um gigantesco cachorro que nunca caberia dentro dele. Que linhas maravilhosas esses cupês têm.



Um Commodore GS/E vermelho com teto de vinil, o mais esportivo dos "Opalas" alemães, equipado com o seis em linha OHC de 2,5 litros e injeção multiponto Bosch, para 150 cv e 200 km/h de final.



O carro abaixo, lindo em vermelho e parecendo um Corvette em miniatura, é o Opel GT, corrente de 1968 a 1973. Sua versão mais interessante era equipada com o quatro em linha OHC da Opel, com 1,9 litro e injeção de combustível Bosch, o que fazia o pequeno carro esporte de tração traseira uma delícia para se tocar à moda.


Quando a Opel lançou seu motor de quatro cilindros Diesel para automóveis de passeio em 1972, fez o carro abaixo para promovê-lo. Derivado do GT, bateu 20 recordes internacionais de velocidade até 10 mil km. Entre os pilotos na foto abaixo, é fácil reconhecer o famosíssimo piloto/jornalista Paul Frère, o segundo da esquerda para a direita.



Em 1970, a empresa de Rüsselsheim apresentava um cupê esportivo baseado no Ascona: o Opel Manta. De novo, toda a linha de quatro cilindros em linha da empresa era disponível, o mais potente sendo o 1,9 litro na versão GT/E.



Ainda falando do primeiro Manta, a propaganda abaixo não podia ter vindo de outra época senão os anos 70. Só naquela época o vestido da linda alemãzinha da foto, e sua pantera negra, não seriam motivo de risadas.





Em 1975, a Opel lançava um novo Manta, mais largo e baixo que o antecessor, e ainda melhor em comportamento, mesmo que com linhas menos elegantes. Reparem no logotipo no para-lama, uma arraia (Manta em várias línguas) estilizada.



Este Manta teve vida longa, e em 1981 aparecia uma versão do carro que ainda é um dos Opel mais cobiçados em todos os tempos: O Manta 400.


O carro era uma homologação especial para rali, e toda esta cara de mau vinha acompanhada de um quatro em linha com 2,4 litros, duplo comando de válvulas no cabeçote e 149cv. Pode não parecer muito hoje em dia, mas ainda assim um balde de diversão. As versões de pista deste motor chegavam a quase 300 cv.



Vejam a carinha de felicidade do alemãozinho na última foto. O sujeito pode parecer o filho bastardo alemão de Carlos Santana, mas obviamente está se divertindo!





MAO

Fonte: autoentusiastas
Disponível no(a):http://autoentusiastas.blogspot.com

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