Estariam os fabricantes emprestando versões preparadas de seus carros aos jornalistas? É uma preocupação de longa data. Recentemente, a Inside Line levantou suspeitas sobre o Mustang 2011. Mas será que a Ford realmente fez isso?
Antes de colocar um asterisco ao lado dos números de potência do GT, vamos analisar melhor. A Edmunds Inside Line recentemente levou o novo Mustang GT 2011 de seu teste de longa duração, um carro que o site comprou em uma loja, em um dinamômetro Dynojet 248. Os resultados mostraram uma potência máxima de 385 (cv) e torque máximo de 48,80 kgfm nas rodas.
O que chamou atenção? A Inside Line já havia testado o modelo com uma unidade cedida à imprensa durante o lançamento em 2010. Sob as mesmas condições o Mustang GT 2011 entregou números de 400 cv e 50,46 kgfm.
Sobrepondo os dois gráficos, as diferenças de potência variam ainda mais, alcançando margens de 25 cv e 3,17 kgfm. Fora do dino, os testes de desempenho revelaram discrepâncias semelhantes:
A aceleração dos dois carros também espelharam os resultados no dinamômetro. Nosso modelo preto de testes alcançou uma velocidade de 176,2 km/h no quarto de milha, 1,7 km/h mais lento que o azul testado no evento para a imprensa. Mais recentemente nós testamos um terceiro Mustang GT 5.0 2011 da frota da Ford para a imprensa que alcançou 175,9 km/h.
Então, com os números em favor da Ford, será que este é apenas um caso de uma variação típica de potência encontrada na maioria dos carros de produção, ou será que há uma dose de má fé envolvida? Provavelmente não se trata da última alternativa.
Ainda em 2010, durante o mesmo evento de lançamento do Mustang GT, a Motor Trend testou um Mustang GT 2011 de avaliação semelhante em seu próprio dinamômetro. Seus resultados foram levemente diferentes dos resultados do primeiro carro testado pela Inside Line. A MT viu uma potência máxima de 383,23 cv e 48,58 kgfm de torque, praticamente os mesmos números obtidos pelo modelo comprado pela Inside Line.
Em abril de 2010, a Mustang 5.0 and Super Fords, que é propriedade da mesma empresa da Motor Trend, acompanhou os tuneiros da Evolution Performance quando eles retiraram o seu novo GT da concessionária e o testaram. A Evolution chegou a picos (em quinta marcha) de 373,7 cv e 48,73 kgfm nas rodas traseiras, condizentes com o carro de imprensa da MT e o modelo do teste de longa duração da IL.
Isso significa que vários carros cedidos à imprensa e aos clientes obtiveram números parecidos, enquanto o Mustang testado pelo Inside Line no lançamento em 2010 exibiu uma performance melhor.
Naturalmente, há diversas variáveis nos testes com o dinamômetro, e por isso os resultados não podem ser considerados empiricamente significantes. Na ficha técnica, ele divulga 407 cavalos. Ainda que um único modelo com números melhores tenha entrado na frota de testes, a diferença é significativa. Conclusão: alguém poderia emprestar uma unidade para o teste do Jalopnik?
Fonte: jalopnik.
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário