13 de abr. de 2011

Fiat Mefistófeles: um demônio da velocidade



Fiat Mefistófeles: um demônio da velocidade
Construído a partir de um SB4, história de mais de 100 anos resiste ao tempo

Com uma história única, que começa em 1908, o Mefistófeles, carro de corrida da Fiat concebido a partir de um SB4, começou sua trajetória depois de ser visto em uma corrida pelo inglês Sir Ernest Eldridge. Convencido do potencial do veículo, ele decidiu torná-lo um modelo exclusivo para a quebra de recordes de velocidade.
Para alcançar seu objetivo, Eldridge fez algumas modificações. Trocou o motor original de  18L, por um de 21.7L em linha, de seis cilindros que entregava 320 cv a 1.800 rpm, graças a várias alterações, tais como o ajuste de quatro válvulas e quatro velas de ignição para cada cilindro.

Com a mudança na motorização, foi preciso acomodar o enorme motor em um chassi maior, usando partes de um ônibus. O carro era conduzido por correntes para as rodas traseiras, bem como só tinha os freios traseiros.



O modelo entrou para a história em 12 de julho de 1924, data em que estabeleceu o recorde mundial de velocidade em Arpajon, na França. O nome faz referência a um personagem da Idade Média, conhecida como uma das encarnações do mal. Título justificado pela grande quantidade de fumaça e explosões geradas pelo motor. Pesando 2 toneladas e 5,1 metros, o veículo chegou a velocidade máxima oficial de 234,98 km/h.

Em 1969, Giovanni Agnelli, um dos fundadores da Fiat, comprou o Mefistófeles dos herdeiros de Sir Eldridge. O carro foi enviado para a Itália e passou por uma grande reformulação. Atualmente, ele faz parte do acervo histórico da marca, está completamente funcional e pode ser admirado no Centro Histórico da Fiat, em Turim.



Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/

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