21 de abr. de 2011

Dois décimos de segundo dão a vitória à Citroën no rali da Jordânia


Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Um final de tirar o fôlego marcou a vitória da Citroën no Rali da Jordânia, quarta etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC). O Citroën DS3 de Sébastien Ogier/Julien Ingrassia ficou em primeiro lugar com apenas dois décimos de segundo de vantagem sobre a dupla segunda colocada, formada pelos finlandeses Jari-Matti Latvala/Miika Anttila. A Citroën ficou também com o terceiro lugar do pódio, ocupado por Sébastien Loeb/Daniel Elena, líderes do campeonato.

O Rali da Jordânia começou atribulado. Problemas logísticos provocaram o cancelamento de toda a programação do primeiro dia de competição – ou seja, os seis primeiros estágios. O rali começou com Loeb/Elena na liderança, mas Ogier/Ingrassia assumiram a primeira posição no nono estágio (na prática, o terceiro, já que a numeração dos trechos foi mantida mesmo depois do cancelamento dos seis estágios do primeiro dia) e começou a abrir distância. A briga ficou pelo segundo lugar, entre Loeb/Elena e Latvala/Anttila, que terminaram o primeiro dia nesta ordem.

O segundo e último dia do rali proporcionou fortes emoções. Reiniciado com o estágio 13, Ogier/Ingrassia continuaram na liderança após os trechos percorridos durante a manhã. À tarde, uma surpresa: Latvala/Anttila venceram os estágios 17, 18 e 19 – este, o penúltimo do rali – e assumiram a liderança com meio segundo de vantagem sobre Ogier/Ingrassia. A decisão ficaria para o Power Stage, o estágio final do rali, que premia com pontos extras os três primeiros colocados (na escala 3, 2 e 1), independente da classificação em que terminem no tempo acumulado.

Loeb/Elena, mais distantes da liderança, optaram por assegurar o terceiro lugar, deixando Ogier/Ingrassia e Latvala/Anttila sozinhos na batalha pela vitória. As duas duplas impuseram um ritmo muito forte – e os integrantes da equipe Citroën Total World Rally Team mal puderam acreditar quando os monitores mostraram Ogier/Ingrassia estabelecerem o melhor tempo do Power Stage e ficarem com a vitória no rali pela ínfima margem de 2 décimos de segundo. Um resultado comemorado em alto estilo pela equipe: além da vitória espetacular de Ogier/Ingrassia, o terceiro lugar de Loeb/Elena alçou a dupla da Citroën à liderança isolada do campeonato. “Ogier continua a nos surpreender”, saudou Olivier Quesnel, chefe da equipe Citroën. “Foi um desempenho sensacional do piloto e o Citroën DS3 contribuiu com sua velocidade e resistência. Loeb também superou uma situação limite e levou nossa equipe à liderança do campeonato.”

Ogier, por sua vez, destacou a disputa com Latvala. “Tive que acelerar feito louco! Jari-Matti tornou nossa tarefa bastante difícil hoje e chegamos quase a pensar que não havia mais o que fazer. Mas pensamos sempre em chegar à vitória e Dona Sorte sorriu para nós!”, brincou o vencedor.

Outro destaque da Citroën foi a sexta colocação de Kimi Räikkönen/Kaj Lindstrom com o carro da equipe Ice1 Racing, apoiada pela Citroën. O piloto finlandês, campeão mundial de Fórmula 1 em 2007, obteve seu melhor resultado desde que começou a disputar o Mundial de Rali, em 2010.

Fonte: alphaautos
Disponível no(a):http://www.alphaautos.com.br

Nenhum comentário: