25 de abr. de 2011

De esportivas, picape Strada e Ranger só têm o nome por João Britto/Folhapress

Nova Fiat Strada Sporting 1.8. (JOAO BRITO/FOLHAPRESS VEICULOS) ***EXCLUSIVO FOLHA***
Nova Fiat Strada Sporting 1.8 tem faróis com máscara negra
 Foi o jeitinho brasileiro que, em 1978, deu vida à primeira picape compacta. No entanto, a Fiorino derivada do Fiat 147 tinha caçamba e motor tão raquíticos que mal carregava uma geladeira.
Mesmo assim, outras marcas copiaram a ideia e logo as picapinhas viraram objeto de desejo dos jovens, o principal alvo das versões esportivas e atualizadas da Strada (132 cv) e da Ranger (150 cv).

Afinal, muitos motoristas veem os utilitários tunados de dois lugares como os modelos que mais se aproximam dos cupês esportivos.
Editoria de Arte/Folhapress
A vantagem é o preço, bem menor. Isso porque as picapes, independentemente da motorização, pagam a menor alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), de 4%. Abaixo até que a dos carros 1.0 (8%).
Assim, a nova versão Sporting da Strada 1.8 (R$ 46,3 mil) sai mais barata que o Siena Sporting 1.6, por exemplo.
"Outra virtude das picapes é que são veículos recreativos. Carregam desde bicicleta até barraca de camping", diz Carlos Castilho, pesquisador da área de mobilidade da SAE (sociedade dos engenheiros).
Ranger Sport 2.3 2011
Editoria de Arte/Folhapress
Para ele, o fato de não terem desempenho de cupê não tira delas o apelo jovial. "O conceito de esportividade está mudando", justifica.
O teste Folha-Mauá mostra que a Ranger Sport 2.3 (R$ 56,5 mil), que ganhou para-choque pintado, continua levando longos 20s para arrancar até 120 km/h -- 5s além da Strada.
Pior só quando a espaçosa caçamba da Ford, vazia, deixa a traseira saltitar.
Na picapinha da Fiat, há mais esportividade com a suspensão dura e a menor altura em relação ao solo.
Um guarda de trânsito até confundiu a versão tunada de fábrica com uma rebaixada.
Para quem encara isso como um elogio, a Strada Sporting é mesmo imbatível em excentricidade.
A Ranger é mais sociável e leva até um terceiro ocupante na cabine, mesmo que não tenha airbags nem como opcional.
Ananda Werner/Editoria de Arte/Folhapress
Versões e aversões esportivas - Escort 1.6 XR3 tinha aerofólio, pneus largos e tantos badulaques que ficava mais lento que o modelo pelado
Fonte: folha.com.br
Disponível no(a):http://classificados.folha.com.br

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