12 de abr. de 2011
Conheça o Porsche comunista com motor Hemi
Ele não veio da Alemanha e não tem um flat four (ou six), mas este Tatra 603 1957, apelidado de “Porsche comunista”, tem motor traseiro refrigerado a ar e, além do estilo que parece saído de uma ficção científica escrita por Stalin, era feito em números reduzidos para as principais autoridades do Leste Europeu. Ou seja: é bem raro.
Como ressalta o vendedor do Tatra, pouca gente aqui ouviu falar deste fabricante tcheco, ainda que ele tenha mais de 150 anos. Além de construir caminhões duros na queda que competem no Dakar, a Tatra é uma das fabricantes de automóveis mais antigas do mundo e seus projetos influenciaram maciçamente o engenheiro Ferdinand Porsche. Ver as fotos dos velhos Tatras é como encontrar o irmão mais velho e comunista dos Volskwagen.
Este Tatra 603 não deve ser confundido com um mero meio de transporte. Em resposta à baixa qualidade dos carros de luxo soviéticos, o Tatra 603 foi projetado e construído com um padrão mais elevado. O requintado 603 foi “feito somente para chefes de estado da Europa oriental, personalidades do Partido Comunista e líderes da indústria por trás da Cortina de Ferro durante a Guerra Fria”. Como o público-alvo do Tatra 603 era tão específico, a produção média era de 800 carros por ano durante as duas décadas em que o 603 foi produzido. De acordo com a estimativa do vendedor, há cerca de vinte exemplares na América.
Construído a mão e equipado com um motor “Hemi” de câmaras hemisféricas, o projeto do 603 é interessante, para dizer o mínimo. O leve V8 com válvulas no cabeçote e refrigerado a ar produz 94 cv. Embora não pareça muito agora, este motor de baixo peso era o estado-da-arte e foi inigualável no reino dos carros comunistas por sua confiabilidade e desempenho. Como aponta o vendedor, o 603 era “a opção hot rod do camarada comunista tcheco!”
Embora pareça um Fusca aumentado e ainda mais peculiar (um predecessor do Panamera?), este Tatra 603 1957 é mais semelhante aos Porsches da mesma época.
Ainda assim, poucos confundiriam o Tatra com um Porsche antigo. Mas não é por ser estranho que será barato ter um deles. Mesmo que este exemplar esteja muito bem mantido, fico imaginando que achar as peças de reposição deve ser uma missão hercúlea sem a ajuda da máfia russa. Este raro e exclusivo Tatra 603 está anunciado no eBay por nada menos que 49.000 dólares.
Como a maioria das pessoas do mundo, não faço a mínima ideia de quanto vale um antigo Tatra 603. Mas certamente não é difícil perceber que um carro tão raro e interessante tenha um valor próximo ao que o vendedor pede. Sendo um carro tão específico a questão aqui não é se ele vale ou não, mas sim encontrar alguém disposto a pagar o quanto é pedido.
Ainda que este Tatra seja bem legal e raro, como muitos outros, se eu fosse gastar 50 mil dólares em algo com motor traseiro refrigerado a ar, provavelmente seria em um Porsche made in West Germany.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário