24 de mar. de 2011

Primeiras impressões: Toyota Corolla 2012

Destaque é o novo motor 1.8 16V Dual VVTi de 144 cavalos. Câmbio de seis marchas e acabamento interno não surpreendem.

Priscila Dal Poggetto 
Corolla ganha atualização e reajuste de preços (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
Corolla ganha atualização e reajuste de preços
(Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
Wagner Moura e Selton Mello serão os “garotos propaganda” do novo Corolla 2012, que chega às lojas no dia 29 deste mês. O comercial bem humorado com os dois atores será a jogada de marketing da Toyota para atrair consumidores mais jovens ao modelo que pertence a um segmento considerado de “tiozão”, o de sedãs médios. A ideia é mostrar que o carro está visualmente mais moderno e promover o lançamento do motor 1.8 16V Dual VVTi. Tudo para o carro-chefe da marca japonesa não perder espaço para concorrentes não só como Civic, Vectra e Cerato, mas também SUVs como Hyundai Tucson e Kia Sportage.

A meta da Toyota é vender, pelo menos, 55 mil unidades do modelo, que é o líder do segmento com 30% de participação neste mercado. Para não perder público, os preços foram reajustados, mas sem nenhuma exorbitância. A versão básica, a XLi 1.8 manual, tem preço sugerido em R$ 63.570; a XLi 1.8 automática sai por R$ 67.570. Já a GLi 1.8 manual custa R$ 67.070 e a automática, R$ 70.570. A opção XEi 2.0 automática tem preço sugerido em R$ 76.770.
A versão topo de linhas, Altis, foi a única com redução de preço: de R$ 89.180 para R$ 87.500. O diferencial dela está no bonito acabamento interno em motivo de madeira, câmera de auxílio a manobras quando a marcha à ré é engatada – o monitor com as imagens fica no espelho retrovisor interno –, break light em LEDs e bluetooth.
Tabela concorrentes Corolla 2012 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Concorrentes

Apesar das mudanças - que incluem ainda um novo câmbio manual de seis velocidades - o novo Corolla continua o mesmo. É apenas a atualização da 10ª geração do modelo. De uma forma geral, somente o novo motor se destaca no conjunto, como o G1 conferiu na versão GLi 1.8 manual durante avaliação de 300 quilômetros por estradas no interior de São Paulo.
Externamente, a percepção é de um carro esteticamente mais leve. O novo conjunto formado por faróis, grade frontal, para-choque e faróis de neblina verticais dão a sensação de que o carro está mais baixo, em outras palavras, mais esportivo. O conjunto traseiro traz também novas lanternas e linhas alinhadas horizontalmente, o que dá uma levantada no porta-malas.
Porém, o interior desta versão testada (considerada intermediária) deixa muito a desejar. As cores mais claras - foi utilizada uma mistura de prata brilhante com preto – foram acertadas e ajudam a ampliar a sensação de espaço. No entanto, o acabamento é feito em um plástico bem simples e o novo tecido utilizado nos bancos empobreceu o modelo. Para um carro de, no mínimo R$ 63.570, esperava-se pelo menos plásticos emborrachados na parte interna.
Toyota Corolla tem linhas traseiras alinhadas horizontalmente (Foto: Divulgação)
Toyota Corolla tem linhas traseiras alinhadas horizontalmente (Foto: Divulgação)
Toyota Corolla tem linhas traseiras alinhadas horizontalmente (Foto: Divulgação)
Outro ponto negativo é o porta-luvas duplo. Um fica em cima do outro, o que deixa o módulo ocupar metade do espaço que seria para as pernas do passageiro. Além disso, o que fica na parte superior é bem raso, ou seja, não é tão funcional quanto deveria ser. Fora isso, o painel continua bem simples.
Como a estrutura do modelo não foi mudada, a grande qualidade do Corolla continua a mesma: o amplo espaço interno. Apesar de ser um sedã médio, ele acomoda confortavelmente cinco passageiros. O motorista, inclusive, fica em uma ótima posição de dirigir e tem boa visibilidade. Por causa disso, o ajuste dos espelhos é bem fácil.
Motor é o destaque
A Toyota acertou no motor 1.8. Com a nova tecnologia, que traz como características a alta taxa de compressão, refrigeração dos pistões a óleo e bloco e cárter de alumínio, o carro mostra nítida melhora na performance. Abastecido com etanol, o propulsor flex garante 144 cavalos de potência máxima a 6.000 rpm e torque máximo de 18,6 kgfm a 4.800 rpm. A velocidade de 0 a 100 km/h é atingida em 12,7 segundos e, segundo a Toyota, o consumo médio é de 7,46 km/l (o carro tem etiqueta de consumo “A”).
O destaque fica para as retomadas rápidas, conferidas nas ultrapassagens durante o percurso nas rodovias Bandeirantes, Anhanguera e Dom Pedro I. De acordo com a fabricante, com este motor, as retomadas de 60 a 100 km/h são feitas em 8,4 segundos.
Interior do Corolla GLi 1.8 é simples (Foto: Divulgação)
Interior do Corolla GLi 1.8 é simples (Foto: Divulgação)
O conjunto é completado pela nova transmissão manual de seis velocidades, opção que começa a ser adotada cada vez mais pelas montadoras no Brasil. Esse tipo de câmbio reduz o consumo de combustível e, ao mesmo tempo, garante maior conforto ao condutor na “administração” das trocas conforme a rotação. Apesar de ser um bom câmbio, ele não tem encaixes tão precisos, como é o caso da transmissão de seis marchas disponibilizada pela Nissan no mercado nacional.
Quem esperava melhorias na estabilidade do Corolla — a parte traseira continua a puxar nas curvas — ou uma sofisticada nas versões mais simples terá de esperar a próxima geração chegar.
Toyota Corolla 2012 sofreu atualização estética (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
Toyota Corolla 2012 sofreu atualização estética (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)

Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros

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