Emoção que o motor passa ao motorista 'justifica' custo de R$ 435 mil. Mas falta banco totalmente elétrico, e entrar e sair do carro é um desafio.
Audi RS5 acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos (Foto: Divulgação) |
O design externo apela completamente para o status. As linhas esportivas são limpas, o que deixa o carro discreto - dentro do possível -, diferentemente do irmão mais velho RS8. O RS5 tem presença por onde passa, mas muito mais pelo ronco do motor e pela imponência do conjunto formado pela grade frontal, faróis e as rodas de 20 polegadas, do que pelos 4,64 m de comprimento e 1,86 m de largura.
Audi RS5 tem interior com muitos destalhes que remetem à esportividade (Foto: Divulgação) |
Por uma semana, o G1 avaliou o desempenho do carro por ruas de São Paulo e em trajetos de serra no litoral paulista. De cara, percebe-se uma dificuldade: entrar no habitáculo. Como o carro é baixo e o banco curvo, até quem é magro precisa pegar a manha das dimensões da porta para não bater a cabeça ou a perna. Na hora de sair, é ainda mais difícil, já que sentado fica mais complicado. Os mais altos têm mais dificuldade no entra e sai.
Quando já se está devidamente “instalado” no interior do carro, a situação é oposta. O banco “abraça” o motorista, que fica em uma posição muito confortável para dirigir. Aliás, não há dificuldade nenhuma para achar o ponto certo da altura do banco, da distância para os pedais e da visão para os espelhos. Porém, faz falta de um banco totalmente elétrico: os ajustes para as pernas e para o encosto são manuais, o que é de se estranhar em um carro desse preço.
Desempenho e segurança
Ao ligar o motor é que se sente, ou melhor, ouve-se o poder dos 450 cavalos de potência e 43,8 kgfm de torque do carro. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e a velocidade máxima é controlada eletronicamente a 280 km/h. Isso significa tomar cuidado ao pisar no sensível acelerador. Para conseguir acelerar de verdade só em uma boa reta livre. A vantagem é que logo de cara você pega o jeitão do carro e, sem medo, curte sua principal qualidade, o motor - acompanhado de transmissão S Tronic de sete velocidades.
Audi RS5 é fácil de ser conduzido (Foto: Divulgação) |
Itens de segurança como airbag de cortina, ABS, ESP, controle de cruzeiro, freio de estacionamento eletromecânico, indicador de pressão dos pneus etc, aumentam ainda mais a sensação de confiança.
Audi RS5 tem linhas imponêntes, mas elegantemente discretas (Foto: Divulgação) |
Itens que fazem falta
Mas o que realmente falta no carro é um sistema mais prático para controlar o teto solar e para colocar um CD no rádio e aproveitar o som do avançado sistema Bang & Olufsen. Neste caso, é preciso selecionar a opção “inserir CD” para conseguir que o disco entre, o que demora muito. Outro item que faz falta é o GPS.
Para quem tem "pé pesado", a emoção que o ronco do motor possante "justifica" gastar R$ 435 mil no modelo. O esportivo cativa pela facilidade de condução e pela elegante presença. O que, inevitavelmente, faz com que os vizinhos adotem a expressão “o dono (ou a dona) do RS5” como o primeiro nome do proprietário desta máquina.
Detalhes do banco e da roda do Audi RS5 (Foto: Divulgação) |
Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros
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