Quem achava que a RBR não estava sobrando na Austrália realmente se enganou. Com 1m23s529, um temporal, Sebastian Vettel deixou a concorrência no chinelo e marcou a pole com muita facilidade. Com mais de sete décimos de vantagem para Lewis Hamilton, o atual campeão da Fórmula 1 mostrou que não entrou nesta temporada para brincadeira. E olha que a equipe austríaca optou por não usar o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) no treino classificatório: ou seja, a vantagem real de Vettel poderia estar acima de 1s3.
Ao menos neste início, é o melhor carro do ano.. Salvo algum imprevisto, o alemão deve passear em Melbourne.O fato da RBR não ter usado o Kers pode ter custado a vaga de Webber na primeira fila, já que o australiano não acertou uma boa volta, diferentemente do companheiro Vettel. Mas serviu para confirmar também que a McLaren realmente resolveu os problemas de seu carro. Lewis Hamilton, para variar, teve um desempenho excepcional na classificação e conseguiu uma excelente segunda posição. Jenson Button está em quarto, mas é bom não descartar o campeão de 2009. O inglês tem um estilo de pilotagem bem suave, que casa bem com os pneus Pirelli, que se desgastam mais rápido. Diria que Button é uma boa aposta para a corrida no Albert Park.
Ao menos nesta primeira corrida, a grande candidata à decepção é a Ferrari. Tanto Fernando Alonso quanto Felipe Massa não conseguiram ameaçar nem a McLaren, tampouco a RBR. O espanhol bicampeão mundial ainda conseguiu salvar uma quinta posição, mas o brasileiro teve um desempenho ruim no treino classificatório. Ele passou pelo Q1 e pelo Q2 no sufoco, marcou um tempo não muito bom na superpole e ainda rodou na saída dos boxes, quando faria sua última tentativa na sessão. Quero estar enganado, mas Massa parece estar sentindo a pressão para andar junto com Alonso. Ele foi superado pelo companheiro em todos os treinos.
A Williams, que parecia estar bem na briga para uma vaga na última parte do treino classificatório, pagou caro pelos problemas do terceiro treino livre. Além da escapada de Pastor Maldonado logo no início, que fez a equipe inglesa perder um tempo precioso de pista, o câmbio de Rubens Barrichello tinha uma suspeita de vazamento, o que o deixou preso nos boxes durante quase toda a sessão. Sem poder fazer os últimos ajustes no carro, a equipe acabou eliminada no Q2. Para completar o azar, o veterano brasileiro ainda cometeu um erro – admitido por ele na entrevista – e ficou atolado na brita. Mas a história na corrida pode ser diferente.
Outro destaque da sessão foi, como sempre, o desempenho do japonês Kamui Kobayashi. O piloto da Sauber sempre esteve entre os dez primeiros em todos os trechos do treino, com aquele arrojo que todos nós conhecemos. Entre os pilotos das equipes menores, é o mais promissor, com certeza. Kobashow já faz por merecer, desde o ano passado, uma chance em um time maior e torço para que isto aconteça nos próximos anos. E ele ainda deve ser um dos que aproveitará melhor o regulamento deste ano, que deve ajudar nas ultrapassagens. Se os rivais pareciam presas fáceis em suas mãos, agora deve ser ainda mais fácil para ele.
É claro que temos de destacar o favoritismo de Sebastian Vettel e da RBR na corrida em Melbourne, mas teremos uma prova recheada de alternativas neste domingo. Como o asfalto do Albert Park não é tão abrasivo, as previsões mais otimistas falam em dois pit stops para os pilotos. A chave para um bom resultado é chegar a este número e não fazer muitas paradas. Às vezes será melhor ser menos rápido e mais constante do que muito veloz por poucas voltas. O pneu Pirelli perde muito desempenho quando passa de seu ponto ideal. Além disso, a zona de ultrapassagem promete muita confusão. Diria eu que será uma corrida divertida na madrugada de hoje .
Ao menos neste início, é o melhor carro do ano.. Salvo algum imprevisto, o alemão deve passear em Melbourne.O fato da RBR não ter usado o Kers pode ter custado a vaga de Webber na primeira fila, já que o australiano não acertou uma boa volta, diferentemente do companheiro Vettel. Mas serviu para confirmar também que a McLaren realmente resolveu os problemas de seu carro. Lewis Hamilton, para variar, teve um desempenho excepcional na classificação e conseguiu uma excelente segunda posição. Jenson Button está em quarto, mas é bom não descartar o campeão de 2009. O inglês tem um estilo de pilotagem bem suave, que casa bem com os pneus Pirelli, que se desgastam mais rápido. Diria que Button é uma boa aposta para a corrida no Albert Park.
Ao menos nesta primeira corrida, a grande candidata à decepção é a Ferrari. Tanto Fernando Alonso quanto Felipe Massa não conseguiram ameaçar nem a McLaren, tampouco a RBR. O espanhol bicampeão mundial ainda conseguiu salvar uma quinta posição, mas o brasileiro teve um desempenho ruim no treino classificatório. Ele passou pelo Q1 e pelo Q2 no sufoco, marcou um tempo não muito bom na superpole e ainda rodou na saída dos boxes, quando faria sua última tentativa na sessão. Quero estar enganado, mas Massa parece estar sentindo a pressão para andar junto com Alonso. Ele foi superado pelo companheiro em todos os treinos.
A Williams, que parecia estar bem na briga para uma vaga na última parte do treino classificatório, pagou caro pelos problemas do terceiro treino livre. Além da escapada de Pastor Maldonado logo no início, que fez a equipe inglesa perder um tempo precioso de pista, o câmbio de Rubens Barrichello tinha uma suspeita de vazamento, o que o deixou preso nos boxes durante quase toda a sessão. Sem poder fazer os últimos ajustes no carro, a equipe acabou eliminada no Q2. Para completar o azar, o veterano brasileiro ainda cometeu um erro – admitido por ele na entrevista – e ficou atolado na brita. Mas a história na corrida pode ser diferente.
Outro destaque da sessão foi, como sempre, o desempenho do japonês Kamui Kobayashi. O piloto da Sauber sempre esteve entre os dez primeiros em todos os trechos do treino, com aquele arrojo que todos nós conhecemos. Entre os pilotos das equipes menores, é o mais promissor, com certeza. Kobashow já faz por merecer, desde o ano passado, uma chance em um time maior e torço para que isto aconteça nos próximos anos. E ele ainda deve ser um dos que aproveitará melhor o regulamento deste ano, que deve ajudar nas ultrapassagens. Se os rivais pareciam presas fáceis em suas mãos, agora deve ser ainda mais fácil para ele.
É claro que temos de destacar o favoritismo de Sebastian Vettel e da RBR na corrida em Melbourne, mas teremos uma prova recheada de alternativas neste domingo. Como o asfalto do Albert Park não é tão abrasivo, as previsões mais otimistas falam em dois pit stops para os pilotos. A chave para um bom resultado é chegar a este número e não fazer muitas paradas. Às vezes será melhor ser menos rápido e mais constante do que muito veloz por poucas voltas. O pneu Pirelli perde muito desempenho quando passa de seu ponto ideal. Além disso, a zona de ultrapassagem promete muita confusão. Diria eu que será uma corrida divertida na madrugada de hoje .
Fonte: voandobaixo/
Disponível no(a):http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/
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