25 de mar. de 2011

Carros, asas e escapadas

Por Rafael Lopes|

Felipe Massa dá escapada durante um dos treinos livres em Melbourne
E finalmente os carros foram à pista para os primeiros treinos livres do GP da Austrália, abertura da temporada 2011 da Fórmula 1. Confesso que gostei de não ter começado no monótono circuito de Sakhir, no Bahrein, porque sou um fã da pista montada no Albert Park, em Melbourne. E as primeiras atividades mostraram que o ano, ao menos no início, será um enorme ponto de interrogação. No primeiro, deu RBR com folga, com Mark Webber em primeiro e Sebastian Vettel em segundo. Na sessão vespertina, a McLaren dominou, com Jenson Button à frente de Lewis Hamilton. O que isto significa? Nada ainda. Começaremos a ver neste sábado.
Foram os primeiros treinos com a nova asa traseira móvel e do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) usados ao mesmo tempo. Por isso, vimos várias escapadas. Mas quem não se entendeu mesmo com o equipamento foi Felipe Massa. Ansioso para alcançar o limite, o brasileiro deu várias escapadas nesta sexta-feira. Normal e natural acontecer isso nas sessões livres. Ainda assim, ele ficou bem atrás de Fernando Alonso, seu companheiro na Ferrari. O resultado não significa muito, mas é bom que ele abra o olho. É primordial para ele começar o ano bem para não ser colocado sob pressão ou em condições desagradáveis como em 2010.
Quem me parece estar muito bem, melhor do que no ano passado, é a Williams de Rubens Barrichello. O brasileiro conseguiu ser rápido no primeiro treino, quando ficou em quinto, e teve um ritmo bem constante no segundo, quando andou mais pesado, simulando condições de corrida. Diria que a equipe inglesa acertou a mão no carro deste ano, que tem a revolucionária caixa de câmbio supercompacta. Com um pouquinho de incentivo, o veterano de 19 temporadas pode andar na frente. Não sei se luta por vitórias, mas o time pode subir ao pódio em algumas corridas. Pena que Pastor Maldonado não acompanha o ritmo do companheiro.
O que esperar para este sábado e domingo? Diria que a RBR com Vettel e Webber ainda é a favorita. Acredito também que a Ferrari vai reagir após sofrer com o desequilíbrio do carro neste primeiro dia. Quanto à McLaren, parece que a equipe inglesa solucionou os problemas mais graves do carro. Se é um conserto permanente, é difícil dizer. Mas também tive a impressão que a RBR andou mais pesada na segunda sessão. Continuo apostando na equipe austríaca e torço para que a Williams de Rubens Barrichello consiga um bom resultado. Já Felipe Massa precisa não se afobar para tentar um bom resultado em Melbourne.

Fonte: voandobaixo
Disponível no(a):http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo

Nenhum comentário: