15 de fev. de 2011

A lenda do Camaro ZL1 original



Na semana passada conhecemos o Camaro ZL1 2012. Embora muitos pensem que o modelo escolhido para competir com o Mustang GT500 fosse o famoso Z28, a Chevrolet optou pelo ZL1. Veja por quê.
É provável que o Camaro ZL1 seja o carro mais lendário da longa história dos muscle cars da Chevrolet. Embora somente 69 ZL1 tenham saído das portas da GM, eles foram os carros mais velozes que a GM produziu durante décadas. O nome do V8 427 (7 litros) tornou-se sinônimo daquele que permanece o Camaro mais potente a deixar a fábrica. O ZL1 nunca foi planejado para ser colocado em um carro de rua. A Chevrolet o desenvolveu inicialmente para instalá-lo no Corvette para a categoria Can-Am e outras. Com cabeçote de alumínio usados no também potente 427 L88, o ZL1 teve o bloco feito totalmente de alumínio fundido. A combinação resultou em 435 cv, pesando o mesmo que um 327 (5,35 litros) small block.



O consenso entre os conhecedores do ZL1 é de que os motores na verdade produzem mais de 500 cv, capazes de levar o Camaro em configuração original a completar o quarto-de-milha (402 metros a partir da imobilidade) em menos de 13 segundos, sem maiores esforços. Com pequenas modificações os carros eram capazes de fazer em 11 segundos. Em uma época em que os muscles reinavam, nao se ouvia falar nesse tipo de números.
O ZL1 existiu devido à uma exploração de um processo de fabricação da Chevrolet. O Central Office Production Order (COPO) da GM permitia que se fizesse encomendas especiais à fábrica. A intenção original era configurar veículos comerciais, como táxis ou caminhões, embora o processo permaneça mais conhecido pelos muscles raros e especiais que os concessionários produziram.

Fred Gibbs foi dono da Chevrolet Gibbs e um dos concessionários que usavam o COPO para produzir muscle cars. A concessionária era mais conhecida como uma loja de carros de alto desempenho antes mesmo de Fred Gibbs conceber o Camaro ZL1. Dick Harrell, um piloto de Chevys de arrancada, já havia preparado carros que Gibbs encomendou. O corredor, que já estava familiarizado com o motor ZL1, encorajou Fred Gibbs a solicitar a produção de Camaros ZL1 à Chevrolet. Ambos acreditavam que o motor ZL1 em um Camaro se provaria dominante nas ruas e, mais importante, nas pistas da temporada de 1969.
Tendo isso em mente, Fred Gibb contactou Vince Piggins, que era o chefe de produtos de alta performance da engenharia da Chevrolet no final de 1968. Piggins era quem dava a aprovação final sobre o que poderia ser encomendado ao COPO. A produção do Camaro ZL1 seria aprovada se o concessionário fizesse a encomenda de pelo menos 50 unidades. Gibbs aceitou, Piggins aprovou o pacote 9560 do COPO e o palco foi preparado para a produção de um dos mais incríveis Camaros já construídos.

Quando os primeiros dois Camaros ZL1 Azul Crepúsculo 1969 chegaram à Chevrolet Gibbs em La Harpe, no Estado de Illinois, nenhum dos carros ligou por causa do frio. Mas isso não estava nem perto do pior para Gibbs. O preço de venda, desconhecido pelo concessionário até então, era de mais de 7.200 dólares – um Camaro básico custava 2.500 dólares na época. Não foi surpresa que vender o caríssimo ZL1 tenha se tornado uma dura tarefa.
Embora 50 dos primeiros 52 Camaros ZL1 tenham sido enviados à Chevrolet Gibbs, o concessionário consegui vender apenas 13, e o restante foi devolvido à Chevrolet ou trocado com outros concessionários. Depois de serem preparados pela Chevrolet Gibbs, os ZL1 foram acertados por Dick Harrell. A concessionária vendeu o último ZL1 em 1972, embora ele tenha sido recomprado, retornando à loja um ano depois.
Algumas das outras concessionárias que ficaram com os hoje lendários exemplares tiraram os ZL1 e os trocaram por motores mais baratos para conseguir vender os carros. No fim, um total de 69 Camaros ZL1 foram construídos. Ainda que mal fossem carros de rua, eles estavam cobertos pela garantia de cinco anos ou 80.000 km. A Chevrolet na verdade considerou uma produção regular do ZL1 em algum momento de 1969, mas desistiu da ideia. O motor ZL1 também foi colocado sob o capô de dois Corvettes antes de deixar a fábrica.

Apesar dos carros não terem boas vendas quando novos, eles certamente terão hoje. Os baixos números de produção combinados com o potencial de alta performance fez do Camaro ZL1 ogirinal um dos mais procurados e desejados muscle cars de todos os tempos. Antes da onda dos carros de coleção acreditava-se que o ZL1 seria o primeiro Camaro a ser vendido por um milhão de dólares. O ZL1 cinza que abre o post foi vendido por 486.000 dólares em 2006.
Levando em conta a reputação do ZL1 de ser um dos mais velozes e colecionáveis Camaros, não é difícil entender por que a Chevrolet resolveu deixar de lado o nome Z28 (por enquanto) e batizou seu novo carro de ZL1. Dar o nome de um Camaro que fez história por ser o mais veloz e mais raro de todos a um modelo produzido em série não parece certo para nós, mas isso não faz o Camaro ZL1 2012 menos legal. Por enquanto, ao menos, o lendário modelo de 1969 permanecerá a primeira coisa que vem à cabeça quando se menciona o nome ZL1.


Fonte:jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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