16 de fev. de 2011

Garagem dos sonhos: Aston Martin DB4 GT Zagato



Acho que existem algumas coisas que nunca são demais. Um bom jeans e um bom par de sapatos. Canivetes. Amigos com picapes. Comida mexicana. Livros. E claro, esportivos da década de 60 que correram em Le Mans na sua Garagem dos Sonhos. Já temos os dois melhores (o Shelby Cobra Daytona Coupe e a Ferrari 250 GTO), por isso agora vamos pegar a mais bela dessas máquinas, o ítalo-britânico Aston Martin DB4 GT Zagato.


Alguns de vocês talvez fiquem surpresos que a uma empresa com o pedigree de pistas da Aston Martin tenha procurado a Itália para conseguir ajuda com seu então topo de linha. Afinal, Aston vem da subida de montanha de Aston Clinton, onde o fundador da empresa, Lionel Martin, fez muito sucesso. Mas lembre-se que o nada inglês Augustus Cesare Bertelli salvou a Aston Martin em 1927. Sorte a nossa, também, já que Bertelli era um baita engenheiro. Na metade da dácada de 20 ele construiu três carros para ninguém menos que Wolfe Barnato. Bertelli na verdade venceu a Copa Bienal Rudge Whitworth em LeMans ao volante de um “Bertelli Aston”.

Depois de uma indisposição com os alemães, Sir David Brown continuou a colaboração continental quando ele chegou à Aston. Na metade dos anos 50 Brown chamou a Carrozzeria Touring para construir a carroceria do DB4. E por que não? A Carrozzeria foi a pioneira no sistema superleggera (painéis de liga leve alongados sobre um esqueleto tubular) e também havia construído carros incríveis como o Alfa 8C e o BMW 328 Touring Coupe. Embora fosse bonito, o DB4 não era suficiente. Então a Aston Martin fez o DB4 GT. A potência do seis-em-linha de comando duplo e 3,7 litros projetado por Tadek Marek pulou de 240 para 302 cv. O entre-eixos foi encurtado, o que significa que tudo o que era inútil – a começar pelo banco traseiro – ficou fora do GT. O alumínio era mais fino (e mais leve) e os faróis foram cobertos, melhorando a aerodinâmica. E embora o DB4 GT fosse bem melhor que o carro original e tenha se saído bem nas pistas, ainda não era o bastante. Traduzindo: o DB4 GT não podia competir com as Ferrari 250 GT. Então Brown pegou o telefone e ligou para Zagato.

Com um histórico repleto de vencedores como o Fiat 8V, OSCA 4500 Biondetti, Alfa 8C 2900 e Jaguar XK 140Z, Brown seria louco se ligasse para qualquer outro. Zagato ficou mais que feliz em desmontar um DB4 GT e recontruí-lo inteiro. Peças de metal foram substituídas por alumínio e o carro foi reduzido ainda mais. No lugar dos pesados vidros, foi usado Perspex. Os para-choques foram arrancados junto com qualquer outra coisa que não fosse necessária em um carro de corridas. O motor foi reajustado para gerar 314 cv, um número estupendo em 1960. Especiamente em um carro de 1229 kg. Mas o real legado do Aston Martin DB4 GT Zagato envolve o nome do jovem designer Ercole Spada.

Spada, que projetaria mais tarde os Alfa Romeo Giulietta e Giulia TZ, construiu aquele que é um dos mais belos carros já feitos. Estamos falando de um top 10, se não um top 5. O DB4 GT Zagato foi seu primeiro carro. Preciso mencionar a sorte de principiante? Foram-se as laterais pronunciadas e a grade elevada dos britânicos e em seu lugar entram as suntuosas curvas italianas e detalhes surrealmente matadores.
Embora pareça simples no começo, a admiração revela que o nocaute de Spada é até complexo, especialmente se você olhar por outros ângulos. Toda vez que olho para ele percebo algo novo e sedutor. Repare no perfil do capô pronunciado dobrando-se sobre a grade. Descoladíssimo, caso me pergunte.

Como foram os Aston Zagato nas pistas? Não tão belos. Eles podiam competir, até mesmo em LeMans, mas os DB4 GT Zagato nunca foram tão rígidos ou leves como as Ferraris vencedoras da época.
A dinâmica necessária para encarar as pistas mais desafiadoras do mundo nunca esteve lá. E por quê? Porque você sabe que aquele pouco não fará falta na estrada. E se você não vencer no domingo, não vende na segunda. Foram planejados 25 carros, mas devido à baixa demanda somente 19 foram fabricados (embora durante os anos 80 a Aston tenha completado mais quatro e construído três novas réplicas).

Em 1960 o Aston Martin DB4 GT Zagato era uma máquina incrível, superada apenas pelos melhores esportivos do mundo. Hoje o Aston com carroceria Zagato é, sem dúvida alguma, um dos carros mais desejados por colecionadores entusiastas que dão o devido valor às coisas boas da vida.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: