15 de fev. de 2011

Análises gringas confirmam: McLaren MP4-12C é a nova referência em superesportivos



Boa parte das publicações inglesas e americanas já soltaram seus reviews sobre o novo McLaren, apresentado para a imprensa no autódromo de Portimão, em Portugal. O resultado foi uma unanimidade que deve ter deixado Ferrari, Porsche e Lamborghini com uma pulga atrás do retrovisor.
O carro é equipado com um motor V8 de 3,8 litros biturbo projetado pela McLaren em parceria com a Ricardo, em posição central, com tração traseira e câmbio de sete marchas com dupla embreagem. Em se tratando de especificações técnicas, os números são claros. Por um preço semelhante ao da Ferrari 458 Italia, o MP4-12C é mais potente (600 cavalos contra 570), tem mais torque (61,2 kgfm contra 55) e pesa menos (1.434 kg contra 1.485 kg).


Em relação ao seu parâmetro familiar, o intocável McLaren F1, ele é melhor em todas as medições (aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, baixando para 3,1 com pneus Pirelli Corsa, e de 0 a 200 km/h em 9,1 segundos, ou 8,9 com os Corsa). A única exceção é a velocidade máxima de 330 km/h, menor que os 391 km/h de seu antepassado.

Muito além dos números, o que os jornalistas da Car, Autocar, Autoblog, Evo e Inside Line realmente elogiaram foi o comportamento do carro na pista. Três características principais ajudaram no feito: a sólida rigidez da célula monocoque de fibra de carbono, a incrível aderência da suspensão com amortecedores hidráulicos de funcionamento ativo (leia aqui uma análise completa e ilustrada pelo Inside Line), e o inédito sistema de frenagem que analisa a tomada de curva para frear levemente a roda do lado interno e incentivar o oversteer (a saída de traseira), ao invés do understeer (saída de frente).

Os freios de aço e alumínio podem ser trocados por um kit opcional de discos de carbono. Em paradas mais bruscas, o aerofólio traseiro se transforma em um freio aerodinâmico. Todas estas características foram testadas em Portimão, com direito a passeios tendo Jenson Button como motorista.

Quem está com o inglês afiado pode (deve) ler os reviews nos links no pé do post. Mas vamos traduzir rapidamente três parágrafos que mostram a empolgação do pessoal diante do MP4-12C:
“Antes de hoje, debates sobre a performance de carros com motor central ou traseiro geralmente se resumiam a Ferrari e Porsche. Mas agora o MP4-12C ameaça ficar à frente de ambos” – Matt Davis, Inside Line
“Este é o mais completo supercarro que o mundo já viu. Mais rápido de o McLaren F1, mais fácil de conduzir do que um Audi R8 e mais econômico que um BMW M3, ele roda como um sedã executivo quando você não está na pegada, mas empolga como qualquer supercarro quando as coisas ficam quentes” – Chris Chilton, Car Magazine
“… e se você faz parte desse público e resolver experimentar o 12C, você será laçado. Instantâneamente. E nunca mais irá olhar para a Ferrari 458 ou o Lamborghini Gallardo do mesmo jeito, nunca mais. Depois não diga que não avisamos…” – Steve Sutcliffe, Autocar
Fonte:jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: