15 de jan. de 2011

Qual Comprar? Vale esperar pelo Bravo T-Jet?



Pretendo trocar de carro, e estou em duvida entre quatro modelos. Gosto de hatches, quero um carro bom de dirigir, bom de curva e que tenha um bom desempenho. Minha dúvida é: Ford Focus GLX 2.0 com o catálogo ODJ1, Fiat Bravo Absolute ou Hyundai i30? Também gostaria de saber se vale a pena esperar o lançamento do Bravo T-Jet, pois o preço é pouca coisa mais alto. O desempenho do 1.4 turbo é bem superior aos concorrentes de motor 2.0?
Rafael Chagas Pimenta
Caro Rafael, pensando em desempenho e estabilidade, eu descartaria o Bravo Absolute. Com motor 1.8 16V de 132 cv e suspensão alta e macia, ele não acompanha Focus e i30 com motores 2.0. Agora, quanto ao Bravo T-Jet, aí a coisa muda de figura. Nele, a suspensão é dois cm mais baixa e foi enrijecida. O resultado agrada, e o T-Jet se aproxima do Focus e do i30 nas curvas, embora esses dois tenham uma suspensão traseira mais refinada, multilink contra eixo de torção no Fiat.
Em relação ao desempenho, Focus e i30 andam parecido, com vantagem do Hyundai em baixas rotações por conta do comando de válvulas variável. O Bravo T-Jet não chega a ter um desempenho muito superior, até porque a potência fica próxima dos rivais – 152 cv contra 148 cv do Focus e 145 cv do i30. Mas o que faz diferença no Bravo é o torque que o turbo proporciona: 21,1 kgfm logo a 2.250 rpm (que pode ser ampliado para 23 kgfm pela tecla overbooster no painel), ante 19,5 kgfm a 4.250 rpm do Focus e 19,0 kgfm a 4.600 rpm do Hyundai. Isso significa que no Fiat você terá respostas mais rápidas, especialmente em retomadas. Além disso, o T-Jet vem com um câmbio de seis marchas, que deixa as relações mais curtas e melhora o desempenho.
Se você não liga de o Bravo T-Jet ser movido somente a gasolina (apenas o Focus é flex entre esses três) e certamente ter o seguro mais caro (por ser considerado esportivo), vale sim esperar até março por ele.
Está em dúvida sobre qual carro comprar? Mande sua questão para:blogdolargartixa@hotmail.com

Fonte: colunas.autoesporte
Disponível em:http://colunas.autoesporte.globo.com

Nenhum comentário: