24 de mar. de 2011

Golf GTI completa 35 anos

Golf GTI completa 35 anos
Para comemorar a data, o site www.gti35.com dedicou uma versão de aniversário aos fãs do modelo

O primeiro Volkswagen Golf foi lançado em 1974 e tornou-se uma lenda instantânea. Desde então, seis séries foram produzidas e, cada série ganhou uma versão esportiva chamada GTI ou "Gran Turismo Injection". A primeira versão GTI do Golf chegou ao mercado em 1976. 35 anos depois o modelo continua a fazer sucesso.

Já pensou em trabalhar CRIANDO carros?



Neste último final de semana estava contando a um amigo sobre o meu trabalho, sobre o Jalopnik, quando ele disse: “Interessante, meu irmão mais novo sempre quis trabalhar com carros, queria fazer engenharia mecânica, mas acho que ele vai prestar odontologia mesmo…”. Soltei um olhar de indignação oriental e imediatamente fiz o cidadão ligar para o moleque para convencê-lo a não fazer essa c@&%$a. Quer saber o que eu disse a ele?
Basicamente, expliquei que nunca na história desse país os profissionais da indústria automotiva foram tão valorizados. E não estou falando apenas do “chão da fábrica”, os operadores antigamente chamados de metalúrgicos que hoje cumprem três turnos de trabalho na maioria das fábricas, e dos quais não se ouve nenhuma notícia de greve, cortes ou desemprego há anos.
Não estou falando também da intensa expansão dos centros de produção automotiva, antes concentrados na região do ABC paulista, e hoje espalhados pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Manaus…
Também não me refiro à toda a cadeia de oficinas, seguradoras, inspetoras veiculares, fabricantes de autopeças e todo o tipo de comércio relacionado aos automóveis que já estão no mercado, e que continuarão a demandar um enorme contingente de trabalhadores nos próximos anos mesmo se toda a produção de novos veículos – que em 2010 bateu todos os recordes possíveis e imagináveis – cessasse nesse instante.

Estou falando é dos profissionais no topo da cadeia produtiva, aqueles caras com bons salários, inglês fluente e passaporte em dia, envolvidos no desenvolvimento de novos produtos estratégicos para as grandes marcas.
Gente com formação específica, oriunda das melhores universidades. Engenheiros e designers que são disputados a tapa por RHs e chefes desesperados por novos talentos, por uma simples razão: sobram planos, projetos e vagas no Brasil, e faltam profissionais com qualificação e competência suficiente para encarar a complexa tarefa de projetar, desenvolver e produzir automóveis.

O fenômeno é bastante fácil de entender. Se até pouco tempo atrás apenas as quatro grandes marcas presentes no Brasil (General Motors, Volkswagen, Ford e Fiat) se davam ao trabalho de criar produtos específicos para cá, e mesmo assim com ressalvas, hoje praticamente todos os personagens do mercado (quase duas dezenas) dispõem de planos ambiciosos para um dos lugares mais rentáveis do planeta – e um dos poucos que não foram afetados pela crise de 2008.
Quer exemplos? Separei algumas notícias que encontrei numa pesquisa de dez segundos no Google:
- Hyundai inaugura planta em Piracicaba
- Renault: Joinville entra na disputa por nova fábrica da marca francesa
- Nova fábrica da Toyota no Brasil quer produzir 400 mil veículos
- Fiat confirma nova fábrica em Pernambuco
- Volkswagen investirá R$ 360 milhões na nova fábrica em Taubaté (SP)
- AEA renova diretoria e quer incentivar mais jovens a ingressar na carreira automotiva
Se você tem interesse pela área, procura por emprego mas não consegue achar nada, das duas uma: ou vive no lugar errado, ou está com as qualificações defasadas em relação ao que o mercado precisa. Numa faculdade altamente especializada como a FEI de São Bernardo do Campo, por exemplo, é quase impossível encontrar recém-formados talentosos sem emprego garantido. Na disputa da Fórmula SAE que acompanhamos recentemente, o quadro era o mesmo: os melhores estudantes não se preocupavam exatamente com a possibilidade de emprego, e sim com as opções a escolher.
Tive outra constatação surpreendente ao conversar com outro amigo meu, um profissional que trabalha na área de clay de uma grande marca. O clay, caso você não saiba, é a modelagem em argila, um processo fundamental em qualquer desenvolvimento de automóvel, seja na criação de um novo modelo ou nas dezenas de facelifts externos e internos que afetam nossos carros.

Diante da especificidade de seu trabalho, e da constatação do quão necessária é essa etapa mesmo em tempos de digitalização e modelagem 3D (afinal nenhuma realidade virtual consegue substituir a prova física das linhas e volumes), perguntei quantos profissionais como ele haviam no Brasil. Veterano que conhece quase todos os colegas do setor, meu camarada colocou a mão no queixo, pensou por alguns segundos e disse: “uns vinte”.
Levando em conta não apenas o número de marcas que criam produtos e modificações específicas para nosso mercado, como também o fato de que os centros de desenvolvimento sediados no Brasil já começam a realizar trabalhos para as matrizes lá fora, fica fácil perceber que a conta simplesmente não fecha. Faltam profissionais de qualidade em todos os setores – basta ver a quantidade de pessoas com menos de 30 anos que já ocupam cargos importantes nos departamentos de produto, engenharia e design das indústrias automotivas no país.
“Para preencher uma vaga hoje leva meses” – Pedro Manuchakian, diretor de engenharia da General Motors do Brasil, em entrevista ao Diário do Grande ABC
Espero que tenha conseguido convencer o rapaz lá do início do texto, e todos vocês que por ventura estejam pensando em seguir carreira nesse setor. Mas aí entra a questão da formação ideal. Onde é possível escolher cursos, graduações e especializações capazes de te transformar em um profissional altamente valorizado?
Isso é assunto para um próximo post…

Fonte:jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Novo Range Rover Evoque na neve


Novo Range Rover Evoque na neve Modelo passa por mais uma bateria de testes, agora em Arjeplog, região fria da Suécia

O objetivo da montadora britânica foi observar o desempenho do novo modelo da marca em condições de frio, neve, nevoeiro e gelo. Os novos testes representam uma pequena parte dos mais de 16.700 provas já realizadas pela equipe da Land Rover para colocar o veículo em situações extremas.

A disputa dos sedãs médios

Fotos: Jorge Rodrigues Jorge

A disputa dos sedãs médios
Em 2011, o mercado brasileiro de sedãs médios será especialmente movimentado, com diversas novidades programadas ou já apresentadas pelas marcas

por Marcelo Cosentino

O segmento dos sedãs médios é uma espécie de divisor de águas para o brasileiro. Quem chega lá, deixa para trás o mundinho apertado dos compactos e desfila seu status elevado e a nova condição de consumidor de – algum – luxo. Por esse motivo, as fabricantes investem na qualidade desses modelos.  E, em 2011, o mercado de sedãs médios será especialmente movimentado, com diversas novidades programadas ou já apresentadas pelas marcas. Isso acontece apesar de um panorama desfavorável, onde há uma queda geral nas vendas do segmento desde 2008. Para se ter uma ideia, no ano passado, quando o mercado nacional bateu seu recorde de produção, foram vendidas 176.055 unidades no segmento de sedãs médios. Em 2009, foram 191.786 e, em 2008, 199.589 – melhor número já alcançado pelo nicho.

Siena made in China será apresentado em Xangai

Siena made in China será apresentado em Xangai O modelo é fabricado pela Zotye, parceira da Fiat no mercado local

Sucesso de vendas no Brasil, o Siena vai ressurgir na China com novo visual. Por lá, o veículo é fabricado pela Zotye, parceira da Fiat no mercado local. Depois de duas mudanças estéticas e alguns nomes, o sedã chega no próximo dia 28 de abril ao Salão do Automóvel de Xangai com formas mais arredondas e chamando-se N200.

Hyundai nos EUA: boas vendas e lucros medianos

Hyundai nos EUA: boas vendas e lucros medianos

Montadora nunca vendeu tanto no país, mas concessionárias ainda não lucram como esperado

A atual linha de carros da Hyundai tem feito sucesso no mercado americano. As vendas estão subindo e a marca está caindo no gosto dos consumidores locais. Porém, apesar de venderem mais que muitos concorrentes, os donos das concessionárias ficam para trás na questão lucro.

As novas exigências do mercado chinês


As novas exigências do mercado chinês

Enquanto o mundo alarga políticas protecionistas, a China intensifica as proteções para sua indústria automotiva


Qualquer montadora estrangeira que queria entrar no mercado chinês sabe que só pode se estabelecer por lá com a criação de uma joint venture, em colaboração com um fabricante local de 49%. Agora, além disso, o governo quer acrescentar um novo requisito: As empresas estrangeiras que procuram expandir sua cota de produção devem gerar não só uma nova marca, mas também de baixo custo.

Fiat paralisa investimentos em fábrica de Turim

Fiat paralisa investimentos em fábrica de Turim
Montadora alega falha nas negociações com o sindicato dos trabalhadores da cidade


Chamada pela Fiat de Officine Automobilistiche Grugliasco, a fábrica foi comprada em Agosto de 2009 pela marca italiana. Atualmente, abriga a produção do estúdio de design da montadora.

Por falta de peças, GM interrompe produção nos EUA

 Por falta de peças, GM interrompe produção nos EUA

Desastre no Japão causou atrasos de fornecedores

A General Motors anunciou que foi forçada a suspender a produção na unidade de montagem de Shreveport, Louisiana. Na manhã desta terça, 22, a GM decidiu também paralisar sua fábrica de Tonawanda em Buffalo, Nova Iorque. De acordo com a empresa, o motivo da paralisação é o terremoto, seguido de tsunami que abalou o Japão e causou atrasos significativos dos fornecedores de peças.

Lexus terá novo conceito em Nova York

Lexus terá novo conceito em Nova York
Modelo tem linhas que estarão nos próximos sedãs GS e IS

A Lexus confirmou que mostrará no próximo Salão de Nova York o conceito LF-Gh, que antecipa as linhas da próxima geração do sedã GS, assim como o novo estilo de design dos lançamentos futuros da marca japonesa.

Cadillac tenta a Europa outra vez

Cadillac tenta a Europa outra vez
Marca tem foco em segmento premium com dois novos sedãs

A Cadillac planeja uma nova tentativa de entrar no mercado europeu com o lançamento de dois novos modelos com design diferenciado para tentar agradar os consumidores do velho mundo.

O sedã XTS, mostrado no Salão de Detroit de 2010, reapareceu em Genebra para mostrar aos europeus o novo direcionamento da marca, principalmente no que se refere ao design, que nos últimos projetos assumiu traços muito marcantes, até demais, para a Europa.

Uno Face-Lift By Guilherme

O Novo Uno vai passar por um face-lift em 2012 ou em 2013,e aí fica minha visão:

23 de mar. de 2011

Novo Corolla 2012 em video

Lambo a jato arrepia na neve sueca - mas falha



Olá Lamborghini sueco com chassi de aço e uma turbina Boeing 533 convertida para propulsão a jato. Tudo bem? Ah, você esteve no Orsa Speed Weekend? Que pena que as coisas não saíram como o esperado. Estaremos esperando você no ano que vem.

O mais feroz de todos os singelos Mazda MX-5


Com apenas 850 kg de peso e 278 cavalos de potência, o novo Mazda MX-5 GT de competição é a versão mais leve e mais potente da história do icônico roadster japoronga. Vai correr no Britcar MSA British Endurance Championship – e o mais interessante é a razão “oculta” para a escolha desse campeonato.

Onde estão nossos esportivos? – Parte 3

Após duas seqüências muito interessantes, chegamos à terceira parte da nossa história. Vale lembrar que na primeira falei sobre os futuros clássicos da década de 80 e na segunda mergulhamos de cabeça nos saudosos anos 90, época na qual a concorrência era brava entre as marcas. Agora é a vez dos esportivos mais recentes – alguns infelizmente já falecidos.

No século 21 as opções diminuíram drasticamente. Entre os importados vou citar só três opções: o Audi A3 com T vermelho (180 cv), o GTI VR6 (200 cv), que misteriosamente perdia em velocidade máxima para o GTI Turbo, e o Polo GTI, de 150 cavalos e vendido em lotes bem limitados e caros.

Líder no mundial de Rally, New Fiesta RS segue para etapa de Portugal


New Fiesta RS em etapa anterior no México
Começa nesta quinta (24/03), a terceira etapa do campeonato Mundial de Rally 2011, que vai até domingo nas pistas de cascalho do Algarve, em Portugal. E a Ford Abu Dhabi World Rally Team, equipe oficial da Ford no mundial, segue na frente à bordo do turbinado New Fiesta RS disposta a ampliar sua liderança no campeonato de construtores e de pilotos.

Como transformar um carro comum em um campeão das pistas: parte final


A K-PAX Racing está tentando transformar um Volvo C30 de fábrica em um carro de corrida em 60 dias. O piloto Robb Holland já revelou quase todos os aspectos da empreitada, desde os freios até o diferencial, passando por suspensão, gaiola e ECU. Chegamos à oitava parte: a pista!

Falando em baixinho Alain Prost testing the Audi R8

Veja uma batalha épica entre Senna e Prost em uma corrida de kart


Em 1993, quando esta corrida de kart de exibição ocorreu, a rivalidade épica entre Ayrton Senna e Alain Prost já não era a mesma. Mesmo assim, os mais ferozes adversários que a  Fórmula 1 conheceu levavam as corridas de kart a sério. Dá só uma olhada na técnica.