2 de fev. de 2014

Tirando onda e ficando doce desde 1967

Versão conversível do Chevrolet Camaro é mantida impecável por contador há quase 16 anos e já foi premiada em encontro de clássicos

Belisa Frangione

Chevrolet Camaro de 1967 - Sergio Castro/Estadão
Sergio Castro/Estadão Chevrolet Camaro de 1967
 
O Chevrolet Camaro 1967 das fotos desta página chegou por acaso à vida do contador Rodolfo de Moraes Machado. Em 1998, ele foi visitar o acervo de um amigo colecionador com o objetivo de comprar um Ford Mustang, mas acabou se encantando com o conversível, que não


“O Camaro era um sonho de juventude. Então, quando o vi, insisti para que meu amigo o vendesse, mas, a princípio, ele não quis”, relembra. A persistência de Machado acabou fazendo o ex-proprietário ceder.
Ele diz que o conversível estava em perfeito estado. Mas, após fechar negócio, levou o carro para fazer uma revisão mecânica e mandou repintá-lo.
Entre os cuidados, o contador troca todos os pneus, que são importados, a cada cinco ou seis anos. “É mais por precaução do que pelo desgaste. Rodo tão pouco que será difícil eles ficarem ‘carecas’”, afirma.
Machado diz que o Camaro é muito resistente e nunca o deixou na mão. “Já fomos para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde ele ganhou um prêmio, em 2012.”
O modelo norte-americano tem câmbio automático Powerglide de duas marchas com alavanca na coluna de direção. O motor é seis-cilindros e a potência é de cerca de 140 cv.

De acordo com Machado, o Camaro quase não exige manutenção além da troca de óleo do motor a cada oito meses. Mas ele conta que procurar peças para o conversível é uma saga. “O único jeito é recorrer à importação”, explica.
História. O Chevrolet Camaro foi lançado em setembro de 1966, nos Estados Unidos, nas configurações cupê e conversível. Havia opções de motor seis-cilindros e V8.
O câmbio automático também tinha, além da configuração Powerglide, a Turbo Hydramatic 400, de três velocidades.A versão Super Sport (SS), como a de Machado, não tem o motor mais potente, como o nome sugere. Apenas conta com faixas decorativas no capô.
A segunda geração foi apresentada em 1970. Três anos depois, por não mais se enquadrar nas normas de segurança, o SS saiu de linha para dar lugar à versão Type LT. Atualmente na quinta geração, o Camaro ganhou reestilização em outubro.



Sonho.Machado foi à casa de um amigo colecionador para comprar um Mustang, mas ficou encantado pelo conversível

Participe!Votem no Blog do Largartixa no Top Blog 2013. Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro

Nenhum comentário: