Confortável e com bom motor, hatch recebeu novidades estéticas e passou por redução de preço na linha 2014
por Guilherme Blanco Muniz
Com isso, o hatch passou por sutis modificações estéticas e uma redução de preço. Partindo de R$ 23.990 na versão duas portas e R$ 25.990 com quatro portas, o carro é anunciado como o mais barato do Brasil. Mas, será que vale a compra? Rodamos com o carro em trechos urbanos e a impressão que fica é que o Palio Fire 2014 cumpre bem sua função nessas condições.
Ao dar a partida é que o Palio Fire mostra seu objetivo. Abastecido com etanol, o motor 1.0 flex entrega 75 cv de potência a 6.250 rpm e 9,9 kgfm de torque, que são despejados aos 4.500 rpm. Tal combinação permite ao hatch rodar em trechos urbanos sem deixar o motorista na mão em ladeiras. A direção hidráulica (vendida como opcional por R$ 1.100) agrada em manobras, mesmo com o carro em baixa velocidade, e os freios a disco nas rodas dianteiras e a tambor na parte traseira cumprem bem sua função, sem trancos nem sustos. É verdade que o câmbio manual de cinco marchas poderia oferecer engates mais justos, mas não é algo que prejudique a condução.
A suspensão oferece o tradicional conforto dos modelos da Fiat. Assim, é possível trafegar pelo asfalto irregular das ruas brasileiras sem grandes incômodos, mas a característica não privilegia curvas em alta velocidade.
Se os espelhos retrovisores pecam pelos ajustes manuais, o excelente campo de visão que oferecem contribui para o conforto da condução. Raros são os momentos em que o motorista se vê obrigado a se posicionar de maneira diferente no banco para conseguir visualizar pontos mais distantes do carro, como em uma mudança de faixa, por exemplo.
Os dias ensolarados com recordes de calor podem passar despercebidos a bordo do hatch italiano. Isso porque o sistema de ar-condicionado cumpre mais do que bem seu papel e é capaz de gelar a cabine em pouco tempo. Até os passageiros que gostam de temperaturas mais baixas podem precisar aumentar a temperatura sistema para não passar frio. Isso, porém, é luxo de quem topa pagar R$ 2.350 a mais pelo carro.
Outro item que não está presente na versão “pelada” é o rádio, que pode ser adicionado por R$ 180. Apesar do visual bastante simples, o aparelho também oferece leitor de MP3 com entrada USB no porta-luvas.
Espaço
Medindo 3,82 m de comprimento, 1,63 m de largura, 1,43 m de altura e com 2,37 m de entre-eixos, o Palio Fire oferece bom espaço para o motorista e o passageiro do banco dianteiro. Nos bancos de trás, os mais altos podem sofrer em viagens mais longas. Isso porque, com o banco do motorista ajustado para uma pessoa de pouco mais de 1,70 m, os joelhos do passageiro do banco traseiro pressionam o encosto do assento. Quanto ao porta-malas, apesar do acabamento simples, nada a reclamar quanto ao espaço: enquanto o modelo de entrada da Fiat oferece bons 290 litros, o Renault Clio e o Chevrolet Celta – modelos com preços de entrada próximos aos do Palio Fire - oferecem 255 l e 260 l, respectivamente.
Depois da aposentadoria dos antigos modelos sem airbag e ABS de série, a categoria de veículos de entrada por menos de R$ 30 mil ficou com poucos representantes. Competem com o Palio Fire, o Chery QQ (R$ 23.990), o Renault Clio (a partir de R$ 24.450), o Nissan March (a partir de R$ 27.990) e o Chevrolet Celta (a partir de R$ 28.990). Também pesa na redução de opções o fato de que a Chevrolet parou de produzir a versão duas portas do hatch de entrada. Conforme a reportagem de Autoesporte apurou, a montadora prioriza agora fabricar a versão com quatro portas, mais procurada. Assim, o valor do Celta mais barato passou de R$ R$ 25.990 para os R$ 28.990.
Apesar de ser vendido pelo mesmo preço do hatch de entrada da Fiat e contar com mais equipamentos de série, como ar-condicionado e rádio com leitor de MP3 e USB, o chinês QQ parece não ter caído no gosto do consumidor brasileiro. Ao longo de todo o ano de 2013, a Fenabrave registrou somente 3.109 emplacamentos do modelo, enquanto a Fiat vendeu mais de 53 mil unidades do Novo Palio. Destas, cerca de 75% são da versão com quatro portas, porcentagem que deve ser mantida na linha 2014. A briga fica um pouco mais apertada entre o Nissan March, que vendeu 24.255 unidades em 2013, e o Renault Clio, com 29.199 unidades.
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