4 de fev. de 2014

Fiat Palio Fire cumpre bem o papel de mais barato do Brasil

Confortável e com bom motor, hatch recebeu novidades estéticas e passou por redução de preço na linha 2014 

por Guilherme Blanco Muniz

Fiat Palio Fire 2014 (Foto: Divulgação)
Com a entrada em vigor da lei que exige a instalação de freios ABS e airbag duplo, a Fiat se despediu do clássico Mille e elegeu o Palio Fire como responsável por ocupar a vaga de entrada da marca.
Com isso, o hatch passou por sutis modificações estéticas e uma redução de preço. Partindo de R$ 23.990 na versão duas portas e R$ 25.990 com quatro portas, o carro é anunciado como o mais barato do Brasil. Mas, será que vale a compra? Rodamos com o carro em trechos urbanos e a impressão que fica é que o Palio Fire 2014 cumpre bem sua função nessas condições.
O conforto do interior é garantido pelos novos bancos com revestimento de tecido e volante com boa empunhadura. No entanto, o novo quadro de instrumentos com a angustiante função de econômetro (que diz se o modo de condução está econômico) elimina o conta-giros, apesar do espaço de sobra no painel. Os acabamentos internos não deixam a desejar, mas quando o motorista começa a se animar com o conforto interno, tem que se esticar sobre o banco do passageiro para ajustar o espelho retrovisor lateral manualmente. Ponto negativo.
Fiat Palio Fire 2014 (Foto: Divulgação)

Em movimento
Ao dar a partida é que o Palio Fire mostra seu objetivo. Abastecido com etanol, o motor 1.0 flex entrega 75 cv de potência a 6.250 rpm e 9,9 kgfm de torque, que são despejados aos 4.500 rpm. Tal combinação permite ao hatch rodar em trechos urbanos sem deixar o motorista na mão em ladeiras. A direção hidráulica (vendida como opcional por R$ 1.100) agrada em manobras, mesmo com o carro em baixa velocidade, e os freios a disco nas rodas dianteiras e a tambor na parte traseira cumprem bem sua função, sem trancos nem sustos. É verdade que o câmbio manual de cinco marchas poderia oferecer engates mais justos, mas não é algo que prejudique a condução.
A suspensão oferece o tradicional conforto dos modelos da Fiat. Assim, é possível trafegar pelo asfalto irregular das ruas brasileiras sem grandes incômodos, mas a característica não privilegia curvas em alta velocidade.
Se os espelhos retrovisores pecam pelos ajustes manuais, o excelente campo de visão que oferecem contribui para o conforto da condução. Raros são os momentos em que o motorista se vê obrigado a se posicionar de maneira diferente no banco para conseguir visualizar pontos mais distantes do carro, como em uma mudança de faixa, por exemplo.
Fiat Palio Fire 2014 (Foto: Divulgação)
Acessórios
Os dias ensolarados com recordes de calor podem passar despercebidos a bordo do hatch italiano. Isso porque o sistema de ar-condicionado cumpre mais do que bem seu papel e é capaz de gelar a cabine em pouco tempo. Até os passageiros que gostam de temperaturas mais baixas podem precisar aumentar a temperatura sistema para não passar frio. Isso, porém, é luxo de quem topa pagar R$ 2.350 a mais pelo carro.
Outro item que não está presente na versão “pelada” é o rádio, que pode ser adicionado por R$ 180. Apesar do visual bastante simples, o aparelho também oferece leitor de MP3 com entrada USB no porta-luvas.
Espaço
Medindo 3,82 m de comprimento, 1,63 m de largura, 1,43 m de altura e com 2,37 m de entre-eixos, o Palio Fire oferece bom espaço para o motorista e o passageiro do banco dianteiro. Nos bancos de trás, os mais altos podem sofrer em viagens mais longas. Isso porque, com o banco do motorista ajustado para uma pessoa de pouco mais de 1,70 m, os joelhos do passageiro do banco traseiro pressionam o encosto do assento. Quanto ao porta-malas, apesar do acabamento simples, nada a reclamar quanto ao espaço: enquanto o modelo de entrada da Fiat oferece bons 290 litros, o Renault Clio e o Chevrolet Celta – modelos com preços de entrada próximos aos do Palio Fire - oferecem 255 l e 260 l, respectivamente.
Fiat Palio Fire 2014 (Foto: Divulgação)
Mercado
Depois da aposentadoria dos antigos modelos sem airbag e ABS de série, a categoria de veículos de entrada por menos de R$ 30 mil ficou com poucos representantes. Competem com o Palio Fire, o Chery QQ (R$ 23.990), o Renault Clio (a partir de R$ 24.450), o Nissan March (a partir de R$ 27.990) e o Chevrolet Celta (a partir de R$ 28.990). Também pesa na redução de opções o fato de que a Chevrolet parou de produzir a versão duas portas do hatch de entrada. Conforme a reportagem de Autoesporte apurou, a montadora prioriza agora fabricar a versão com quatro portas, mais procurada. Assim, o valor do Celta mais barato passou de R$ R$ 25.990 para os R$ 28.990.
Apesar de ser vendido pelo mesmo preço do hatch de entrada da Fiat e contar com mais equipamentos de série, como ar-condicionado e rádio com leitor de MP3 e USB, o chinês QQ parece não ter caído no gosto do consumidor brasileiro. Ao longo de todo o ano de 2013, a Fenabrave registrou somente 3.109 emplacamentos do modelo, enquanto a Fiat vendeu mais de 53 mil unidades do Novo Palio. Destas, cerca de 75% são da versão com quatro portas, porcentagem que deve ser mantida na linha 2014. A briga fica um pouco mais apertada entre o Nissan March, que vendeu 24.255 unidades em 2013, e o Renault Clio, com 29.199 unidades.
Palio Fire: Confira os concorrentes (Foto: Autoesporte)

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