28/01/2014 09:13
- Fotos: Divulgação
Fabricantes asiáticas esquecem o pragmatismo visual e ousam em seus novos projetos
por Raphael Panaro
Auto Press
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As marcas orientais são conhecidas pelo
conservadorismo na hora de lançar um carro. Mas são fabricantes como
Honda, Kia, Toyota, Nissan e Lexus que vêm dando espaço para os
“devaneios” de seus designers.
Enquanto isso, as marcas alemãs, às
voltas com a crise europeia, estão cada vez menos motivadas a investirem
em protótipos delirantes. Qualquer propótipo apresentados por
Mercedes-Benz, BMW, Volkswagen e Porsche nos últimos tempos têm sido
simples avant-première de modelos que passaram a ser produzidos poucos
meses depois. A Honda, ao contrário, foi até longe demais no quesito
“esquisitices”. Com o FCEV Concept, a marca japonesa mostrou sua visão
de design de olho na eficiência aerodinâmica e de consumo. O FCEV é
movido a hidrogênio e tem autonomia de 482 km. O impressionante é o
tempo de recarga total da célula: 3 minutos. O conjunto consegue
entregar 134 cv de potência e, segundo a Honda, uma versão de produção
estará rodando até 2015 nas ruas do Japão, Estados Unidos e Europa.
Outro modelo que chama a atenção é o
Toyota FT-1. O conceito Future Toyota One foi criado primeiramente para
ser uma das estrelas do game Gran Turismo 6, do console Playstation 3 –
assim com a Mercedes-Benz fez com o Vision Gran Turismo. As linhas são
bastante ousadas e foram elaboradas pelo estúdio de estilo da Toyota na
Califórnia, nos Estados Unidos – o Calty. O design traz inspiração em
aviões, onde as gigantes entradas do para-choque parecem turbinas que
admitem o ar, que é liberado em seguida na traseira. Na parte de trás há
também uma asa escamoteável. A Toyota não divulgou especificações
técnicas do FT-1 e se limitou a dizer que o conceito possui motor
dianteiro. E a única pessoa no planeta que teve o privilégio de dirigir o
FT-1 nas pistas foi Akyo Toyoda, presidente da Toyota e piloto de
corridas de longa duração nas horas vagas.
A fabricante nipônica também tem exibido
o “estranho” FCV. O carro ostenta para-choques bojudos com enormes
entradas de ar nas extremidades. A traseira se assemelha à parte da
frente, mas em uma escala reduzida. O conceito – mostrado pela primeira
vez em 2011 – é a aposta da Toyota em energias alternativas, no caso o
hidrogênio. E deve ganhar vida em 2015 com autonomia de 500 km e o tempo
de recarga dos dois tanques de alta pressão é também de 3 minutos –
igual ao Honda FCEV.
Na divisão de luxo da Toyota, o estudo
fica em cima do conceito LF-NX, que parece uma variação sobre om mesmo
tema do esportivo LFA e adotou linhas semelhantes em seus carros. No
modelo, a fabricante premium leva a linguagem L-Finesse às últimas
consequências. A enormidade vincos na carroceria impressiona e dá ao SUV
um visual “musculoso” – graças também a grande grade frontal cromada e
as entradas de ar do para-choque. O conjunto óptico tem leds e as luzes
diurnas são independentes. O desenho contribuiu para que o LF-NX seja o
modelo com menor coeficiente aerodinâmico da Lexus. A marca diz que 85%
do atual design será mantido em uma versão de produção que ganhará vida
em 2014. O conceito que mede 4,64 metros de comprimento, 1,62 de altura e
2,70 metros de distância entre eixos e será a aposta da Lexus para
fazer frente ao sucesso do Ranger Rover Evoque.
A compatriota Nissan vem mostrando saúde
também na área de estudos de design. O conceito Sport Sedan antecipa o
que pode vir a ser o próximo sedã grande Maxima. As dimensões ficam em
4,87 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,37 m de altura e
distância entre eixos de 2,82 metros. O Sport Sedan é 29 mm mais longo
do que o atual Maxima vendido nos Estados Unidos – além de ter 49 mm a
mais de entre-eixos. O desenho é fruto do centro de estilo da Nissan em
San Diego, na Califórnia. Ele tem a linguagem V-Motion que abusa dos
vincos e traz os faróis dianteiros em formato agressivo – parecidos com o
370Z. Na traseira, as lanternas bumerangue lembram o sedã médio-grande
Altima. A Nissan “calçou” o Sport Sedan com rodas de 21 polegadas e
pneus 275/30. Para empurrar toda esta suntuosidade, o motor é um V6 3.5
litros com 300 cv de potência. Apesar de ter ostentar o nome Sport, o
modelo traz tração dianteira e o câmbio continuamente variável – CVT.
A coreana Kia vem investindo no
esportivo-conceito GT4 Stinger, uma visão do futuro rival para o Toyota
GT-86. Na dianteira, o cupê de quatro lugares traz a tradicional grade
“focinho de tigre” em um tamanho generoso – para ajudar a resfriar o
motor. Mas o destaque são a coluna dianteira “vazada” e os faróis com
leds arrumadas em um filete vertical. Já a lateral deixa bem claro que o
modelo é um Gran Turismo com a linha ascendente do teto. Atrás, as
lanternas também em led fazem um formado de “C” e as duas saídas de
escapamento nas extremidadades do carro completam o conjunto. Um detalhe
que chama atenção pelo requinte é a ausência de maçanetas internas.
Para abrir as portas, usam-se tiras de tecido. De acordo com a Kia, o
GT4 Stinger é equipado com um propulsor quatro cilindros 2.0 litros com
injeção direta. Ele é capaz de entregar 315 cv de potência que são
enviados ao eixo traseiro. A transmissão é automática de seis relações.
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