4 de jan. de 2014

Hatches compactos que desembarcam em 2014

Volkswagen up! (Foto: Divulgação)
Principal segmento de veículos do Brasil, o mercado de hatches compactos sofreu uma pesada e bem-vinda revolução em 2013. O ano consolidou uma nova fase para a categoria, com o lançamento de modelos mais bem resolvidos em termos de equipamentos, mecânica, design e, sobretudo, segurança. Em 2014, o cenário não será diferente.
De olho neste lucrativo nicho, as montadoras estão preparando boas surpresas para o próximo ano. Confira o que vem por aí:


Volkswagen up!
O pequeno up! é um dos mais importantes projetos da Volkswagen para o Brasil nos últimos anos. O modelo chega para aposentar o Gol G4, que deixará de ser vendido em março. De acordo com fontes ligadas à Autoesporte, o carro já está no forno. Ele está sendo produzido na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo. Nas lojas, o compacto estreia entre o fim de fevereiro e início de março. Embora a VW ainda não tenha falado em preços oficialmente, é provável que o up! parta de R$ 28 mil na versão com quatro portas.
O hatch adotará um bloco 1.0 12V de três cilindros capaz de render 82 cv de potência, acoplado a uma caixa de transmissão manual de cinco velocidades. Especula-se que a versão topo de linha contará com um câmbio automatizado de cinco marchas. Se a expectativa se confirmar, o up! será o primeiro 1.0 do portfólio da Volks a contar com este tipo de câmbio.
Ford Ka Concept (Foto: Ford)
Novo Ford Ka
O Kazinho ganhará uma pitada de fermento em 2014. Maior e mais robusta, a nova geração do carro de entrada da Ford adotará a mesma linguagem visual utilizada em outros lançamentos da marca, como New Fiesta e EcoSport, com a grade frontal em evidência. O modelo é extremamente importante dentro da estratégia da montadora. Ele trará força ao segmento de entrada, onde a Ford tem perdido espaço há alguns anos, já que dispõe apenas da cansada atual versão do Ka e do também ultrapassado Fiesta Rocam.
O novo Ka se afastará levemente da versão anterior em termos de posicionamento de mercado. Mais sofisticado, o carro vem para brigar não só com os tradicionais líderes Volkswagen Gol, Fiat Palio e Uno, como também para encarar o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. A mudança impactará na tabela do veículo, que deverá partir de R$ 31 mil.
Projeto global, o modelo será fabricado na planta de Camaçari, na Bahia. Sob o capô, o Ka trará, na versão de entrada, um inédito bloco 1.0 de três cilindros. O modelo topo de linha será equipado com o propulsor 1.5 já adotado pelo New Fiesta. A estreia deverá acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.
Renault Sandero Stepway (Foto: Ricardo Sant'Anna)
Novo Renault Sandero
Após a chegada da nova geração do Logan neste ano, em 2014 será a vez do novo Sandero pintar em território nacional, quase dois anos depois do lançamento na Europa. A exemplo do irmão sedã Logan, o Sandero contará com um visual mais requintado por dentro e por fora. O hatch continuará seguindo a receita de bolo, apostando em atrativos da versão atual, como o sistema multimídia MediaNav, que traz uma tela sensível ao toque no painel. O novo Sandero deverá chegar às revendas no próximo mês de abril.
Nissan March ganha reestilização na Europa (Foto: Divulgação)
Novo Nissan March
Apresentado em 2013 na Europa, o novo Nissan Micra dá pistas de como será o visual do novo March por aqui. De cara nova, o carro será lançado no segundo semestre de 2014. O modelo será importante não só por ser a primeira reestilização do compacto no Brasil, mas por marcar o início da produção nacional. Fabricado no México, o March passará a ser fabricado no complexo industrial da montadora japonesa em Resende, no Rio de Janeiro. É a chance de virada da Nissan nas vendas, já que o carrinho atualmente sofre com a restrita cota de importação.
Chery QQ reestilizado (Foto: Guilber Hidaka/Divulgação)
Novo Chery QQ
O Chery QQ também ganhará nova versão em 2014. Ainda no primeiro semestre, o carrinho chinês aportará no Brasil com visual renovado. O carrinho ficará levemente maior e requintado. A montadora promete entregar mais qualidade de acabamento, mas manterá o motor 1.1 de 68 cv de potência. Em 2015, o modelo passará a ser feito na fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo.
Fiat Uno Economy (Foto: Fiat)
Novo Fiat Uno
A Fiat lançará a primeira reestilizado no Novo Uno em dezembro. O carro chegará às concessionárias já como modelo 2015. O que se sabe, até agora, é o hatch terá o visual da dianteira redesenhado. Rumores dão conta de o compacto também terá um novo motor.


Participe! Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: