7 de jan. de 2014

Como se sairam os principais lançamentos de 2013 por TEREZA CONSIGLIO

 
Ford New Fiesta  (Foto: Divulgação)
Em 2013, as vendas de automóveis até podem ter ficado abaixo dos resultados de 2012, mas isso não significa que o ritmo de lançamentos tenha sido menos intenso.
Com mais de 70 novos modelos e versões, a concorrência entre as montadora nunca esteve tão acirrada: há anos o setor automobilístico nacional não via uma briga tão intensa pela liderança de vários segmentos, um movimento impulsionado pela chegada de novatos como Ford New Fiesta, Chevrolet Prisma, Volkswagen Golf.  Saiba como se saíram os principais lançamentos do setor em 2013:

Ford New Fiesta
Em maio, o hatch enfim chegou às lojas trazendo a etiqueta "made in Brazil". Produzido em São Bernardo  do Campo (SP), o compacto veio para disputar espaço com as versões mais completas de Chevrolet Onix e Hyundai HB20 e com modelos em um degrau superior, como Citroën C3, Chevrolet Sonic e Fiat Punto. E ele conseguiu superar a todos. Embora suas vendas sejam contabilizadas com as do Fiesta Rocam, a chegada do novo modelo deu uma boa incrementada no número de emplacamentos. Para se ter uma ideia, as vendas saltaram de 7.215 unidades em janeiro para 16.299 em dezembro, mês em que ele foi o 2º carro mais vendido, ultrapassando Fiat Uno e Palio. No acumulado de 2013, foi o 4º automóvel mais vendido, com 23.036 carros. Atualmente, é vendido a partir de R$ 39.890.
Peugeot 208 (Foto: Autoesporte)

Peugeot 208
Principal aposta da Peugeot nos útlimos anos no país, o hatch 208 produzido na unidade de Porto Real (RJ) chegou ao mercado em abril, com a promessa de ser o modelo mais vendido da montadora francesa no Brasil. De fato, nesse quesito, a missão foi cumprida. O compacto emplacou 20.729 no ano, fechando dezembro com uma média 2.591 carros vendidos por mês desde seu lançamento. O desempenho, no entanto, poderia ter sido melhor não fosse a chegada do novo Ford Fiesta, que mira na mesma faixa de preço do Peugeot. Com isso, o 208 encerrou 2013 na 36º posição no ranking de vendas da Fenabrave. Os preços começam em R$ 39.990.
Citroën C4 Lounge (Foto: Oswaldo Luiz Palermo)

Citroën C4 Lounge
O substituto do C4 Pallas desembarcou nas lojas em setembro com a missão de chacoalhar a já tradicional briga entre Honda Civic e Toyota Corolla. Há quatro meses no mercado, o sedã argentino conseguiu dar apenas uma beslicadinha nesse filão: foram 3.055 unidades em quatro meses. Pode ser encontrado nas lojas a partir de R$ 59.990.
Ford Focus hatch 2014 (Foto: Divulgação)

Ford Focus
A terceira geração do Focus hatch e sedan estreou por aqui em outubro, muito mais sofisticada e cara.  A escalada na tabela de preços pouco afetou a performance mercadológica da versão três volumes, cujas vendas sempre foram modestas, somando no ano ano passado 7.173 carros. Já o hatch, apesar de ter segurado a segunda posição entre os médios, com 20.825 unidades comercializadas, perdeu a vantagem que possuia com a ofensiva do também novato Volkswagen Golf. Hoje, Focus hatch sai a partir de R$ 60.990, enquanto o sedã sai por R$ 69.990.
Volkswagen Golf GTi (Foto: Fabio Aro/Autoesporte)

VW Golf
Após a defasagem de 7 anos, finalmente o novo Volkswagen Golf desembarcou no Brasil, em outubro. E já no primeiro mês mostrou a que veio: tomou a liderança no segmento dos hatches médios. Em seus primeiros 30 dias de loja, foram vendidas 1.830 unidades contra 1.404 unidades do arqui-rival Ford Focus. No acumulado do ano, no entanto, o Volkswagen ficou na terceira posição com 13.785 unidades vendidas. Pela performance do hatch nos últimos meses, tudo indica que ele tem tudo para deixar para trás o Focus e também do líder Chevrolet Cruze em breve. Os preços começam em R$ 67.990.
Chevrolet Prisma (Foto: Rafael Munhoz)

Chevrolet Prisma
A boa recepção do compacto Onix no mercado já dava indícios do potencial de vendas também da versão sedã. O três volumes Prisma chegou em março e logo se transformou em um dos maiores best-sellers da marca. No acumulado de 2013, emplacou 61.301 unidades, tornando-se o 4º sedã compacto mais vendido de 2013 e o 8º automóvel mais vendido no período. As versões começam em R$ 36.190.
Hyundai HB20S (Foto: Hyundai)
Hyundai HB20S
O sedã coreano chegou para combater o rival Prisma, a exemplo da briga travada por suas versões hatches Onix e HB20. Também lançado em março, o três volumes o Hyundai não conseguiu emplacar tanto como o sedã da Chevrolet, mas conquistou a 4º colocação na lista dos sedãs compactos - no geral, foi o 20º automóvel mais vendido do ano, com 35.382 unidades. Parte de R$ 38.995.
Renault Logan (Foto: Divulgação)
Renault Logan
Ele estreou aos 45 minutos do segundo tempo, na segunda quinzena de novembro, mas nem por isso deixou de ser notado. Completamente renovada, a segunda geração do Logan chegou mais bonita e refinada que a anterior, o que aumentou o interesse dos consumidores e deu um empurrãozinho nas vendas em dezembro. Foi o melhor mês do ano para o sedã, quando as vendas somaram 2.690 unidades. Em 2013, o modelo emplacou 23.036 unidades e ficando em 8º lugar no ranking de vendas da categoria. O sedã tem preço inicial de R$ 28.990.
Participe! Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: