8 de dez. de 2013
Volta rápida: com cara de novo Uno, Fiorino 2014 traz mais espaço e motor 1.4
Como aquela Kombi que serve de barraca de pastel e caldo de cana na feira sairá de cena em breve, é inevitável pensar num substituto imediato. De olho nesse consumidor que ficará órfão, a Fiat aproveita a oportunidade e lança a nova geração do Fiorino furgão.
Além da renovação total no estilo e plataforma do utilitário, com base no novo Uno e na picape Strada, a marca italiana também passa a atender a obrigatoriedade dos freios ABS e duplo airbag para todos os veículos novo fabricados no Brasil, que passa a valer no início do ano que vem. Feitas as apresentações, é hora de conhecer as armas Fiorino 2014.
O que é? A nova geração do comercial leve da Fiat traz, além da plataforma mais moderna, uma carroceria maior: o Fiorino está 200 mm mais comprido, 21 mm mais largo, 27 mm mais alto e entre-eixos 140 mm maior. Assim, a capacidade de carga também foi ampliada, passando a até 650 quilos. Outra novidade está na suspensão traseira com feixe de mola, inteiramente nova, derivada da Strada.
A frente é a cara do novo Uno. Desenvolvido no Brasil, O Fiorino uniu os traços quadrados com cantos arredondados do hatch com a lateral elevada e o compartimento de carga. As lanternas agora são bem grandes e ocupam verticalmente boa parte da traseira, como no Doblò. Voltado para o trabalho, vem com para-choques na cor preta, mas eles podem ser pintados na cor do carro opcionalmente. De série, o novo Fiorino recebe generosos frisos de proteção laterais.
No compartimento de carga, as portas têm abertura em dois estágios. No primeiro, ficam travadas em ângulo de 90 graus em relação à carroceria; depois de destravadas, podem ser abertas totalmente – 180 graus. Vidros nas portas traseiras, o que inclui também vidro na parede divisória interna, são opcionais.
Como anda? Apesar de ser um carro comercial, o interior do Fiorino 2014 é basicamente o mesmo do novo Uno. Painel, botões de comando, quadro de instrumentos… Tudo igual. No console central há porta-copos duplo, enquanto a alavanca de câmbio também é a mesma do Uno. Para acomodar óculos, canetas ou fichas de papel, há um console porta-objetos no teto como item de série.
Sendo assim, entrar no Fiorino é quase a mesma coisa de se acomodar no Uno. Quase. A diferença mais nítida é notada pela ausência do retrovisor interno (que perde a função com o baú atrás), o que deixa o campo de visão frontal bem amplo. Para compensar, os retrovisores externos são maiores e oferecem melhor visibilidade. Regulagem de altura do banco do motorista e ajuste de altura do volante são opcionais.
Dirigimos o modelo num pequeno percurso na cidade de São Paulo. O destaque ficou para o motor 1.4 EVO Flex que recebeu nota “A” do INMETRO em termos consumo. A potência de 85 cv a 5.750 rpm e torque de 12,4 kgfm a 3.500 rpm com gasolina (88 cv e 12,5 kgfm com etanol na mesma rotação) conferem boa agilidade ao modelo, apesar do teste ter sido feito com o carro vazio. Mesmo com visual de Uno, a sensação ao volante lembra um pouco a da Strada – reflexo da suspensão traseira mais robusta, um pouco mais sacolejante que a do hatch.
Quanto custa? Atacando com vontade o mercado da Kombi, a Fiat fez questão de mostrar as possibilidades de utilização do novo Fioriono, inclusive para atender àquela demanda da feira livre citada no começo. Para a imprensa, foram mostradas versões já adaptadas e ambientadas para venda de hot-dogs, sorvetes e flores, além de uma versão ambulância.
Por R$ 38.540, o novo Fiorino 2014 de base vem com velocímetro (sem conta-giros), indicadores de combustível e temperatura digitais e hodômetros total e parcial. Na versão de acabamento luxo, adiciona o conta-giros e computador de bordo. Obrigatórios, freios ABS e airbag duplo são itens de série.
Para atender às necessidades de trabalho, o utilitário sai de fábrica com forração integral do assoalho de carga, recobrimentos laterais parciais de plástico, “bate carga” reforçado, luz do vão de carga e ganchos para amarração no baú. No restante, tudo é opcional. Para adicionar ar-condicionado com para-brisa degradê, o custo adicional é de R$ 3.098, enquanto a direção hidráulica sai por R$ 2.023. Sensor de estacionamento, faróis de neblina, rádio USB MP3/WMA, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros com one-touch (subida e descida) para o motorista, brake light; alça de segurança do lado passageiro, alerta de manutenção programada (luz espia) e porta-luvas iluminado podem ser adicionados por meio de pacotes. As cores disponíveis são as sólidas vermelho Alpine, preto Vulcano, branco banchisa e a metálica prata Bari (R$ 1.045).
Ficha Técnica: Fiat Fiorino Furgão 2014
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.368 cm³, flex; Potência: 85 cv gasolina/88 cv etanol ambos a 5.750 rpm; Torque: 12,4 kgfm com gasolina/12,5 kgfm com etanol a 3.500 rpm; Transmissão: manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: mecânica com pinhão e cremalheira (hidráulica opcional); Suspensão: independente McPherson na dianteira e feixe de mola parabólica longitudinal com amortecedores hidráulicos e eixo rígido na traseira; Freios: ABS com EBD com discos ventilados na dianteira e tambor na traseira; Peso: 1.117,6 kg; Capacidades: 650 kg de carga e volumétrica de 3.100 litros, tanque 58 litros; Dimensões: comprimento 4.384 mm, largura 1.926 mm, altura 1.900 mm, entre-eixos 2.717 mm; Desempenho*: velocidade máxima de 158 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h: 11,9 segundos com etanol. *Dados do fabricante
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