3 de dez. de 2013

TYPE R, UM NOVO TIPO DE CIVIC

Aceleramos o protótipo do novo esportivo da Honda

por ALBERTO CATALDI, DE TÓQUIO (JAPÃO)
 
Protótipo do Honda Civic Type R  (Foto: Divulgação)
Ele tem cara de mau nas fotos e ao vivo. E a pintura preta fosca feita para disfarçar seu visual durante os testes acaba sendo o uniforme perfeito para um cupê capaz de fazer o que o Civic Type R faz.

Autoesporte esteve na pista de testes da Honda em Tochigi e, por duas voltas no percurso de cerca de 2 km, pôde pisar fundo no acelerador do protótipo do Civic mais esportivo já criado. Ele ainda está em fase de desenvolvimento, sempre sob o olhar atento do time de engenheiros da marca japonesa. Mas já poderia correr pra rua hoje mesmo.
A pista de testes parece pequena para a combinação do 2.0 turbo com o câmbio manual de seis velocidades. É um carro bruto e sempre pronto para acelerar. Afinal, é pra isso que ele nasceu. E se existem puristas que não acreditam em esportividade em modelos de tração dianteira, uma volta neste Civic deve mudar as coisas.
O bloco também é um protótipo em desenvolvimento, mas já tem a configuração que será vista quando estiver nas ruas. Com 4 cilindros e injeção direta, o motor conta com um sistema avançado de arrefecimento que inclui uma galeria nova no pistão e cabeçote otimizado. Também há sistema de duplo comando de válvulas variável, bomba de óleo de alta eficiência e válvulas de alívio elétricas. A Honda afirma um ganho de eficiência de 10% em relação ao 2.0 tradicional, com o auxílio de tecnologias como o sistema idling stop, que desliga o motor quando o carro fica parado por mais de 3 segundos e religa instantaneamente quando o motorista pisa no acelerador.
Protótipo do Honda Civic Type R (Foto: Divulgação)
2 km são pouco, 200 km/h são só o começo
A volta feita por Autoesporte teve velocidade limitada eletronicamente a 200 km/h. Uma pena. Primeiro, porque não demorou muito para alcançar a marca. E segundo, porque o cupê claramente mostrava capacidade de ir além. Com a rotação do motor na casa de 4 mil giros e espaço para ir até 7 sem entrar na “zona vermelha”, o Civic VTEC Turbo é capaz de comer asfalto sem qualquer remorso.
São 280 cavalos sob o capô. E os engenheiros - apesar da postura comedida e milimetricamente estudada, típica dos japoneses - não poupam palavras para dizer que trabalharão muito para o motor ir bem além disso. “300 cavalos, quem sabe?”, pergunto. “Esperamos que sim”, responde o engenheiro com um riso empolgado.
É difícil imaginar como será isso. Enquanto me preocupo em acelerar o cupê sem errar o tempo da troca de marchas (não é inexperiência técnica, mas falta de prática de trocar marchas na velocidade que o Type R exige… com a mão esquerda), percebo como a traseira é dócil de uma maneira que não estou acostumado com um carro desta força. Um câmbio automático de dupla embreage certamente ajudará a tornar a curva de aceleração com a precisão que ele merece, mas a diversão de comandar, mesmo mais atrapalhando o sistema do que ajudando, é recompensadora.
Recompensador também é o ronco impiedoso do motor, logo à frente. O som é grave e não vem acompanhado de um esperado tremor do volante. Mesmo se tratando de um protótipo, fica evidente que o nível de crueza foi cuidadosamente estudado.
Protótipo do Honda Civic Type R (Foto: Divulgação)

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: