O dia 16 de novembro de 2012 ficará marcado para sempre na história Carplace . Foi nesta data, há pouco mais de um ano, que o site se tornou o primeiro do gênero no Brasil a realizar seus próprios testes de automóveis. Com a compra de um aparelho de medição VBox, da britânica Racelogic (o mesmo usado pelas principais publicações automotivas do mundo), demos um importante passo para a credibilidade de nossas avaliações, que passaram a ser complementadas pelos números de aceleração, retomadas e frenagens. As medições, realizadas em pistas fechadas, são complementadas pelas aferições de consumo urbano e rodoviário.
Desde o pioneiro Peugeot 308 THP, que inaugurou a era dos Testes CARPLACE, já foram mais de 60 medições publicadas pelo site, incluindo comparativos envolvendo três ou até quatro carros. Ou seja, em apenas um ano, já formamos uma base de dados considerável, que agora abrimos para você de forma organizada, dividida em rankings. Confira a seguir, do primeiro ao décimo, os carros mais rápidos, econômicos e bons de freio que já passaram por aqui!
Aceleração de 0 a 100 km/h
1) Mercedes-Benz SLK 55 AMG: 5,4 s
2) BMW 640i Gran Coupé: 5,9 s
3) Renault Mégane RS Cup: 6,7 s
4) BMW Z4 20i Pure Impulse: 7,2 s
5) BMW 118i/MINI Paceman S/VW Fusca 2.0 TSI: 7,3 s
6) Audi A3 Sportback 1.8 TFSI: 7,5 s
7) Citroën DS3: 7,9 s
8) Peugeot RCZ: 8,4 s
9) Mercedes-Benz A200: 8,6 s
10) Citroën DS4/Peugeot 308 THP: 8,7 s
Comentário: Domínio alemão nas provas de aceleração, com a “intromissão” de alguns franceses. Apenas SLK AMG e BMW 640i Gran Coupé abaixo da barreira dos 6 segundos. Bela entrada do Mégane RS, conquistando o terceiro lugar. Exceto pelo líder SLK, com motor V8 aspirado, todos os demais são turbinados.
Consumo médio gasolina ciclo rodoviário
1) VW Fox Bluemotion 1.0: 20,6 km/l
2) Fiat Uno Economy 1.4: 19,0 km/l
3) Renault Clio: 18,4 km/l
4) Mercedes-Benz A200: 16,9 km/l
5) Mercedes-Benz B200: 15,8 km/l
6) Citroën DS3: 15,6 km/l
7) BMW 118i: 15,5 km/l
8) VW Golf 1.4 TSI: 15,1 km/l
9) BMW Z4 20i Pure Impulse: 15,0 km/l
10) JAC J3 Turim: 14,8 km/l
Comentário: Fox Bluemotion, Uno Economy e Clio conquistaram as três primeiras colocações durante nossa reportagem especial “em busca dos 20 km/l” (veja matéria clicando aqui). Os restantes mostraram o valor do downsizing, com seus motores turbinados de baixa cilindrada – o Mercedes Classe A bebeu quase tão pouco quanto os “mil” nacionais.
Consumo médio etanol ciclo rodoviário
1) VW Fox Bluemotion 1.0: 14,2 km/l
2) Fiat Grand Siena Attractive 1.4: 12,4 km/l
3) Ford Fiesta Titanium 1.6 Powershift: 12,3 km/l
4) Chevrolet Onix LTZ 1.4/Totota Etios XS 1.3: 12,0 km/l
5) Ford Fiesta S 1.5: 11,9 km/l
6) Peugeot 208 Allure 1.5/Toyota Etios Sedan XLS 1.5: 11,7 km/l
7) Chevrolet Prisma LTZ 1.4: 11,6 km/l
8) Hyundai HB20 Premium 1.6: 11,4 km/l
9) Renault Logan Expression 1.6/Ford EcoSport FreeStyle 1.6: 11,2 km/l
10) VW Gol Track 1.0: 11,0 km/l
Comentário: Novo triunfo do Fox Bluemotion, provando que os motores 1.0 de três cilindros vieram para ficar – os próximos serão VW Up! e o novo Ford Ka. Destaque também para Grand Siena 1.4 e Fiesta Powershift 1.6, que passaram dos 12 km/l na estrada.
Frenagem 100 km/h a 0
1) Renault Mégane RS Cup: 35,2 m
2) BMW Z4 20i Pure Impulse: 36,4 m
3) Audi A3 1.8 TFSI: 36,5 m
4) VW Golf 1.4 TSI: 36,7 m
5) Peugeot RCZ: 37,2 m
6) Peugeot 308 THP: 37,6 m
7) Mercedes-Benz SLK 55 AMG: 38,6 m
8) Citroën DS3: 38,8 m
9) Ford Focus Sedan Powershift: 39,1 m
10) BMW 640i Gran Coupé: 39,2 m
Comentário: Somente importados na lista, com vitória do Mégane RS Cup – exibindo sua vocação para pista. Resultados próximos dos primos alemães Audi A3 e VW Golf, em terceiro e quarto, respectivamente. O único “Made in Mercosul” do ranking foi o Focus Sedan, na nona colocação.
Participe! Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://carplace.virgula.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário