4 de out. de 2013

WRC: Neuville vira sobre Loeb e termina 2º dia à frente na França

Belga aproveitou melhora do clima para vencer os três estágios da tarde, abrindo 9s8 na ponta; novo campeão, Ogier teve atuação discreta e está em 5º

Thierry Neuville, da M-Sport Ford (AP Photo/Michael Probst)Thierry Neuville, da M-Sport Ford (AP Photo/Michael Probst)
 
Tentando consumar o vice-campeonato do WRC (Mundial de Rali) em 2013, já que o título está matematicamente decidido em favor de Sébastien Ogier, Thierry Neuville empreendeu uma boa virada sobre ninguém menos do que o eneacampeão da categoria, Sébastien Loeb, para terminar o segundo dia do Rali da França na primeira posição.

Em sua corrida de despedida do rali, Loeb apostou em um acerto para pista molhada em seu Citroen DS3 e, calçado com pneus duros, venceu os três primeiros estágios desta sexta-feira, já que a chuva não deu trégua na região da Alsácia durante a manhã, embora sempre presente de forma intermitente.
Contudo, o clima melhorou à tarde e Neuville, que havia apostado num ajuste para piso seco no Ford Fiesta da M-Sport, conseguiu vantagem em relação aos adversários, faturando os três últimos percursos cronometrados e abrindo 9s8 de vantagem sobre o espanhol Dani Sordo, companheiro de Loeb na Citroen, o segundo colocado.

O trajeto mais difícil e decisivo do dia, sem dúvidas, foi o de Vosges, que fez vítimas tanto no período matutino quanto no vespertino. Na primeira passagem dos competidores, foi o recém-coroado campeão Ogier quem sofreu, perdendo 19 segundos com seu Volkswagen e saindo da luta pelas primeiras colocações. Outro acometido nesse trecho foi Mikko Hirvonen, da Citroen, que rodou e ficou bem distante dos ponteiros.
Quando o percurso foi repetido, foi a vez de Loeb sucumbir, perdendo não apenas a dianteira para Neuville, como também o segundo posto para Sordo e o terceiro para o Volks de Jari-Matti Latvala. Assim, o francês iniciará a penúltima data de disputas ocupando o quarto lugar.
Pela classe WRC2, o ex-F1 Robert Kubica continua soberano a bordo do Citroen DS3 RRC, tendo aberto 3min31s de frente sobre Elfyn Evans na liderança da divisão. No geral, o polonês está posicionado em 11º. Neste sábado, os competidores iniciam a reta final da 11ª e antepenúltima etapa da temporada, com a realização de mais sete especiais, que somam quase 135 quilômetros de percursos cronometrados.
Rali da França – parcial após 7 de 20 estágios:
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Thierry Neuville (BEL/M-Sport Ford) 1h08min56s5
2º. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 9s8
3º. Jari-Matti Latvala (FIN/Volkswagen) a 11s8
4º. Sébastien Loeb (FRA/Citroen) a 12s2
5º. Sébastien Ogier (FRA/Volkswagen) a 28s7
6º. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford) a 1min03s6
7º. Andreas Mikkelsen (NOR/Volkswagen) a 1min26s4
8º. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 1min33s5
9º. Mads Ostberg (NOR/M-Sport Ford) a 1min37s5
10º. Martin Prokop (TCH/Jipocar Ford) a 2min36s3

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: