Peugeot lança na França o novo 308, feito à semelhança de rivais alemães
O 308 já pode ser considerado um dos
carros mais singulares na história da Peugeot. A segunda geração do
hatch médio, que acaba de ser apresentada na França, é o primeiro modelo
da marca francesa a não ostentar uma nova nomenclatura em todos os 131
anos que a Peugeot fabrica automóveis. Depois de lograr bastante sucesso
com o compacto 208 e o utilitário 2008, a marca do leão volta suas
atenções para um dos segmentos mais competitivos na Europa, que recebeu
recentemente novidades de peso, como o Volkswagen Golf. Para competir
com as referências do mercado, a marca se concentrou em aspectos como
eficiência, design, prazer ao dirigir e qualidade construtiva do
produto.
O aumento na eficácia do conjunto se
deve muito pela nova plataforma que dá base ao 308. A estrutura modular
EMP2 permitiu uma redução de até 140 kg no peso total do carro. As
dimensões ligeiramente mais enxutas também contrubiram. No entanto,
mesmo menor, a Peugeot conseguiu aproveitar melhor o espaço interno, com
dimensões maiores no habitáculo e um vasto porta-malas de 470 litros.
Além disso, o peso menor influi diretamente no consumo e emissões de
poluentes.
O visual é indisfarçavelmente
inspirado nos rivais alemães. Ele perdeu bastante do ar “felino” dos
antecessores e ganhou contornos mais arredondados e discretos. O perfil
ficou mais elegante e definitivamente refinado. A altura menor – com
1,46 metro – confere maior esportividade ao conjunto. Por dentro, a
Peugeot “limpou” o painel e reduziu drasticamente o número de botões,
concentrando as funções na tela sensível ao toque de nada menos que 9,7
polegadas, semelhante à do 208. O hatch médio também usa a configuração
de cluster de instrumentos visível por fora do aro do volante – com
direito a conta-giros com escala invertida.
Para tentar conquistar o exigente
consumidor europeu, a Peugeot investiu em itens de série para o 308.
Desde o mais básico, o hatch já vem com itens como ar-condicionado,
controle eletrônico de estabilidade e airbags frontais, laterais e de
cortina desde as versões mais baratas. Sob o capô, duas opções de motor a
gasolina, um novo 1.2 litro de três cilindros e 82 cv e o conhecido 1.6
litro turbo em variantes de 125 cv e 155 cv. Além deles, um 1.6 litro
diesel HDi com 92 cv ou 115 cv. Os mais fracos sempre com câmbio manual
de cinco marchas, enquanto os mais potentes com um manual de seis. Por
enquanto, nenhuma opção automática aparece na gama francesa. Os preços
na Europa começam nos 17.800 euros – equivalentes a cerca de R$ 54.200.
Não há previsão de lançamento da nova geração do 308 no Brasil, mercado
onde a geração anterior foi apresentada no início de 2012.
Primeiras impressões
Sotaque germânico
Sochaux/França – Logo
ao entrar no novo 308, é nítida a diferença em relação à geração
anterior. O volante pequeno chama atenção e permite um bom controle das
reações do carro graças à relação bem direta com as rodas. A posição de
dirigir é corretamente acertada e os mostradores posicionados por fora
do aro do volante – assim como o menor 208 – têm boa visualização. O
painel “clean” ainda ajuda na boa sensação de espaço interno.
As duas versões do motor THP de 1.6
litro, com 125 cv ou 155 cv cumprem bem a função de empurrar o hatch sem
dificuldades. No entanto, o 308 em sua forma “civil” tem um acerto mais
suave e se comporta melhor com uma tocada menos entusiasmada. Os
motores a gasolina têm funcionamento silencioso e permitem uma condução
fluida. Mesmo com um bom comportamento dinâmico em geral, ele não tem um
tempero propriamente esportivo. Mas, em diversos detalhes, a percepção
geral é de maior consistência em relação ao 308 anterior.
Já os diesel, também 1.6 litro, com 92
e 115 cv são até mais divertidos, graças ao torque de 23 kgfm na
variante mais fraca e 27 kgfm no mais forte. Disponível a baixas 1.750
rotações, o bom torque dos propulsores diesel ajuda a deixar o racional
308 bem mais descontraído e animado. Seja em perímetro urbano ou nas
pacatas estradinhas em torno de Souchaux, na França.
Ficha técnica
Peugeot 308 Allure THP 155
Motor: A gasolina,
dianteiro, transversal, 1.598 cm³, turbocompressor, quatro cilindros em
linha, quatro válvulas por cilindro. Injeção direta e acelerador
eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 155 cv a 6 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 8,0 segundos.
Velocidade máxima: 215 km/h.
Torque máximo: 24,0 kgfm a 1.400 rpm.
Diâmetro e curso: 77,0 mm x 85,8 mm. Taxa de compressão: 11,0:1.
Suspensão: Dianteira
independente do tipo McPherson, molas helicoidais, amortecedores
hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira por eixo de torção, com
molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.
Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 205/55 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Hatch em
monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,25 metros de
comprimento, 1,86 m de largura, 1,46 m de altura e 2,61 m de
entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.165 kg.
Capacidade do porta-malas: 470 litros.
Tanque de combustível: 53 litros.
Produção: Sochaux, França.
Lançamento mundial: 2013.
Itens de série:
Ar-condicionado bi-zona, vidros elétricos, travas elétricas,
retrovisores rebatíveis eletricamente, rádio MP3/USB/Bluetooth com tela
sensível ao toque de 9,7 polegadas, navegador com GPS, banco do
motorista com ajuste de altura, computador de bordo, direção elétrica,
freios ABS, controle de estabilidade, airbags frontais, laterais e de
cortina, regulagem de altura para o volante, controlador de velocidade
de cruzeiro, rodas de liga leve de 16 polegadas, freio de estacionamento
elétrico. Opcionais: Rodas de liga leve em 17 polegadas, alarme perimétrico, câmara de ré, monitor de ponto-cego, leitor de CD Player.
Preço na Europa: 25.400 euros, cerca de R$ 77.300.
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