Hoje reduzidos a poucas opções, os esportivos fabricados no Brasil
foram mais presentes nas décadas passadas. Devido a baixa demanda e alto
preço cobrado nestas versões, as montadoras praticamente deixaram de
produzir localmente os modelos do tipo. A partir daí, começaram a
investir em carros com visual agressivo, mas sem alterações mecânicas,
deixando órfãos os fãs dos esportivos de verdade. Confira nesta lista
alguns dos esportivos dos anos 2000 que deixaram saudades.
Fiat Stilo Abarth 2.4 20V
Diferente do que aconteceu com o Tipo e o Brava, que chegaram aqui
muitos anos após o lançamento na Europa, com o Stilo a Fiat foi mais
ágil e trouxe o modelo com apenas um ano de atraso. Além das versões 1.8
8V e 16V, a marca trouxe a esportiva Abarth, com visual discreto, mas
que escondia sob o capô o motor cinco cilindros 2.4 20V de 167 cv e
torque máximo de 22,8 kgfm. O desempenho era muito bom, com com
aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e máxima de 212 km/h.
Destaque para os oito airbags e controles de tração e estabilidade,
itens que eram raros no segmento.
Fiat Marea Turbo 2.0 20V Turbo
Vendida entre 1999 e 2007, a versão mais potente e equipada do Marea
estava disponível para o sedã e a perua. Equipado com motor 2.0 20V
sobrealimentado de 182 cv e 27 kgfm de torque máximo, o Marea Turbo foi
considerado um dos melhores nacionais e fazia bonito inclusive frente
aos importados da época. De acordo com a Fiat, acelerava de 0 a 100 km/h
em 7,4 segundos e chegava a 227 km/h de velocidade máxima.
Volkswagen Golf GTI 1.8 Turbo
Compartilhando a plataforma do “primo” Audi A3, o Golf ficou muito
mais refinado na quarta geração, que veio da Alemanha a partir de 1998 e
começou a ser produzida aqui no ano seguinte. Equipado com motor 1.8
20V turbo de 150 e 21,4 kgfm e posteriormente com 180 cv e 23,9 kgfm, o
atualizado GTI Turbo acelerava de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e
alcançava 227 km/h de velocidade máxima. Na reestilização de 2007,
passou a 193 cv quando abastecido com gasolina de alta octanagem.
Volkswagen Golf GTI 2.8 VR6
Exclusivo, ele teve apenas 99 unidades disponíveis somente no ano de
2003. Produzido em São José dos Pinhais (PR), o Golf VR6 usava o motor
2.8 V6 importado da Alemanha. Com potência de 204 cv e torque máximo de
27,5 kgfm, o esportivo era insuperável entre os hatches médios. Seu
visual se diferenciava pelas belas rodas aro 17″ e a carroceria duas
portas. Mas custava muito caro para a época, praticamente o dobro do
preço da versão GTI normal.
Chevrolet Astra GSi 2.0 16V
A Chevrolet resgatou a sigla GSi, usada nos anos 90 nas versões de
topo do Vectra e Corsa, e a aplicou na versão esportiva do Astra. Com
136 cv e torque máximo de 19,2 kgfm, este foi o Astra mais potente no
mercado nacional. Para se diferenciar do Astra Sport que tinha visual
esportivo e usava o mesmo motor 2.0 8V dos demais modelos da linha, a GM
optou pelo 2.0 16V que equipava as versões de topo da Zafira. Graças ao
peso menor, o Astra pôde desfrutar de desempenho mais interessante
nesta versão.
Audi A3 1.8 Turbo
O Audi A3 marcou o retorno da marca aos carros compactos, e começou a
ser produzido aqui em 1999. Graças ao belo design, construção
caprichada e ao bom motor 1.8 20V turbo, no início com 150 cv e a partir
de 2002 com opção de 180 cv (tinha o logotipo “T” vermelho na
traseira), ele se tornou um dos esportivos nacionais mais desejados, ao
lado de Golf GTI e Marea Turbo. Trazia câmbio manual de cinco marchas ou
automático Titronic com botões para trocas no volante.
Honda Civic Si 2.0
Versão mais potente do Civic vendida em nosso mercado, o Si esteve
presente de 2007 a 2011 e fazia a alegria dos entusiastas com seu
girador motor 2.0 16V aspirado de 192 cv a 7.800 rpm e torque de 19,2
kgfm a 6.100 rpm. Era o mesmo propulsor usado nos Si cupê e sedã
norte-americanos. O visual contava com rodas aro 17″, spoiler dianteiro,
saias laterais e aerofólio. No interior, bancos envolventes, pedaleiras
esportivas e iluminação dos instrumentos na cor vermelha. Com câmbio
manual de seis marchas e engates curtinhos, além da suspensão
enrijecida, chegava aos 100 km/h em 7,9 s.
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Disponível no(a):http://carplace.virgula.uol.com.br/
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