Francês assegurou título ainda na prova 1, ao terminar em terceiro e contar com o abandono de seu adversário mais próximo na tabela, Gabriele Tarquini
Yvan Muller se tornou neste domingo, em Suzuka, o primeiro
tetracampeão da história do WTCC (Mundial de Turismo), ao fechar, com
cinco provas de antecipação, a conta para garantir o título de 2013 da
categoria.
A conquista foi consumada na primeira bateria da rodada dupla japonesa, graças ao terceiro lugar no resultado final e ao abandono de seu concorrente mais próximo na tabela, o ex-F1 Gabriele Tarquini, da Honda, que deixou a disputa com problemas mecânicos, quando ocupava o quinto lugar.
O francês viveu um momento tenso na largada, quando ultrapassou por fora seu companheiro de RML Chevrolet, Tom Chilton, ao mesmo tempo em que perdia posição para o também ex-F1 Tiago Monteiro, parceiro de Tarquini no time oficial da montadora japonesa.
Mas o português acabou espalhando na última curva da primeira volta, recompondo-se em oitavo e permitindo que Muller subisse para terceiro, posto que ele manteve até a linha de chegada. A vitória foi do húngaro Norbert Michelisz – sua segunda na série -, da Zengo Honda, garantindo a festa da torcida local.
Completando 200 largadas no WTCC, Tom Coronel foi o vencedor da prova 2, após largar da segunda colocação no grid. O holandês da Roal protagonizou um duelo com outro competidor da BMW, o marroquino Mehdi Bennani, da Proteam, conseguindo a ultrapassagem com uma bela manobra na 17ª passagem, após surpreender o rival com um mergulho por dentro na curva 2.
Ao completar o pódio, em terceiro, Monteiro compensou um pouco da frustração vivida pela escuderia oficial da Honda na primeira bateria, já que o circuito de Suzuka pertence à fabricante. Tarquini cruzou logo atrás do colega lusitano, em quarto.
Ironicamente, os dois vitoriosos da corrida anterior, Muller e Michelisz, se tocaram logo na largada, provocando uma batida do recém-coroado tetracampeão no muro externo da reta principal. Já o magiar seguiu em frente, mas teve de sair de combate uma passagem depois, por conta de um furo de pneu ocasionado no incidente.
Passadas 20 etapas, Muller é o campeão antecipado com 360 pontos, contra 211 de Tarquini. A diferença entre os dois é de 149, restando “apenas” 110 em disputa. A 11ª e penúltima rodada dupla da temporada será realizada no dia 3 de novembro, no autódromo chinês de Xangai.
Primeira bateria – Suzuka (dez primeiros):
Segunda bateria – Suzuka (dez primeiros):
A conquista foi consumada na primeira bateria da rodada dupla japonesa, graças ao terceiro lugar no resultado final e ao abandono de seu concorrente mais próximo na tabela, o ex-F1 Gabriele Tarquini, da Honda, que deixou a disputa com problemas mecânicos, quando ocupava o quinto lugar.
O francês viveu um momento tenso na largada, quando ultrapassou por fora seu companheiro de RML Chevrolet, Tom Chilton, ao mesmo tempo em que perdia posição para o também ex-F1 Tiago Monteiro, parceiro de Tarquini no time oficial da montadora japonesa.
Mas o português acabou espalhando na última curva da primeira volta, recompondo-se em oitavo e permitindo que Muller subisse para terceiro, posto que ele manteve até a linha de chegada. A vitória foi do húngaro Norbert Michelisz – sua segunda na série -, da Zengo Honda, garantindo a festa da torcida local.
Completando 200 largadas no WTCC, Tom Coronel foi o vencedor da prova 2, após largar da segunda colocação no grid. O holandês da Roal protagonizou um duelo com outro competidor da BMW, o marroquino Mehdi Bennani, da Proteam, conseguindo a ultrapassagem com uma bela manobra na 17ª passagem, após surpreender o rival com um mergulho por dentro na curva 2.
Ao completar o pódio, em terceiro, Monteiro compensou um pouco da frustração vivida pela escuderia oficial da Honda na primeira bateria, já que o circuito de Suzuka pertence à fabricante. Tarquini cruzou logo atrás do colega lusitano, em quarto.
Ironicamente, os dois vitoriosos da corrida anterior, Muller e Michelisz, se tocaram logo na largada, provocando uma batida do recém-coroado tetracampeão no muro externo da reta principal. Já o magiar seguiu em frente, mas teve de sair de combate uma passagem depois, por conta de um furo de pneu ocasionado no incidente.
Passadas 20 etapas, Muller é o campeão antecipado com 360 pontos, contra 211 de Tarquini. A diferença entre os dois é de 149, restando “apenas” 110 em disputa. A 11ª e penúltima rodada dupla da temporada será realizada no dia 3 de novembro, no autódromo chinês de Xangai.
Primeira bateria – Suzuka (dez primeiros):
Pos. | Piloto (Nac./Equipe) | Tempo |
1º. | Norbert Michelisz (HUN/Zengo Honda) | 26 voltas em 23min58s613 |
2º. | Alex MacDowall (ING/Bamboo Chevrolet) | a 4s832 |
3º. | Yvan Muller (FRA/RML Chevrolet) | a 5s149 |
4º. | Tom Chilton (ING/RML Chevrolet) | a 5s422 |
5º. | James Nash (ING/Bamboo Chevrolet) | a 14s377 |
6º. | James Thompson (ING/Lada) | a 25s611 |
7º. | Robert Huff (ING/Munnich Seat) | a 25s786 |
8º. | Tom Coronel (HOL/Roal BMW) | a 25s940 |
9º. | Marc Basseng (ALE/Munnich Seat) | a 26s247 |
10º. | Fernando Monje (ESP/Campos Seat) | a 26s534 |
Pos. | Piloto (Nac./Equipe) | Tempo |
1º. | Tom Coronel (HOL/Roal BMW) | 26 voltas em 23min56s929 |
2º. | Mehdi Bennani (MAR/Proteam BMW) | a 2s259 |
3º. | Tiago Monteiro (POR/Honda) | a 9s935 |
4º. | Gabriele Tarquini (ITA/Honda) | a 10s732 |
5º. | James Nash (ING/Bamboo Chevrolet) | a 11s438 |
6º. | Tom Chilton (ING/RML Chevrolet) | a 11s802 |
7º. | Charles Ng (HKG/Engstler BMW) | a 13s762 |
8º. | Robert Huff (ING/Munnich Seat) | a 14s088 |
9º. | Marc Basseng (ALE/Munnich Seat) | a 23s300 |
10º. | Stefano D’Aste (ITA/PB BMW) | a 23s564 |
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