Os carros esportivos sempre tiveram seu desempenho diretamente associado ao tamanho de seus enormes motores. No entanto, a AMG, divisão esportiva da Mercedes-Benz, decidiu desafiar essa antiga lógica com o lançamento do A45.
O novo motor chega bem credenciado, entre outros fatores, pela impressionante potência específica de 180 cv por litro. O propulsor leva o A45 de zero a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente. A potência do motor é transferida para as quatro rodas do A45 AMG através de uma caixa automatizada de dupla embreagem com sete velocidades, equipada com o sistema 4Matic de tração integral.
O câmbio, inclusive, oferece três modos de condução: “C”, de eficiência controlada, “S”, de “sport”, e “M”, de manual. No primeiro, a transmissão trabalha sempre em regimes baixos e o sistema eletrônico procura dar o máximo de potência com a mínima rotação do motor. Já nos outros dois modos, o regime do propulsor não sofre interferência, o que reflete até mesmo no barulho emitido pelo carro. O “S” deixa a direção mais justa e prolonga as relações das marchas. No modo “M”, as trocas são feitas através de paddle-shifts posicionados atrás do volante.
Os números de consumo de combustível também impressionam, se comparados aos dados de desempenho. O Classe A “apimentado” faz 14,4 km/l, segundo a AMG. Os números são obtidos graças a um sistema que combina injeção e ignição múltiplas, através de injetores colocados no centro das quatro câmaras de combustão. Para manter o equilíbrio, o A45 AMG teve a suspensão retrabalhada e conta com barras estabilizadoras de maiores dimensões. O hatch está ligado ao solo por rodas de liga leve de 18 polegadas – pintadas em cinza com acabamento brilhoso –, calçadas com pneus 235/40. O sistema de freios de alta performance inclui discos internamente ventilados e perfurados nas quatro rodas.
As diferenças do A45 AMG para o Classe A não ficam restritas somente ao desempenho. Por fora, os para-choques têm desenho mais agressivo. A grade tem acabamento em preto, mas ostenta dois frisos cromados que tentam adicionar requinte para contemporizar com o aspecto “raivoso”. Lateralmente, destacam-se as cavidades das rodas, as pinças de freio pintadas de vermelho, as capas dos retrovisores em fibra de carbono e o spoiler traseiro. Por dentro, bancos esportivos da AMG, com enormes apoios laterais, além de diversos detalhes exclusivos da versão – sempre combinando a cor preta com toques em vermelho.
Os principais rivais do A45 AMG são os alemães BMW M135i, equipado com um 3.0 seis cilindros de 320 cv, e Audi RS3, movido por um 2.5 de cinco cilindros com 340 cv. O A45 AMG custa 48.700 euros na Alemanha, o equivalente a R$ 148.850.
Primeiras impressões
Cavalaria alemã
Roma/Itália – Basta girar a chave do A45 AMG para se sentir imediatamente imerso na mais absoluta esportividade. Não só pelo desempenho que espera por um toque no acelerador, mas pela forma como todo o ambiente recebe o motorista. Os bancos parecem feitos sob medida. Ao pisar no pedal da direita, o impulso do motor impressiona. Os 45,4 kgfm de torque aparecem já às 2.500 rpm e estão presentes até os 5 mil giros. A resposta aos estímulos é imediata, assim como a maneira como a velocidade sobe até que o contagiros alcance as 6.700 rotações, quando é regulada e fica mais contínua.
O som do motor é outro fator que contribui para a sensação de uma condução mais esportiva. A pressão, no entanto, não é sentida no volante, que se mantém sempre preciso. A divisão do torque entre as rodas dianteiras e traseiras não é perceptível, exceto em aceleração mais agressiva em curvas apertadas. Mas o equilíbrio do carro é elogiável e os controles eletrônicos raramente intervêm.
O teste começou na estrada, mas logo ao entrar em perímetro urbano, foi possível observar a operação do modo de “C”. Com ele, a curva de aceleração fica mais suave e o carro passa a ter um comportamento mais dócil, enquanto o motor opera em baixa rotação.
Quando se trata de estilo esportivo, o A45 AMG é irretocável. No entanto, deixa a desejar quando se espera utilizar o carro de maneira mais convencional, ou seja, no dia a dia na cidade. As vias irregulares se transformam em um tormento para o motorista. Graças à estrutura rígida e ao baixíssimo perfil dos pneus, qualquer imperfeição é sentida na cabine.
Ficha técnica
Mercedes-Benz A45 AMG
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.991 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Automatizada de dupla embreagem com sete velocidades à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle de tração.
Potência: 360 cv a 6 mil rpm.
Torque: 45,4 kgfm entre 2.500 e 5 mil rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,6 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h.
Diâmetro e curso: 83,0 mm x 92,0 mm. Taxa de compressão: 8,6:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo multilink com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo four-link com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
Pneus: 235/40 R18.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. ABS com EBD de série.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,29 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,32 m de altura e 2,70 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.480 kg.
Capacidade do porta-malas: 341 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: Kecskemét, Hungria.
Lançamento: 2013.
Itens de série: Airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista, controle de estabilidade e tração, sistema de detecção de fadiga, ABS, bancos de couro, start/stop, rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos esportivos, volante e manopla do câmbio em couro com costura vermelha, tapetes AMG, volante multifuncional, sistema de entretenimento com tela central de 5,8 polegadas, ar-condicionado automático, computador de bordo e cruise control.
Preço: 48.700 euros, o equivalente a R$ 148.850.
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