Recentemente a Mitsubishi enfrentou problemas nas baterias de dois modelos, o híbrido Outlander Plug-in e o elétrico i-Miev. Obviamente o contratempo causou problemas financeiros, porém somente agora a GS Yuasa empresa que comanda a joint-venture Lithium Energy Japan – grupo responsável por fabricar as baterias defeituosas -, juntamente com a Mitsubishi, anunciaram o valor: US$ 30 milhões (R$ 68 milhões), quantia anunciada no balanço do último quadrimestre como “perdas extraordinárias”.
Mesmo com o problema, a GS Yuasa anunciou investimentos da ordem de US$ 120 milhões (R$ 273 milhões) para ampliar a produção de baterias de íons de lítio nos próximos três anos.
Os defeitos fizeram com que a Mitsubishi interrompesse, em março, a produção dos dois carros, devido ao risco de acidentes. Foram relatados casos de baterias derretendo em um Outlander parado e um incêndio em um i-Miev que estava na fábrica da marca em Mizushima (Japão). Não houve pessoas feridas.
Após investigar as causas do acidente e a Lithium Energy Japan tomar providências para tornar as baterias seguras, a Mitsubishi não apenas retomou a produção dos carros em maio como dobrou a quantidade de Outlander híbridos produzidos, de forma a recuperar o tempo perdido com a pausa na fabricação.
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