Versatilidade é o grande trunfo do SUV de entrada da marca alemã. Simplicidade no acabamento interno é o ponto fraco do modelo.
A renovação de toda a linha de SUVs da BMW, aquela que recebe a nomenclatura X, é prevista desde o Salão de Xangai deste ano, quando o conceito X4 foi revelado oficialmente. Com vincos bem chamativos, é ele quem lança a tendência das próximas gerações de X1, X3, X5 e X6 que começam a aparecer a partir do ano que vem.
Por enquanto, a marca alemã mantém um bom posicionamento das vendas do seu utilitário esportivo de entrada de linhas já cansadas, o que aumenta as chances de o modelo ser produzido no país — já de cara nova.
Já o porta-malas comporta 420 litros, mas com os bancos traseiros rebatidos o volume pode chegar a 1.350 litros. Espaço que se traduz em carregar malas, compras, carrinho de bebê, entre outros objetos difíceis de transportar.
BMW X1 tem 420 litros de capacidade do porta-malas (Foto: Divulgação)
DesempenhoOutros modelos da marca dão muito mais “emoção” ao dirigir do que o X1, mas para a proposta familiar do carro, o motor 2.0 de 184 cavalos de potência máxima entre 5.000 rpm e 6.250 rpm e 27,5 kgfm de torque entre 1.250 rpm 4.500 rpm é mais do que satisfatório. Em condições ideais, o X1 chega a fazer a aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. A transmissão é automática de 8 velocidades.
Nas curvas, embora seja um SUV, o carro se comporta bem, assim como absorve bem os desníveis de solo, buracos e valetas.
BMW X1 tem acabamento simples para a linha, mas a ergonomia é boa (Foto: Divulgação)
ConfortoApesar de a ergonomia dos bancos ser confortável e o ajuste destes, fácil, o X1 já está bem ultrapassado internamente e carrega um acabamento muito simples para o porte que suas linhas ostentam. É o que mais desanima no carro. A quantidade de porta-objetos também deixa a desejar, limita-se a suporte para bebidas no console central e bolsos laterais nas portas dianteiras. Fica, então, apenas a boa impressão da posição elevada do banco, que ajuda muito nas manobras.
Conclusão
Versatilidade é o que define o BMW X1. Uma característica importante para quem tem família grande, leva filhos à escola e viaja bastante, mesmo que isso signifique abrir mão de requinte no acabamento interno. Esta versão testada, a 20i, é a intermediária, mas é a que traz o melhor custo-benefício, por ter um motor potente e a transmissão de 8 velocidades (a versão 18i tem transmissão de seis marchas e motor de 150 cv). É um carro urbano que, apesar de grande, facilita a vida.
BVersão 20i do BMW X1 é a que traz o melhor custo-benefício (Foto: Divulgação)
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