Sem Lorenzo e Pedrosa, espanhol da Honda reclama protagonismo na Alemanha e conquista sua segunda vitória na temporada; Crutchlow e Rossi completam pódio
A vitória não veio fácil. O espanhol da Honda perdeu terreno para Stefan Bradl e Valentino Rossi na largada e só chegou à liderança na quinta volta. Uma vez na frente, porém, desgarrou do resto do pelotão e fechou o percurso com 1s5 de folga para o segundo colocado Cal Crutchlow, da Tech 3. Rossi, que sustentou a vice-liderança durante boa parte do páreo, terminou em terceiro.
Com a vitória na Alemanha, Márquez soma agora 138 pontos no campeonato contra 136 de Pedrosa e 127 de Lorenzo, que não vai participar da corrida de Laguna Seca, na semana que vem. O desfalque do bicampeão praticamente abre caminho para um confronto direto entre as Hondas na luta pelo título.
A largada em Sachsenring foi realizada sob clima nublado, com temperatura do ar em 23º C. Para suportar o elevado desgaste dos pneus, especialmente na metade final da prova, os 21 pilotos no grid partiram com composto duro na frente e médio na traseira.
Na volta de abertura, Rossi assumiu a dianteira, enquanto Márquez e Crutchlow largaram mal e despencaram, respectivamente, para quarto e quinto. Ainda no fim do giro, Bradl, para o delírio da torcida, superou Rossi e tomou a liderança. Os dois eram acompanhados pela surpreendente CRT de Aleix Espargaró.
As próximas voltas continuaram bastante movimentadas. Márquez, em escalada de recuperação, se livrou de Espargaró na terceira passagem e encostou na dupla da frente. O espanhol deixaria Rossi para trás na quarta volta e Bradl na seguinte, abrindo caminho para a quarta vitória consecutiva no circuito alemão – o piloto da Honda venceu duas vezes na Saxônia pela Moto2 e uma pela 125cc.
Rossi ultrapassou Bradl na oitava volta, mas logo teve de resistir ao ataquede Crutchlow, impondo ritmo semelhante ao do italiano mesmo com um protótipo satélite. No 15º giro, após várias investidas, o inglês fez brilhante manobra por dentro na curva 11 e garantiu a vice-liderança.
A partir daí, as cinco posições se consolidaram com Márquez, Crutchlow, Rossi, Bradl e Álvaro Bautista, da Gresini. Novamente, Espargaró foi o melhor piloto entre as CRTs, emplacando um oitavo lugar e terminando à frente da Ducati oficial de Nicky Hayden.
Resultado final – Sachsenring:
Pos. | Piloto (Nac./Equipe) | Tempo |
1º. | Marc Márquez (ESP/Honda) | 30 voltas em 41min14s653 |
2º. | Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) | a 1s559 |
3º. | Valentino Rossi (ITA/Yamaha) | a 9s620 |
4º. | Stefan Bradl (ALE/LCR Honda) | a 13s992 |
5º. | Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) | a 21s775 |
6º. | Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) | a 25s080 |
7º. | Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) | a 30s027 |
8º. | Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART-Aprilia) | a 30s324 |
9º. | Nicky Hayden (EUA/Ducati) | a 45s355 |
10º. | Michele Pirro (ITA/Pramac Ducati) | a 47s142 |
11º. | Héctor Barberá (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) | a 47s824 |
12º. | Randy de Puniet (FRA/Aspar ART-Aprilia) | a 48s523 |
13º. | Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki) | a 54s428 |
14º. | Danilo Petrucci (ITA/Ioda Suter-BMW) | a 1min00s323 |
15º. | Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) | a 1min05s530 |
16º. | Michael Laverty (IRN/Paul Bird PBM-Aprilia) | a 1min09s153 |
17º. | Hiroshi Aoyama (JAP/Avintia FTR-Kawasaki) | a 1min15s601 |
18º. | Karel Abraham (TCH/Cardion Ducati) | a 1min19s683 |
19º. | Lukás Pesek (TCH/Ioda Suter-BMW) | a 1 volta |
Abandonaram: | ||
Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) | na 27ª volta | |
Yonny Hernández (VEN/Paul Bird Aprilia) | na 1ª volta |
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