Instituto de segurança estadunidense alerta para a importância do parachoque traseiro em veículos de carga
Para comprovar a necessidade desse equipamento, o IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), instituto dos EUA que busca diminuir os acidentes nas estradas do país, realizou um teste que simula esse tipo de colisão.
O vídeo, divulgado pelo IIHS, retrata a simulação e mostra como o motorista e os passageiros de um modelo de médio porte ficam vulneráveis nesse tipo de acidente. Nos Estados Unidos, a regulamentação federal exige que seja instalado o parachoque traseiro nos reboques. A intenção, com as imagens fortes do vídeo, é que a fiscalização seja reforçada.
No Brasil
Por aqui, os veículos de carga devem seguir a resolução de Denatran, de 29 de outubro de 2003. Ela estabelece que os automóveis com peso superior a 4.600 quilogramas, fabricados no país, importados ou encarroçados a partir de 1º de julho de 2004 devem obedecer a especificações determinadas. O parachoque traseiro, obrigatório, deve ter comprimento horizontal igual à largura da carroçaria ou à distância entre as bordas externas do aro das rodas. O limite de ultrapassagem é de dez centímetros em cada lado. Quanto à altura, o equipamento não pode estar a mais de quarenta centímetros do chão. Também é importante que o parachoque não prejudique a visualização da placa de identificação do veículo e dos sinais de luminosidade.
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário