Com a proximidade do lançamento, previsto para outubro, o novo compacto da Volkswagen começa a rodar mais desinibido. É o que revela esse flagra exclusivo feito por nosso repórter-espião Diogo Dias, que registrou melhores imagens do Up! nacional até então. Uma das unidades fotografadas já estava até emplacada, enquanto a outra ainda usava as placas verdes de teste.
Olhando atentamente as fotos, percebe-se que os carros já são os fabricados em Taubaté (SP). É possível notar, por exemplo, algumas modificações que o modelo brasileiro recebeu em relação à versão europeia, como a tampa traseira de aço (lá fora ela é totalmente de vidro) e as janelas traseiras convencionais que abrem para baixo (em oposição às janelas basculantes do Up! original). A principal mudança no projeto, porém, está no tamanho do carro. Fala-se nos corredores da fábrica que engenharia brasileira alongou em cerca de 20 cm o comprimento do compacto, contadas mudanças na distância entre-eixos e no balanço traseiro.
O crescimento na carroceria se faz necessário porque por aqui o Up! será o único carro de muitas famílias, enquanto na Europa ele serve aos jovens ou como segundo carro da casa. No Brasil o hatch foi homologado para cinco ocupantes, com direito até ao terceiro encosto de cabeça no banco traseiro. As alterações no projeto incluíram o reposicionamento do tanque de combustível (tanto que a posição do bocal difere do modelo europeu) e rearranjo do banco traseiro. No fim, a capacidade do porta-malas deverá ser ampliada em cerca de 30 litros, chegando a totais 280 l.
Em termos de componentes e materiais, o Up! brasileiro seguirá a cartilha de baixo custo, mesclando soluções trazidas do projeto original com algumas “novidades” introduzidas aqui. Os bancos dianteiros, por exemplo, serão inteiriços como no carro europeu (com apoio de cabeça unido ao encosto, para baratear a produção), enquanto as saídas de ar centrais serão emprestadas do Fox e as laterais virão do Gol. Outro item aproveitado do Gol será o sistema de som. Por fim, o painel não terá acabamento na cor da carroceria, como acontece na Europa, e sim será mais simples (em tom cinza), como no irmão de projeto Skoda Citygo. Em um dos carros flagrados nota-se a presença de um aparelho de GPS com suporte integrado ao painel, item que deverá ser oferecido como opcional ou acessório.
A maior atração mecânica do Up! já foi revelada pelo recém-lançado Fox Bluemotion: trata-se do novo motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas da família EA211, que rende 75/82 cv de potência e torque de 9,7/10,4 kgfm (gasolina e etanol, respetivamente). A julgar pela significativa melhora do Fox em desempenho e consumo na comparação com a versão 1.0 TEC de quatro cilindros, o Up! (mais leve) tem tudo para conseguir resultados animadores. Os pneus serão Goodyear GPS Duraplus de baixa resistência à rodagem, nas medidas 175/70 R14, os mesmos usados nas versões Bluemotion de outros VW. Um dos exemplares flagrados já usava, inclusive, as calotas definitivas.
O Up! brasileiro deverá estrear primeiramente na versão quatro portas, mas o desenvolvimento do modelo duas portas também está nos finalmentes: segundo fontes internas da VW, as janelas laterais traseiras serão maiores que no carro europeu, para ampliar a sensação de espaço – um pedido dos clientes entrevistados numa clínica de produto do carro. Com a missão de substituir o velho Gol G4 como carro de entrada da VW por aqui, o Up! deverá ter preço inicial na faixa dos R$ 27 mil – aquele famoso R$ 26.990, sabe?
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